"Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, William Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147623
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” realizado junto a um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Plácido de Castro, na cidade de Sapucaia do Sul/RS. O Projeto desenvolvido durante os meses de junho a dezembro do ano de 2014 foi estruturado em duas etapas. A primeira delas ofereceu oficinas aos alunos participantes que proporcionaram maior aproximação dos sujeitos às questões teatrais – como linguagem, teoria e conceitos – além de promover o seu acesso a espetáculos, ou seja, a ida deles ao Teatro. Num segundo momento, esses estudantes assumiram o papel de orientadores em oficinas dirigidas a moradores do bairro, expandindo, desse modo, o conhecimento em relação ao Teatro e, por sua vez, ocupando o lugar de mediadores teatrais. Intencionou-se averiguar quais são as peculiaridades de um processo de formação de espectadores mediado por jovens estudantes e de que modo ocupar o papel de mediadores pode contribuir para as suas formações enquanto observadores da cena e sujeitos autônomos. A partir de práticas desenvolvidas pelos próprios estudantes e dirigidas para pessoas com pouco conhecimento em Teatro – em um aprendizado compartilhado que levou em conta o fazer e a apreciação teatral – pretendeu-se instrumentalizar e sensibilizar os jovens a fim de estimular a sua participação ativa no acontecimento teatral. Neste texto, as ações realizadas ao longo das etapas do Projeto são apresentadas, descritas e analisadas. A trajetória docente do pesquisador também faz parte da escrita, evidenciando referenciais e metodologias que se fizeram presentes ao longo da pesquisa. Tendo como principais referências os estudos de Flávio Desgranges a respeito das práticas necessárias a uma pedagogia do espectador, a noção de espectador emancipado de Jacques Rancière e sua visão sobre os processos educativos possíveis no intercâmbio de saberes entre sujeitos do conhecimento, e as notas de Jorge Larrosa sobre o saber que advém da experiência, este trabalho descreve a experiência expandida vivida no Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” como forma de contribuir para propostas desse tipo e, sobretudo, para a reflexão teórica e prática a respeito da mediação teatral e da formação de espectadores em âmbito escolar e comunitário.
id URGS_b0fe3781de61365580d682dffbc8d5d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147623
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Molina, William FernandesMassa, Clovis Dias2016-08-25T02:16:15Z2016http://hdl.handle.net/10183/147623001000008Este trabalho tem como objeto de estudo o Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” realizado junto a um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Plácido de Castro, na cidade de Sapucaia do Sul/RS. O Projeto desenvolvido durante os meses de junho a dezembro do ano de 2014 foi estruturado em duas etapas. A primeira delas ofereceu oficinas aos alunos participantes que proporcionaram maior aproximação dos sujeitos às questões teatrais – como linguagem, teoria e conceitos – além de promover o seu acesso a espetáculos, ou seja, a ida deles ao Teatro. Num segundo momento, esses estudantes assumiram o papel de orientadores em oficinas dirigidas a moradores do bairro, expandindo, desse modo, o conhecimento em relação ao Teatro e, por sua vez, ocupando o lugar de mediadores teatrais. Intencionou-se averiguar quais são as peculiaridades de um processo de formação de espectadores mediado por jovens estudantes e de que modo ocupar o papel de mediadores pode contribuir para as suas formações enquanto observadores da cena e sujeitos autônomos. A partir de práticas desenvolvidas pelos próprios estudantes e dirigidas para pessoas com pouco conhecimento em Teatro – em um aprendizado compartilhado que levou em conta o fazer e a apreciação teatral – pretendeu-se instrumentalizar e sensibilizar os jovens a fim de estimular a sua participação ativa no acontecimento teatral. Neste texto, as ações realizadas ao longo das etapas do Projeto são apresentadas, descritas e analisadas. A trajetória docente do pesquisador também faz parte da escrita, evidenciando referenciais e metodologias que se fizeram presentes ao longo da pesquisa. Tendo como principais referências os estudos de Flávio Desgranges a respeito das práticas necessárias a uma pedagogia do espectador, a noção de espectador emancipado de Jacques Rancière e sua visão sobre os processos educativos possíveis no intercâmbio de saberes entre sujeitos do conhecimento, e as notas de Jorge Larrosa sobre o saber que advém da experiência, este trabalho descreve a experiência expandida vivida no Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” como forma de contribuir para propostas desse tipo e, sobretudo, para a reflexão teórica e prática a respeito da mediação teatral e da formação de espectadores em âmbito escolar e comunitário.This work sets out to study the Project “Young Mediators for New Spectators”, developed along with a group of students from Escola Municipal de Ensino Fundamental José Plácido de Castro, a primary school located in the municipality of Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. The Project, which was carried out between the months of June and December of 2014, featured two stages. The first consisted of workshops geared towards students, which brought them closer to Theater language, theory and concepts. It also promoted their access to spectacles, through the attendance of several plays. Later, the students took over the role of advisors in workshops offered to the community, hence expanding their knowledge of Theater and becoming mediators themselves. The present study seeks to examine the peculiarities of the process of forming spectators mediated by young students, and also how occupying the role of mediators can contribute to their formation as scene observers and autonomous subjects. Through practices devised by the students, geared towards people with little or no knowledge of Theater, the project