Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandi, Leonardo Barili
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148774
Resumo: O processo de seleção de alternativas é uma das atividades do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) que visa avaliar as configurações de soluções de um prob lema, para que sejam selecionadas as alternativas mais condizentes com as delimitações de um projeto. Dada a complexidade dessa tarefa, existem técnicas sistematizadas para auxiliar essa tomada de decisão, que são formalizadas e proporcionam visualização, ordem e lógica no processo. Contudo, verificou-se o desinteresse por parte de designers na utilização dessas, devido à falta de intimidade com as mesmas, dificuldades na aplicação e crença em processos não fo rmais para esta ava liação. Por sua vez, técnicas são ap licadas por meio de ferramentas, e essas tem a possibilidade de serem configuradas para aplicar uma ou mais técnicas de outras maneiras. Por isso, o problema desta pesquisa é: como incorporar técnicas sistemáticas de seleção de al ternativas no Processo de Desenvolvimento de Produtos de fo rma a estimular e facilitar o uso destas técnicas? Sob a hipótese de que uma ferramenta lúdica resolva este problema, o objetivo principal do trabalho é o desenvolvimento de um jogo como ferramenta de projeto para a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas por equipes de design de produto. Para isso foram mapeadas as principais dificuldades dos designers em relação ao processo de seleção e compreendeu-se as causas da abstenção das técnicas. Após, foi realizado o levantamento de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas com base em autores de metodologias projetuais, rea lizada a triagem, descrição e análises aprofundadas sobre recursos, funcionamento e Auxo, que resultou na caracterização de onze técn icas aplicáveis no processo de seleção. Em seguida, foi feita a distinção do jogo como ferramenta de projeto e levantados os elementos essenciais para sua configuração e efetividade quanto ao estímulo - princípio de motivação. Com base nas informações coletadas, foi desenvolvido um jogo de plataforma física para realização do processo de se leção de alternativas, que contempla uma ordem de utilização das técn icas, reconfiguradas de forma a estimular e facilitar a sua ap licação. Por fim, realizou-se uma verificação da jogabilidade quanto à aplicação das técnicas, com base em playtests iniciais, rea lizados com um modelo funcional do jogo.
id URGS_b32905273a2c883ceb01b50ec38805a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148774
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brandi, Leonardo BariliTeixeira, Fabio Goncalves2016-10-01T02:15:35Z2016http://hdl.handle.net/10183/148774001001740O processo de seleção de alternativas é uma das atividades do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) que visa avaliar as configurações de soluções de um prob lema, para que sejam selecionadas as alternativas mais condizentes com as delimitações de um projeto. Dada a complexidade dessa tarefa, existem técnicas sistematizadas para auxiliar essa tomada de decisão, que são formalizadas e proporcionam visualização, ordem e lógica no processo. Contudo, verificou-se o desinteresse por parte de designers na utilização dessas, devido à falta de intimidade com as mesmas, dificuldades na aplicação e crença em processos não fo rmais para esta ava liação. Por sua vez, técnicas são ap licadas por meio de ferramentas, e essas tem a possibilidade de serem configuradas para aplicar uma ou mais técnicas de outras maneiras. Por isso, o problema desta pesquisa é: como incorporar técnicas sistemáticas de seleção de al ternativas no Processo de Desenvolvimento de Produtos de fo rma a estimular e facilitar o uso destas técnicas? Sob a hipótese de que uma ferramenta lúdica resolva este problema, o objetivo principal do trabalho é o desenvolvimento de um jogo como ferramenta de projeto para a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas por equipes de design de produto. Para isso foram mapeadas as principais dificuldades dos designers em relação ao processo de seleção e compreendeu-se as causas da abstenção das técnicas. Após, foi realizado o levantamento de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas com base em autores de metodologias projetuais, rea lizada a triagem, descrição e análises aprofundadas sobre recursos, funcionamento e Auxo, que resultou na caracterização de onze técn icas aplicáveis no processo de seleção. Em seguida, foi feita a distinção do jogo como ferramenta de projeto e levantados os elementos essenciais para sua configuração e efetividade quanto ao estímulo - princípio de motivação. Com base nas informações coletadas, foi desenvolvido um jogo de plataforma física para realização do processo de se leção de alternativas, que contempla uma ordem de utilização das técn icas, reconfiguradas de forma a estimular e facilitar a sua ap licação. Por fim, realizou-se uma verificação da jogabilidade quanto à aplicação das técnicas, com base em playtests iniciais, rea lizados com um modelo funcional do jogo.The process of concept selection one of the activities of Product Development Process (PDP), which aims ro evaluate the solutions of a design problem, ro se lect the most consistem alternatives to the requirements of a project. Given the complexity of this task, there are systematized techniques to assist this decision-making, which are formalized and provide visualization, arder and logic in the process. However, there was a disi nterest of designers in the use of such, dueto lack of intimacy with them, difficul ties in applying and belief in a non-formal process for rhis evaluation.ln rurn, the techniques are applied rhrough tools, and these have rhe ability to be configured to apply one or more techniques in orher ways. The research problem that emerges from this question is: how to incorporare systematic techniques of concept selection in the Product Development Process in arder to stimulare and facilitare the use of these