Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Leila de Jesus
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5581
Resumo: Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos - como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio. As tecnologias foram utilizadas na sala de informática, onde era possível a interação do aluno com a simulação. Para tanto, produzimos um hipertexto sobre os conteúdos de Física Térmica abordados, incluindo muitas figuras, animações e vídeos. Este trabalho teve como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aprendiz. Uma experiência didática foi realizada com o material produzido, envolvendo os alunos do segundo ano da Escola Estadual André Leão Puente, sendo que destes, 58 alunos – grupo experimental - foram submetidos às atividades complementares e os demais, 53 alunos – grupo de controle – foram submetidos somente ao método tradicional. Os resultados mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle. A motivação para aprender, gerada pelas atividades complementares, e constatada por um questionário de avaliação, pode ter sido fundamental para atingir esses resultados. O hipertexto produzido e um teste para avaliação dos conhecimentos de Física Térmica estão incluídos no CD-rom, que integra esta dissertação, e poderá ser utilizado livremente por professores e alunos.
id URGS_b246ba8c18aa8f55a0e02519617bd1e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5581
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gonçalves, Leila de JesusVeit, Eliane AngelaSilveira, Fernando Lang da2007-06-06T18:48:23Z2005http://hdl.handle.net/10183/5581000472616Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos - como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio. As tecnologias foram utilizadas na sala de informática, onde era possível a interação do aluno com a simulação. Para tanto, produzimos um hipertexto sobre os conteúdos de Física Térmica abordados, incluindo muitas figuras, animações e vídeos. Este trabalho teve como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aprendiz. Uma experiência didática foi realizada com o material produzido, envolvendo os alunos do segundo ano da Escola Estadual André Leão Puente, sendo que destes, 58 alunos – grupo experimental - foram submetidos às atividades complementares e os demais, 53 alunos – grupo de controle – foram submetidos somente ao método tradicional. Os resultados mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle. A motivação para aprender, gerada pelas atividades complementares, e constatada por um questionário de avaliação, pode ter sido fundamental para atingir esses resultados. O hipertexto produzido e um teste para avaliação dos conhecimentos de Física Térmica estão incluídos no CD-rom, que integra esta dissertação, e poderá ser utilizado livremente por professores e alunos.application/pdfporEnsino de físicaFísicaUso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000472616.pdf000472616.pdfTexto completoapplication/pdf1191881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/1/000472616.pdfd9c24fe257fca41d4f6a0ad50e5f65e5MD51TEXT000472616.pdf.txt000472616.pdf.txtExtracted Texttext/plain162529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/2/000472616.pdf.txt5e5ba8d60629a8d4c581b9d51e9fd145MD52THUMBNAIL000472616.pdf.jpg000472616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/3/000472616.pdf.jpga35bb1e1fec13ad11fb54a7ad5444224MD5310183/55812023-12-16 04:26:24.618582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-16T06:26:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
title Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
spellingShingle Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
Gonçalves, Leila de Jesus
Ensino de física
Física
title_short Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
title_full Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
title_fullStr Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
title_full_unstemmed Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
title_sort Uso de animações visando a aprendizagem significativa de física térmica no ensino médio
author Gonçalves, Leila de Jesus
author_facet Gonçalves, Leila de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Leila de Jesus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veit, Eliane Angela
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silveira, Fernando Lang da
contributor_str_mv Veit, Eliane Angela
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física
topic Ensino de física
Física
description Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos - como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio. As tecnologias foram utilizadas na sala de informática, onde era possível a interação do aluno com a simulação. Para tanto, produzimos um hipertexto sobre os conteúdos de Física Térmica abordados, incluindo muitas figuras, animações e vídeos. Este trabalho teve como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aprendiz. Uma experiência didática foi realizada com o material produzido, envolvendo os alunos do segundo ano da Escola Estadual André Leão Puente, sendo que destes, 58 alunos – grupo experimental - foram submetidos às atividades complementares e os demais, 53 alunos – grupo de controle – foram submetidos somente ao método tradicional. Os resultados mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle. A motivação para aprender, gerada pelas atividades complementares, e constatada por um questionário de avaliação, pode ter sido fundamental para atingir esses resultados. O hipertexto produzido e um teste para avaliação dos conhecimentos de Física Térmica estão incluídos no CD-rom, que integra esta dissertação, e poderá ser utilizado livremente por professores e alunos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000472616
url http://hdl.handle.net/10183/5581
identifier_str_mv 000472616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/1/000472616.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/2/000472616.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5581/3/000472616.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c24fe257fca41d4f6a0ad50e5f65e5
5e5ba8d60629a8d4c581b9d51e9fd145
a35bb1e1fec13ad11fb54a7ad5444224
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085055677071360