Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5581 |
Resumo: | Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos - como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio. As tecnologias foram utilizadas na sala de informática, onde era possível a interação do aluno com a simulação. Para tanto, produzimos um hipertexto sobre os conteúdos de Física Térmica abordados, incluindo muitas figuras, animações e vídeos. Este trabalho teve como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aprendiz. Uma experiência didática foi realizada com o material produzido, envolvendo os alunos do segundo ano da Escola Estadual André Leão Puente, sendo que destes, 58 alunos – grupo experimental - foram submetidos às atividades complementares e os demais, 53 alunos – grupo de controle – foram submetidos somente ao método tradicional. Os resultados mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle. A motivação para aprender, gerada pelas atividades complementares, e constatada por um questionário de avaliação, pode ter sido fundamental para atingir esses resultados. O hipertexto produzido e um teste para avaliação dos conhecimentos de Física Térmica estão incluídos no CD-rom, que integra esta dissertação, e poderá ser utilizado livremente por professores e alunos. |
id |
URGS_b246ba8c18aa8f55a0e02519617bd1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5581 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gonçalves, Leila de JesusVeit, Eliane AngelaSilveira, Fernando Lang da2007-06-06T18:48:23Z2005http://hdl.handle.net/10183/5581000472616Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos - como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio. As tecnologias foram utilizadas na sala de informática, onde era possível a interação do aluno com a simulação. Para tanto, produzimos um hipertexto sobre os conteúdos de Física Térmica abordados, incluindo muitas figuras, animações e vídeos. Este trabalho teve como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aprendiz. Uma experiência didática foi realizada com o material produzido, envolvendo os alunos do segundo ano da Escola Estadual André Leão Puente, sendo que destes, 58 alunos – grupo experimental - foram submetidos às atividades complementares e os demais, 53 alunos – grupo de controle – foram submetidos somente ao método tradicional. Os resultados mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle. A motivação para aprender, gerada pelas atividades complementares, e constatada por um questionário de avaliação, pode ter sido fundamental para atingir esses resultados. O hipertexto produzido e um teste para avaliação dos conhecimentos de Física Térmica estão incluídos no CD-rom, que integra esta dissertação, e poderá ser utilizado livremente por professores e alunos.application/pdfporEnsino de físicaFísicaUso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000472616.pdf000472616.pdfTexto completoapplication/pdf1191881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/1/000472616.pdfd9c24fe257fca41d4f6a0ad50e5f65e5MD51TEXT000472616.pdf.txt000472616.pdf.txtExtracted Texttext/plain162529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/2/000472616.pdf.txt5e5ba8d60629a8d4c581b9d51e9fd145MD52THUMBNAIL000472616.pdf.jpg000472616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/3/000472616.pdf.jpga35bb1e1fec13ad11fb54a7ad5444224MD5310183/55812023-12-16 04:26:24.618582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-16T06:26:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
title |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
spellingShingle |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio Gonçalves, Leila de Jesus Ensino de física Física |
title_short |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
title_full |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
title_fullStr |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
title_sort |
Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio |
author |
Gonçalves, Leila de Jesus |
author_facet |
Gonçalves, Leila de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Leila de Jesus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veit, Eliane Angela |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silveira, Fernando Lang da |
contributor_str_mv |
Veit, Eliane Angela Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Física |
topic |
Ensino de física Física |
description |
Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos - como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio. As tecnologias foram utilizadas na sala de informática, onde era possível a interação do aluno com a simulação. Para tanto, produzimos um hipertexto sobre os conteúdos de Física Térmica abordados, incluindo muitas figuras, animações e vídeos. Este trabalho teve como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aprendiz. Uma experiência didática foi realizada com o material produzido, envolvendo os alunos do segundo ano da Escola Estadual André Leão Puente, sendo que destes, 58 alunos – grupo experimental - foram submetidos às atividades complementares e os demais, 53 alunos – grupo de controle – foram submetidos somente ao método tradicional. Os resultados mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle. A motivação para aprender, gerada pelas atividades complementares, e constatada por um questionário de avaliação, pode ter sido fundamental para atingir esses resultados. O hipertexto produzido e um teste para avaliação dos conhecimentos de Física Térmica estão incluídos no CD-rom, que integra esta dissertação, e poderá ser utilizado livremente por professores e alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:48:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5581 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000472616 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5581 |
identifier_str_mv |
000472616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/1/000472616.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/2/000472616.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/3/000472616.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9c24fe257fca41d4f6a0ad50e5f65e5 5e5ba8d60629a8d4c581b9d51e9fd145 a35bb1e1fec13ad11fb54a7ad5444224 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085055677071360 |