Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8955 |
Resumo: | Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática. |
id |
URGS_b165271613409c86c9141f17445a1222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8955 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bitencourt, Karliuza FonsecaLópez Bello, Samuel Edmundo2007-06-06T19:20:30Z2007http://hdl.handle.net/10183/8955000591807Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática.This study discusses the possibility of professional qualification of Mathematics teachers through the analysis of their teaching action. The study also analyzes the relationships between the actions of Mathematics teachers when exercising the pedagogical practice of projects in the educational system and how those actions contribute towards the (re)signification of the teaching practice, thus enabling the professional qualification. As a perspective in data analysis, the importance of the teachers education for the constitution of Mathematics educators has also been considered, as well as possible implications of this education in the pedagogical practice, and the integration of didactical, pedagogical knowledge in the teaching action as a factor for the qualification of Mathematics teachers.application/pdfporProfessorMatemáticaQualificação profissionalPrática pedagógicaPedagogiaProjetoPedagogical practiceTeaching actionReflection on actionProfessional education and qualificationEducação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000591807.pdf000591807.pdfTexto completoapplication/pdf3586953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/1/000591807.pdf0df282126f7807e9d38cfde5f76618aeMD51TEXT000591807.pdf.txt000591807.pdf.txtExtracted Texttext/plain367187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/2/000591807.pdf.txtea055a57eb054e62314430c4c8ecabf0MD52THUMBNAIL000591807.pdf.jpg000591807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/3/000591807.pdf.jpgb5137f43c03f37c4de398392b67c1005MD5310183/89552018-10-08 08:02:18.953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
title |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
spellingShingle |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar Bitencourt, Karliuza Fonseca Professor Matemática Qualificação profissional Prática pedagógica Pedagogia Projeto Pedagogical practice Teaching action Reflection on action Professional education and qualification |
title_short |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
title_full |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
title_fullStr |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
title_sort |
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar |
author |
Bitencourt, Karliuza Fonseca |
author_facet |
Bitencourt, Karliuza Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Karliuza Fonseca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
contributor_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Matemática Qualificação profissional Prática pedagógica Pedagogia Projeto |
topic |
Professor Matemática Qualificação profissional Prática pedagógica Pedagogia Projeto Pedagogical practice Teaching action Reflection on action Professional education and qualification |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical practice Teaching action Reflection on action Professional education and qualification |
description |
Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:20:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8955 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000591807 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8955 |
identifier_str_mv |
000591807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/1/000591807.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/2/000591807.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8955/3/000591807.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0df282126f7807e9d38cfde5f76618ae ea055a57eb054e62314430c4c8ecabf0 b5137f43c03f37c4de398392b67c1005 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736788829437952 |