Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Karliuza Fonseca
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8955
Resumo: Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática.
id URGS_b165271613409c86c9141f17445a1222
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8955
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bitencourt, Karliuza FonsecaLópez Bello, Samuel Edmundo2007-06-06T19:20:30Z2007http://hdl.handle.net/10183/8955000591807Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática.This study discusses the possibility of professional qualification of Mathematics teachers through the analysis of their teaching action. The study also analyzes the relationships between the actions of Mathematics teachers when exercising the pedagogical practice of projects in the educational system and how those actions contribute towards the (re)signification of the teaching practice, thus enabling the professional qualification. As a perspective in data analysis, the importance of the teachers education for the constitution of Mathematics educators has also been considered, as well as possible implications of this education in the pedagogical practice, and the integration of didactical, pedagogical knowledge in the teaching action as a factor for the qualification of Mathematics teachers.application/pdfporProfessorMatemáticaQualificação profissionalPrática pedagógicaPedagogiaProjetoPedagogical practiceTeaching actionReflection on actionProfessional education and qualificationEducação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000591807.pdf000591807.pdfTexto completoapplication/pdf3586953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/1/000591807.pdf0df282126f7807e9d38cfde5f76618aeMD51TEXT000591807.pdf.txt000591807.pdf.txtExtracted Texttext/plain367187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/2/000591807.pdf.txtea055a57eb054e62314430c4c8ecabf0MD52THUMBNAIL000591807.pdf.jpg000591807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/3/000591807.pdf.jpgb5137f43c03f37c4de398392b67c1005MD5310183/89552018-10-08 08:02:18.953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
title Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
spellingShingle Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
Bitencourt, Karliuza Fonseca
Professor
Matemática
Qualificação profissional
Prática pedagógica
Pedagogia
Projeto
Pedagogical practice
Teaching action
Reflection on action
Professional education and qualification
title_short Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
title_full Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
title_fullStr Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
title_full_unstemmed Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
title_sort Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
author Bitencourt, Karliuza Fonseca
author_facet Bitencourt, Karliuza Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Karliuza Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Matemática
Qualificação profissional
Prática pedagógica
Pedagogia
Projeto
topic Professor
Matemática
Qualificação profissional
Prática pedagógica
Pedagogia
Projeto
Pedagogical practice
Teaching action
Reflection on action
Professional education and qualification
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical practice
Teaching action
Reflection on action
Professional education and qualification
description Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:20:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8955
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000591807
url http://hdl.handle.net/10183/8955
identifier_str_mv 000591807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/1/000591807.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/2/000591807.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/3/000591807.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0df282126f7807e9d38cfde5f76618ae
ea055a57eb054e62314430c4c8ecabf0
b5137f43c03f37c4de398392b67c1005
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736788829437952