aimed to equip and sensitize the youngsters in order to stimulate their active participation in the theatrical event. In this text, the actions developed along the stages of the Project are presented, described and then analyzed. The teaching trajectory of the researcher also permeates the writing, which gives evidence of the references and methodologies presented throughout this research. It draws upon the studies of Flávio Desgranges regarding the necessary practices for a pedagogy of the spectator, the notion of the emancipated spectator of Jacques Rancière and his viewpoint about the possible education processes in the exchange of knowledge between subjects, and Jorge Larrosa's notes about the knowledge that stems from experience. This work describes the expanded experience shared in the Project “Young Mediators for New Spectators” as a way of contributing to proposals of this kind, and above all, to the theoretical reflexion and practice regarding theatrical mediation and the formation of spectators at the school and community level.application/pdfporTeatroMediaçãoEnsino fundamentalFormação de espectadoresTheaterMediationFormation of spectatorsElementary school"Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000008.pdf001000008.pdfTexto completoapplication/pdf14417269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147623/1/001000008.pdfcbba26cfc3544a48c31f9907981ab9acMD51TEXT001000008.pdf.txt001000008.pdf.txtExtracted Texttext/plain406005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147623/2/001000008.pdf.txt46892c5d868d4b405aa8b8858d486719MD52THUMBNAIL001000008.pdf.jpg001000008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147623/3/001000008.pdf.jpg123144353fdd6a0d462f2e53efede905MD5310183/1476232018-10-29 08:39:43.575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:39:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
title "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
spellingShingle "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
Molina, William Fernandes
Teatro
Mediação
Ensino fundamental
Formação de espectadores
Theater
Mediation
Formation of spectators
Elementary school
title_short "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
title_full "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
title_fullStr "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
title_full_unstemmed "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
title_sort "Jovens formadores para novos espectadores" : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação
author Molina, William Fernandes
author_facet Molina, William Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, William Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massa, Clovis Dias
contributor_str_mv Massa, Clovis Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Mediação
Ensino fundamental
Formação de espectadores
topic Teatro
Mediação
Ensino fundamental
Formação de espectadores
Theater
Mediation
Formation of spectators
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Mediation
Formation of spectators
Elementary school
description Este trabalho tem como objeto de estudo o Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” realizado junto a um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Plácido de Castro, na cidade de Sapucaia do Sul/RS. O Projeto desenvolvido durante os meses de junho a dezembro do ano de 2014 foi estruturado em duas etapas. A primeira delas ofereceu oficinas aos alunos participantes que proporcionaram maior aproximação dos sujeitos às questões teatrais – como linguagem, teoria e conceitos – além de promover o seu acesso a espetáculos, ou seja, a ida deles ao Teatro. Num segundo momento, esses estudantes assumiram o papel de orientadores em oficinas dirigidas a moradores do bairro, expandindo, desse modo, o conhecimento em relação ao Teatro e, por sua vez, ocupando o lugar de mediadores teatrais. Intencionou-se averiguar quais são as peculiaridades de um processo de formação de espectadores mediado por jovens estudantes e de que modo ocupar o papel de mediadores pode contribuir para as suas formações enquanto observadores da cena e sujeitos autônomos. A partir de práticas desenvolvidas pelos próprios estudantes e dirigidas para pessoas com pouco conhecimento em Teatro – em um aprendizado compartilhado que levou em conta o fazer e a apreciação teatral – pretendeu-se instrumentalizar e sensibilizar os jovens a fim de estimular a sua participação ativa no acontecimento teatral. Neste texto, as ações realizadas ao longo das etapas do Projeto são apresentadas, descritas e analisadas. A trajetória docente do pesquisador também faz parte da escrita, evidenciando referenciais e metodologias que se fizeram presentes ao longo da pesquisa. Tendo como principais referências os estudos de Flávio Desgranges a respeito das práticas necessárias a uma pedagogia do espectador, a noção de espectador emancipado de Jacques Rancière e sua visão sobre os processos educativos possíveis no intercâmbio de saberes entre sujeitos do conhecimento, e as notas de Jorge Larrosa sobre o saber que advém da experiência, este trabalho descreve a experiência expandida vivida no Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” como forma de contribuir para propostas desse tipo e, sobretudo, para a reflexão teórica e prática a respeito da mediação teatral e da formação de espectadores em âmbito escolar e comunitário.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-25T02:16:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147623
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000008
url http://hdl.handle.net/10183/147623
identifier_str_mv 001000008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147623/1/001000008.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147623/2/001000008.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147623/3/001000008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbba26cfc3544a48c31f9907981ab9ac
46892c5d868d4b405aa8b8858d486719
123144353fdd6a0d462f2e53efede905
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309092280958976