Inter-relações entre os conhecimentos declarativo e procedimental no aprendizado inicial da sonata k.271 de D. Scarlatti : um estudo com pianistas graduandos e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261853
Resumo: A presente tese teve como objetivo investigar as trajetórias percorridas por estudantes de graduação em piano e pianistas profissionais no aprendizado inicial da Sonata K. 271 de Domenico Scarlatti em termos da relação entre formas declarativas e procedimentais de conhecimento. Para tal intuito, foi elaborado um delineamento metodológico multiestratégico de convergência que contemplou o estudo multicasos instrumental com características do quasi-experimento em uma perspectiva longitudinal de investigação. Quatro participantes, dois pianistas profissionais e dois estudantes de graduação, prepararam a mesma peça ao longo de um mês. Dados acerca de prática (gravações de sessões de prática e estimativas do tempo dedicado à prática da peça), produtos de performance, anotações na partitura bem como de entrevistas semiestruturadas foram coletados a cada semana, permitindo a observação de ocorrências e recorrências em termos de comportamentos de prática, objetivos estabelecidos e impasses vivenciados durante o processo de aprendizado. A análise dos dados foi realizada buscando complementaridade de aspectos qualitativos e quantitativos em torno do objeto de investigação: foram realizadas análise de conteúdo das entrevistas e prática bem como análise de segmentação da prática à luz de características da obra, como estrutura formal e fraseológica e organização melódica e harmônica. Os resultados apontaram semelhanças e diferenças na manipulação do material musical que indicaram distintos volumes da carga cognitiva intrínseca representada pela peça em função da expertise bem como complexas interações de tal carga com padrões de abordagens de prática. Além disso, evidenciaram diferentes padrões de intensificação de dimensões procedimentais (os quais se mostraram relacionados a maiores índices de ocorrência e recorrência de impasses decorrentes de inadequadas generalizações) e declarativas (relacionados a maiores índices de detecção e correção de equívocos através de adequadas discriminações) do conhecimento, as quais estiveram relacionadas ao gerenciamento da informação em matéria de comportamentos de prática e também de estabelecimento de novos objetivos de prática. Os resultados levaram à proposição de um modelo que busca contemplar o mecanismo pelo qual diferentes níveis de aprofundamento do declarativo e do procedimental interagem impactando (i) a procedimentalização no que diz respeito à ocorrência, recorrência (automatização) e caracterização de equívocos e (ii) a deliberação na prática pianística em termos de manutenção de teores informativos e proposicionais do declarativo que permitem flexibilidade do procedimental e contribuem para a autonomia do aprendiz.
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Dados acerca de prática (gravações de sessões de prática e estimativas do tempo dedicado à prática da peça), produtos de performance, anotações na partitura bem como de entrevistas semiestruturadas foram coletados a cada semana, permitindo a observação de ocorrências e recorrências em termos de comportamentos de prática, objetivos estabelecidos e impasses vivenciados durante o processo de aprendizado. A análise dos dados foi realizada buscando complementaridade de aspectos qualitativos e quantitativos em torno do objeto de investigação: foram realizadas análise de conteúdo das entrevistas e prática bem como análise de segmentação da prática à luz de características da obra, como estrutura formal e fraseológica e organização melódica e harmônica. Os resultados apontaram semelhanças e diferenças na manipulação do material musical que indicaram distintos volumes da carga cognitiva intrínseca representada pela peça em função da expertise bem como complexas interações de tal carga com padrões de abordagens de prática. Além disso, evidenciaram diferentes padrões de intensificação de dimensões procedimentais (os quais se mostraram relacionados a maiores índices de ocorrência e recorrência de impasses decorrentes de inadequadas generalizações) e declarativas (relacionados a maiores índices de detecção e correção de equívocos através de adequadas discriminações) do conhecimento, as quais estiveram relacionadas ao gerenciamento da informação em matéria de comportamentos de prática e também de estabelecimento de novos objetivos de prática. Os resultados levaram à proposição de um modelo que busca contemplar o mecanismo pelo qual diferentes níveis de aprofundamento do declarativo e do procedimental interagem impactando (i) a procedimentalização no que diz respeito à ocorrência, recorrência (automatização) e caracterização de equívocos e (ii) a deliberação na prática pianística em termos de manutenção de teores informativos e proposicionais do declarativo que permitem flexibilidade do procedimental e contribuem para a autonomia do aprendiz.The present thesis aimed to investigate the learning trajectories of undergraduate piano students and professional pianists in the initial stages of preparation of Domenico Scarlatti’s Sonata K. 271 regarding the relation between declarative and procedural types of knowledge. A convergent multi-strategical methodological design was outlined, which combined instrumental multiple-case study with principles of the quasi-experiment in a longitudinal perspective. Four participants, two professional pianists and two undergraduate piano students, prepared the same piece over one month. Data from practice (recordings of practice sessions and estimates of the amount of practice time spent on the piece), performance, markings on the score as well as semi-structured interviews were gathered every week, which allowed the observation of occurrences and reoccurrences in terms of practice behaviors, goals setting and hardships experienced during the learning process. Both quantitative and qualitative data analysis was conducted in order to achieve complementarity of investigation: a content analysis of interviews and practice sessions as well as practice segmentation analysis in light of characteristics of the piece, such as formal and phrase structure in addition to melodic and harmonic organization, were carried out. The results revealed similarities and differences in the manipulation of the musical material which indicated distinct amounts of intrinsic cognitive load represented by the piece according to expertise as well as complex interactions between such load and practice approaches. In addition, they pointed out different patterns of intensification of procedural dimensions (which were related to higher rates of occurrences and reoccurrences of mistakes caused by inadequate generalizations) and declarative dimensions (which were related to higher rates of detection and correction of mistakes through adequate discriminations) of knowledge, which was linked to information management based on practice behavior as well as the establishment of new practice goals. The results led to the proposition of a model that aims to convey a mechanism through which different levels of deepening in both declarative and procedural knowledge interact with each other in such a way that they impact (i) the proceduralization in terms of occurrence, reoccurrence (automatization) and characterization of mistakes and (ii) deliberation in piano practice in terms of maintaining informative and propositional contents in declarative knowledge which allow flexibility in procedural knowledge and contribute to the learner’s autonomy.application/pdfporPianoExpertisePiano practiceExpertiseDeclarative knowledgeProcedural knowledgeProceduralizationInter-relações entre os conhecimentos declarativo e procedimental no aprendizado inicial da sonata k.271 de D. Scarlatti : um estudo com pianistas graduandos e profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172792.pdf.txt001172792.pdf.txtExtracted Texttext/plain881265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261853/2/001172792.pdf.txt33ad8f14c5ed48d7fde81e7592e0ff3cMD52ORIGINAL001172792.pdfTexto completoapplication/pdf14845793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261853/1/001172792.pdff04aa78856214aee56ba632257031df0MD5110183/2618532023-07-08 03:36:08.28787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-08T06:36:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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