Comunidade dos surdos : olhares sobre os contatos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Wilson de Oliveira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256233
Resumo: Sou surdo e esta pesquisa tem como base os Estudos Culturais, que dão o suporte aos Estudos Surdos, enfocando as identidades culturais, a diferença cultural, a exclusão, a opressão e história. Pretendo narrar as transformações dos surdos de Charqueadas, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil.. AÍ vivem sujeitos surdos que não eram influenciados pelos surdos culturais que vivem nos Centros Urbanos que, ao contrário daqueles, têm acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Durante o período da pesquisa, dois anos, encontramos os sujeitos surdos isolados de outro surdo, ignorados, alienados, des-comunicados, desinformados, desconhecem a língua dos surdos e a cultura surda, viviam passivamente na cultura sonora hegemônica dentro da família, da escola e da sociedade. A partir do ensino da Língua de Sinais os sujeitos surdos se desenvolvem social e simbolicamente, sendo trabalhados com o currículo e a pedagogia dos surdos voltados à transformação sócio-cognitiva-afetiva; esses sujeitos, então, começaram a constituir uma comunidade surda solidária e a influenciar comunidades surdas dos arredores, que se encontravam nas mesmas condições, formando a Rede das comunidades surdas. Esses sujeitos necessitam essencialmente da "cultura visual", ou seja, necessitam da cultura surda e do professor surdo como um intelectual nativo. Essas transformações, certamente, necessitam de um longo processo de investimento na Língua e na Cultura surda.
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spelling Miranda, Wilson de OliveiraSkliar, Carlos Bernardo2023-03-22T03:25:29Z2001http://hdl.handle.net/10183/256233000312166Sou surdo e esta pesquisa tem como base os Estudos Culturais, que dão o suporte aos Estudos Surdos, enfocando as identidades culturais, a diferença cultural, a exclusão, a opressão e história. Pretendo narrar as transformações dos surdos de Charqueadas, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil.. AÍ vivem sujeitos surdos que não eram influenciados pelos surdos culturais que vivem nos Centros Urbanos que, ao contrário daqueles, têm acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Durante o período da pesquisa, dois anos, encontramos os sujeitos surdos isolados de outro surdo, ignorados, alienados, des-comunicados, desinformados, desconhecem a língua dos surdos e a cultura surda, viviam passivamente na cultura sonora hegemônica dentro da família, da escola e da sociedade. A partir do ensino da Língua de Sinais os sujeitos surdos se desenvolvem social e simbolicamente, sendo trabalhados com o currículo e a pedagogia dos surdos voltados à transformação sócio-cognitiva-afetiva; esses sujeitos, então, começaram a constituir uma comunidade surda solidária e a influenciar comunidades surdas dos arredores, que se encontravam nas mesmas condições, formando a Rede das comunidades surdas. Esses sujeitos necessitam essencialmente da "cultura visual", ou seja, necessitam da cultura surda e do professor surdo como um intelectual nativo. Essas transformações, certamente, necessitam de um longo processo de investimento na Língua e na Cultura surda.l am Deaf and this research is based on Cultural Studies that gives support to Deaf Studies closing the attention to the cultural identities, the cultural difference, the exclusion, the oppression and the history. l intend to talk about the Deaf person changes in Charqueadas, a small town from Rio Grande do Sul, Brazil. There, there are deaf people that did not have contact with Deaf culture from Deaf people that leave in the big cities that have access to education, to work and to leisure. During the period of the research, two years, we found the deaf people isolated from other Deaf people, ignored, alienated, no communicated, not informed, no knowing the Deaf language and the Deaf culture. They lived passively in the hegemonic hearing culture in their families, in their schools and in the society. Teaching sign language to these deaf people, they started to develop social and symbolically being worked with the curricula and the education for Deaf with the goal of the social-cognitive-emotional changes. Then, these people started to construct a solidarity deaf community and the influence of the neighbor Deaf communities that were in the same condition began to construct a network of Deaf communities. These people need essentially of the "visual culture", that is, they need the Deaf culture and the Deaf teacher as a native intellectual. These changes, of course, need a long process of the investments in the Language and the Deaf culture.application/pdfporDeficiente da audiçãoCharqueadas (RS)Rio Grande do SulLinguagem de sinaisIdentidade culturalEstudos culturaisComunidade dos surdos : olhares sobre os contatos culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000312166.pdf.txt000312166.pdf.txtExtracted Texttext/plain204786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256233/2/000312166.pdf.txt15bcc41e742f4e296c111030355f6788MD52ORIGINAL000312166.pdfTexto completoapplication/pdf8988262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256233/1/000312166.pdf26800893bac367a2dfab83b6b9caef81MD5110183/2562332023-03-23 03:25:16.951002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:25:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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