A expansão do ensino superior no Brasil : uma análise para o sistema inovativo do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Iago Luiz da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187548
Resumo: Norteado pela centralidade da universidade no sistema de inovação, este trabalho buscou analisar a implementação da política de expansão e interiorização do ensino superior e técnico no Rio Grande do Sul. O tema se faz emergente pela significância da política, pelo papel de destaque do estado gaúcho, tanto por ser um importante beneficiário das ações da política quanto pela relevância de sua infraestrutura de ensino-pesquisa-extensão, e pelo déficit de trabalhos científicos que abordam tal tema. A hipótese trabalhada é que a política, promovida pelo governo federal, ao aumentar o número de universidades em direção ao interior do País, contribuiu para que a maior qualificação da infraestrutura técnica-científica e a intensificação das relações entre os agentes (Estado, universidade e empresa) fortalecesse o sistema inovativo gaúcho. A partir disso, apresentou-se a discussão da literatura sobre sistemas inovativos, dando ênfase aos papéis de formadora de recursos humanos qualificados e desenvolvedora de pesquisa científica da universidade. Essa discussão lança as bases para análise da política no Brasil e, mais detalhadamente, no Rio Grande do Sul. São utilizados dados do MEC, GEOCAPES e DGP/CNPq, atinentes à evolução dos cursos de graduação, dos programas de pós-graduação, dos grupos de pesquisa e de suas interações com as demais organizações. Observou-se que os cursos criados no estado após 2003, estão contribuindo para uma maior desconcentração da oferta do ensino superior e técnico, em concordância com as atividades características da respectiva microregião em que foram criados ou atuando no sentido de suscitar o desenvolvimento de setores não tradicionais. Além disso, está havendo um processo de desconcentração geográfica dos programas de pós-graduação, estimulando uma maior qualificação e profissionalização de recursos humanos em diversas partes do estado. Soma-se a essa nova dinâmica, o aumento quantitativo e qualitativo dos grupos de pesquisa. Os grupos de pesquisa em maior número e com pesquisadores com maior grau de formação estão se relacionando mais com outras organizações e com parcerias de longo prazo. Dessa forma, verificou-se que a política teve importante contribuição para a ampliação e fortalecimento da infraestrutura tecnico-científica no RS, viabilizando uma maior oferta de mão de obra qualificada e uma intensificação dos relacionamentos entre os agentes. Assim, a combinação desses movimentos está contribuindo para o fortalecimento do sistema inovativo gaúcho. Por fim, indica-se a necessidade de uma investigação mais profunda calcada em pesquisa empírica para que se possa melhor avaliar os efeitos das ações da política.
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A partir disso, apresentou-se a discussão da literatura sobre sistemas inovativos, dando ênfase aos papéis de formadora de recursos humanos qualificados e desenvolvedora de pesquisa científica da universidade. Essa discussão lança as bases para análise da política no Brasil e, mais detalhadamente, no Rio Grande do Sul. São utilizados dados do MEC, GEOCAPES e DGP/CNPq, atinentes à evolução dos cursos de graduação, dos programas de pós-graduação, dos grupos de pesquisa e de suas interações com as demais organizações. Observou-se que os cursos criados no estado após 2003, estão contribuindo para uma maior desconcentração da oferta do ensino superior e técnico, em concordância com as atividades características da respectiva microregião em que foram criados ou atuando no sentido de suscitar o desenvolvimento de setores não tradicionais. Além disso, está havendo um processo de desconcentração geográfica dos programas de pós-graduação, estimulando uma maior qualificação e profissionalização de recursos humanos em diversas partes do estado. Soma-se a essa nova dinâmica, o aumento quantitativo e qualitativo dos grupos de pesquisa. Os grupos de pesquisa em maior número e com pesquisadores com maior grau de formação estão se relacionando mais com outras organizações e com parcerias de longo prazo. Dessa forma, verificou-se que a política teve importante contribuição para a ampliação e fortalecimento da infraestrutura tecnico-científica no RS, viabilizando uma maior oferta de mão de obra qualificada e uma intensificação dos relacionamentos entre os agentes. Assim, a combinação desses movimentos está contribuindo para o fortalecimento do sistema inovativo gaúcho. Por fim, indica-se a necessidade de uma investigação mais profunda calcada em pesquisa empírica para que se possa melhor avaliar os efeitos das ações da política.Based on the centrality of the university in the innovation system, this work sought to analyze the implementation of the policy of expansion and internalization of higher and technical education in Rio Grande do Sul (RS). The theme emerges because of the significance of the policy, the outstanding role of the state of RS, both for being an important beneficiary of the actions of the policy and for the relevance of its teaching-research-extension infrastructure, and for the lack of scientific works that address this theme. The hypothesis is that the policy promoted by the federal government, by increasing the number of universities towards the interior of the country, has contributed to the greater qualification of the technical-scientific infrastructure and the intensification of relations between the agents (state, university and industry) to strengthen the innovative system of the state of RS. From this, the discussion of the literature on innovative systems was presented, emphasizing the roles of qualified human resources trainer and scientific research developer of the university. This discussion lays the groundwork for policy analysis in Brazil and, in more specifically, in Rio Grande do Sul. Data from the MEC, GEOCAPES and DGP/CNPq are used, related to the evolution of undergraduate courses, postgraduate programs, research groups and their interactions with other organizations. It was observed that the courses created in the state after 2003, are contributing to a greater deconcentration of the offer of higher and technical education, in agreement with the activities characteristic of the respective microregion in which they were created or acting in order to provoke the development of non-traditional sectors. In addition, there is a process of geographical deconcentration of post-graduate programs, stimulating a greater qualification and professionalization of human resources in different parts of the state. Added to this new dynamic is the quantitative and qualitative increase of the research groups. The largest number of research groups and researchers with a higher degree of training are relating more to other organizations and to long-term partnerships. In this way, it was verified that the policy had an important contribution to the expansion and strengthening of the technical-scientific infrastructure in the RS, making possible a greater supply of skilled labor and an intensification of the relationships between agents. Thus, the combination of these movements is contributing to the strengthening of the innovative system of the state of RS. Finally, the need for a deeper investigation based on empirical research is indicated to better evaluate the effects of policy actions.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulEnsino superiorInovaçãoEconomia da educaçãoBrasilInnovative systemUniversityExpansion of higher and technical educationRio Grande do SulA expansão do ensino superior no Brasil : uma análise para o sistema inovativo do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084200.pdf.txt001084200.pdf.txtExtracted Texttext/plain333600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187548/2/001084200.pdf.txt23b85e8eb599046c07e513a636cdd535MD52ORIGINAL001084200.pdfTexto completoapplication/pdf4110228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187548/1/001084200.pdffaf7ab953747aa7509a95ed7e4c1ed4cMD5110183/1875482019-01-04 04:03:31.15765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-04T06:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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