techniques? Based on a hypothesis that a ludic tool could solve this, the main goal of this work is to develop a game as a project tool for the application of systematic techniques of concept selecrion for producr design teams. To this, the main di fficulties in rhe selection process were mapped and the abstention of techniques were understood. Afrer th at, was performed the survey of systematic techniques of concept's se lection based on authors of project merhodologies, performed a triage, description and detailed analysis of resources, operation and Aow, which resulted in the characterization of eleven techniques applicable in the selection process. Then, there was made the distinction of the game as a project tool, and raised the essencial elements for its configuration and effecriveness as the srimulus - the principie of motivacion. Based on these informations, a physical platform game was developed ro make che concept's selection process, which has an arder of use of the techniques, rearranged in a way to estimulare and to facilitare its application.Lastly, it was made a gameplay rest abour the techniques' applicarion, based on inici al playtests, using a fun ctional prototype.application/pdfporDesenvolvimento de produtoDesign de produtoProduct design processDesign toolsConcept selecrionDesenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001740.pdf001001740.pdfTexto completoapplication/pdf68717961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148774/1/001001740.pdf5c7862506b283fab95843db5f8f5a74cMD51TEXT001001740.pdf.txt001001740.pdf.txtExtracted Texttext/plain362222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148774/2/001001740.pdf.txt0c06ee3530635658e62b4ba279001b5eMD52THUMBNAIL001001740.pdf.jpg001001740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148774/3/001001740.pdf.jpgf94a35f0379c72b5097f7a76cedc77e9MD5310183/1487742018-10-29 09:03:01.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
title Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
spellingShingle Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
Brandi, Leonardo Barili
Desenvolvimento de produto
Design de produto
Product design process
Design tools
Concept selecrion
title_short Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
title_full Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
title_fullStr Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
title_sort Desenvolvimento de jogo para estimular a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas no processo de design
author Brandi, Leonardo Barili
author_facet Brandi, Leonardo Barili
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandi, Leonardo Barili
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Fabio Goncalves
contributor_str_mv Teixeira, Fabio Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Design de produto
topic Desenvolvimento de produto
Design de produto
Product design process
Design tools
Concept selecrion
dc.subject.eng.fl_str_mv Product design process
Design tools
Concept selecrion
description O processo de seleção de alternativas é uma das atividades do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) que visa avaliar as configurações de soluções de um prob lema, para que sejam selecionadas as alternativas mais condizentes com as delimitações de um projeto. Dada a complexidade dessa tarefa, existem técnicas sistematizadas para auxiliar essa tomada de decisão, que são formalizadas e proporcionam visualização, ordem e lógica no processo. Contudo, verificou-se o desinteresse por parte de designers na utilização dessas, devido à falta de intimidade com as mesmas, dificuldades na aplicação e crença em processos não fo rmais para esta ava liação. Por sua vez, técnicas são ap licadas por meio de ferramentas, e essas tem a possibilidade de serem configuradas para aplicar uma ou mais técnicas de outras maneiras. Por isso, o problema desta pesquisa é: como incorporar técnicas sistemáticas de seleção de al ternativas no Processo de Desenvolvimento de Produtos de fo rma a estimular e facilitar o uso destas técnicas? Sob a hipótese de que uma ferramenta lúdica resolva este problema, o objetivo principal do trabalho é o desenvolvimento de um jogo como ferramenta de projeto para a aplicação de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas por equipes de design de produto. Para isso foram mapeadas as principais dificuldades dos designers em relação ao processo de seleção e compreendeu-se as causas da abstenção das técnicas. Após, foi realizado o levantamento de técnicas sistemáticas de seleção de alternativas com base em autores de metodologias projetuais, rea lizada a triagem, descrição e análises aprofundadas sobre recursos, funcionamento e Auxo, que resultou na caracterização de onze técn icas aplicáveis no processo de seleção. Em seguida, foi feita a distinção do jogo como ferramenta de projeto e levantados os elementos essenciais para sua configuração e efetividade quanto ao estímulo - princípio de motivação. Com base nas informações coletadas, foi desenvolvido um jogo de plataforma física para realização do processo de se leção de alternativas, que contempla uma ordem de utilização das técn icas, reconfiguradas de forma a estimular e facilitar a sua ap licação. Por fim, realizou-se uma verificação da jogabilidade quanto à aplicação das técnicas, com base em playtests iniciais, rea lizados com um modelo funcional do jogo.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-01T02:15:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148774
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001740
url http://hdl.handle.net/10183/148774
identifier_str_mv 001001740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148774/1/001001740.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148774/2/001001740.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148774/3/001001740.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c7862506b283fab95843db5f8f5a74c
0c06ee3530635658e62b4ba279001b5e
f94a35f0379c72b5097f7a76cedc77e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085380215537664