Jogos escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) : conformações históricas de um evento esportivo escolar (1970-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Valente de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263214
Resumo: Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) são um evento esportivo que congrega estudantes de escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul. O evento é promovido anualmente pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) e executado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com as prefeituras dos municípios sul-rio-grandenses e com a comunidade escolar. A primeira edição dos JERGS ocorreu no ano de 1970, junto à Assessoria Técnica do Departamento de Educação Física e Desportos (DED), setor da Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do Sul (SEC). Diante desse cenário, esta tese de doutorado tem por objetivo compreender as conformações históricas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul no período de 1970 a 2019. O recorte temporal inicial deste estudo tem início em 1970 em razão de este representar o ano em o evento foi implementado no estado do Rio Grande do Sul. Já o recorte temporal final é o ano de 2019, período que antecede a ocorrência de expressivas modificações no formato e na estruturação do evento devido à pandemia mundial de COVID-19. Ademais, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de viés histórico-cultural, situado no campo de investigação da História do Esporte. O referencial teórico-metodológico que sustenta a realização desta investigação é a História Cultural, a partir das noções de representações culturais, práticas culturais e memória esportiva, assim como a História Oral, enquanto uma metodologia de composição de fontes históricas. A coleta e produção das informações ocorreram por meio de fontes documentais e fontes digitais que apresentam indícios históricos sobre os JERGS e eventos esportivos escolares relacionados, bem como fontes orais produzidas por entrevistas de História Oral realizadas com estudantes/atletas, professores(as)/treinadores(as) e coordenadores(as)/dirigentes que participaram dos JERGS ao longo de suas edições. As fontes coletadas foram submetidas às técnicas de Análise Documental e Análise Temática de Conteúdo. Evidenciamos que, durante as primeiras iniciativas para criação e implementação dos JERGS, o Brasil perpassava pelo período político da Ditadura Militar (1964-1985). No cenário educacional e esportivo, esta época foi marcada pela valorização da prática do esporte de competição e de representações culturais do esporte-rendimento. Muitas das representações deste período foram potencializadas e se estenderam às instituições de ensino formal, assim como a outros campos da sociedade brasileira. Na Educação Física escolar, as concepções político-ideológicas inerentes ao militarismo refletiram diretamente nos jogos escolares, os quais foram criados sob os moldes do esporte de alto rendimento. Ao buscar construir uma versão verossímil sobre uma história esportiva dos JERGS, evidenciamos que os significados atribuídos ao evento e ao esporte por ele desenvolvido ao longo dos anos constituíram-se como fator preponderante em suas conformações históricas, bem como na construção de uma identidade cultural produzida em torno da comunidade escolar e não escolar do Rio Grande do Sul.
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O recorte temporal inicial deste estudo tem início em 1970 em razão de este representar o ano em o evento foi implementado no estado do Rio Grande do Sul. Já o recorte temporal final é o ano de 2019, período que antecede a ocorrência de expressivas modificações no formato e na estruturação do evento devido à pandemia mundial de COVID-19. Ademais, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de viés histórico-cultural, situado no campo de investigação da História do Esporte. O referencial teórico-metodológico que sustenta a realização desta investigação é a História Cultural, a partir das noções de representações culturais, práticas culturais e memória esportiva, assim como a História Oral, enquanto uma metodologia de composição de fontes históricas. A coleta e produção das informações ocorreram por meio de fontes documentais e fontes digitais que apresentam indícios históricos sobre os JERGS e eventos esportivos escolares relacionados, bem como fontes orais produzidas por entrevistas de História Oral realizadas com estudantes/atletas, professores(as)/treinadores(as) e coordenadores(as)/dirigentes que participaram dos JERGS ao longo de suas edições. As fontes coletadas foram submetidas às técnicas de Análise Documental e Análise Temática de Conteúdo. Evidenciamos que, durante as primeiras iniciativas para criação e implementação dos JERGS, o Brasil perpassava pelo período político da Ditadura Militar (1964-1985). No cenário educacional e esportivo, esta época foi marcada pela valorização da prática do esporte de competição e de representações culturais do esporte-rendimento. Muitas das representações deste período foram potencializadas e se estenderam às instituições de ensino formal, assim como a outros campos da sociedade brasileira. Na Educação Física escolar, as concepções político-ideológicas inerentes ao militarismo refletiram diretamente nos jogos escolares, os quais foram criados sob os moldes do esporte de alto rendimento. Ao buscar construir uma versão verossímil sobre uma história esportiva dos JERGS, evidenciamos que os significados atribuídos ao evento e ao esporte por ele desenvolvido ao longo dos anos constituíram-se como fator preponderante em suas conformações históricas, bem como na construção de uma identidade cultural produzida em torno da comunidade escolar e não escolar do Rio Grande do Sul.Rio Grande do Sul School Games (JERGS) are a sporting event that brings together students from public schools in the state of Rio Grande do Sul. The event is promoted annually by the Department of Education of Rio Grande do Sul (SEDUC) and carried out by the Regional Education Coordinations (CRE), in partnership with the City Halls of the municipalities of Rio Grande do Sul and with the school community. The first JERGS edition took place in 1970, along with the Technical Assistance of the Department of Physical Education and Sports (DED), sector of the Secretary of Education and Culture of Rio Grande do Sul (SEC). Given this context, this dissertation aims to understand the historical conformations of the Rio Grande do Sul School Games from 1970 to 2019. The initial time frame of this study begins in 1970 because it represents the year the event was implemented in the state of Rio Grande do Sul. The final time frame is the year 2019, a period that precedes the occurrence of significant changes in the format and structure of the event due to the global pandemic of COVID-19. Moreover, this research is characterized as a study of historical-cultural bias, located in the field of investigation of the History of Sport. The theoretical-methodological framework that sustains this investigation is Cultural History, based on notions of cultural representations, cultural practices and sports memory, as well as Oral History, as a methodology for composing historical sources. The collection and production of information occurred through documentary sources and digital sources that present historical evidence about JERGS and related school sporting events, as well as oral sources produced by Oral History interviews carried out with students/athletes, teachers/coaches and coordinators/managers who participated in JERGS throughout its editions. The collected sources were subjected to Document Analysis and Thematic Content Analysis techniques. We concluded that, during the first initiatives for the creation and implementation of JERGS, Brazil was going through the political period of the Military Dictatorship (1964-1985). In the educational and sports scenario, this era was marked by the appreciation of the practice of competitive sports and cultural representations of sport-performance. Many of the representations of this period were enhanced and extended to formal education institutions, as well as to other fields of Brazilian society. In school Physical Education, the politicalideological conceptions inherent to militarism reflected directly in school games, which were created under the mold of high-performance sports. While seeking to construct a verisimilar version of the sports history of JERGS, we realized that the meanings attributed to the event and the sport developed by it over the years constituted a preponderant factor in its historical conformations, as well as in the construction of a cultural identity produced around the school and non-school community of Rio Grande do Sul.application/pdfporEducação física escolarCompetições esportivasHistória do esporteMemóriaSchool physical educationSports historySports memoryJogos escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) : conformações históricas de um evento esportivo escolar (1970-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174088.pdf.txt001174088.pdf.txtExtracted Texttext/plain634091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263214/2/001174088.pdf.txt9c65602d22741cc36bae2515c1d46524MD52ORIGINAL001174088.pdfTexto completoapplication/pdf5552767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263214/1/001174088.pdf19b71baa72b97a9d4a97e65915790f4cMD5110183/2632142023-08-06 03:44:28.534931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-06T06:44:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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