Demeter and Persephone : the mother-daughter bond in To the Lighthouse, The Bell Jar and Surfacing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198328 |
Resumo: | O mito de Deméter e Perséfone representa uma história que com frequência é esquecida pela cultura dominante: aquela que se refere à ligação entre mãe e filha e ao significado desta ligação em narrativas que podem dar validação a grupos cujas vozes não são ouvidas e que oferecem possibilidades de renovação para a definição identitaria de mulheres. E um mito que se coloca como contraponto ao mito de Édipo, considerado pela cultura ocidental a passagem universal dos indivíduos da infância para a vida adulta, da realização de identidade. Após a revisão das teorias psicanalíticas de Freud e Lacan, além da revisão de vários estudos que contrastavam ou complementavam estas, tais como os de Melanie Klein, Nancy Chodorow, Luce Irigaray, Julia Kristeva, H6lene Cixous e Teresa de Lauretis, entre outros, os romances To the Lighthouse, de Virginia Woolf, The Bell Jar, de Sylvia Plath, e Surfacing, de Margaret Atwood, foram analisados. As narrativas destas obras re-encenam o mito de Deméter e Perséfone na relação das protagonistas com as mulheres que tiveram papel significativo em suas trajetórias, e trazem a tona não somente a importância da ligação entre mãe e filha para o desenvolvimento da identidade feminina, mas também a multiplicidade de papéis e potencialidades diferentes que se abrem para as mulheres e que podem romper com o sistema falocentrico de lingua e representação. Estes romances podem ser consideradas releituras do mito, indicando não somente novas formas de representação para as mulheres em seus papeis na sociedade, mas também apontando para formas diversas pelas quais mulheres são representadas em narrativas. Assim, narrativa, subjetividade e ideologia convergem para formar a base desta pesquisa. |
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Garcia, Rosalia Angelita NeumannSchmidt, Rita Terezinha2019-08-23T02:30:06Z2001http://hdl.handle.net/10183/198328000300611O mito de Deméter e Perséfone representa uma história que com frequência é esquecida pela cultura dominante: aquela que se refere à ligação entre mãe e filha e ao significado desta ligação em narrativas que podem dar validação a grupos cujas vozes não são ouvidas e que oferecem possibilidades de renovação para a definição identitaria de mulheres. E um mito que se coloca como contraponto ao mito de Édipo, considerado pela cultura ocidental a passagem universal dos indivíduos da infância para a vida adulta, da realização de identidade. Após a revisão das teorias psicanalíticas de Freud e Lacan, além da revisão de vários estudos que contrastavam ou complementavam estas, tais como os de Melanie Klein, Nancy Chodorow, Luce Irigaray, Julia Kristeva, H6lene Cixous e Teresa de Lauretis, entre outros, os romances To the Lighthouse, de Virginia Woolf, The Bell Jar, de Sylvia Plath, e Surfacing, de Margaret Atwood, foram analisados. As narrativas destas obras re-encenam o mito de Deméter e Perséfone na relação das protagonistas com as mulheres que tiveram papel significativo em suas trajetórias, e trazem a tona não somente a importância da ligação entre mãe e filha para o desenvolvimento da identidade feminina, mas também a multiplicidade de papéis e potencialidades diferentes que se abrem para as mulheres e que podem romper com o sistema falocentrico de lingua e representação. Estes romances podem ser consideradas releituras do mito, indicando não somente novas formas de representação para as mulheres em seus papeis na sociedade, mas também apontando para formas diversas pelas quais mulheres são representadas em narrativas. Assim, narrativa, subjetividade e ideologia convergem para formar a base desta pesquisa.The Demeter/Persephone myth is representative of story which has been often forgotten by our culture: that of the bond between mother and daughter and the significance of this as an empowering narrative for groups whose voices are not often heard, one which represents possibility of renewal and the search of identity for women. It is a myth which can be placed as a counterpoint to that of Oedipus, considered by W estem culture as the universal passage for the individual from childhood into adult life, offulfillment ofidentity. After reviewing Freud and Lacan's theories of psychoanalysis, and also considering several studies which contrasted as well as complemented these theories, such as those of Melanie Klein, Nancy Chodorow, Luce Irigaray, Julia Kristeva, Hélene Cixous and Teresa de Lauretis, among others, Virginia Woolfs To the Lighthouse, Sylvia Plath's The Bell Jar, and Margaret Atwood's Surfacing were examined. The narratives mentioned reenact the Demeter/Persephone myth in the relation of the protagonists with the women who played significant roles in their trajectories, and bring to light not only the importance of the bond between mother and daughter for the development of female identity, but also the multiplicity of different roles and potentials which are open to women outside the phallocentric system oflanguage and representation. These noveis can be seen as re-readings of the myth mentioned above, and indicate new forros of seeing women and their roles in society, and different ways by which women are portrayed in narratives. Thus, narrative, subjectivity and ideology are placed together to form the basis o f this work.application/pdfengLiteraturaDemeter and Persephone : the mother-daughter bond in To the Lighthouse, The Bell Jar and Surfacinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000300611.pdf.txt000300611.pdf.txtExtracted Texttext/plain491426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198328/2/000300611.pdf.txt27c0d45e01ad848a2a1cab7ed92902d3MD52ORIGINAL000300611.pdfTexto completo (inglês)application/pdf7582833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198328/1/000300611.pdfa264eaaceed3b334d35219e7de1e2bb6MD5110183/1983282019-08-24 02:31:19.444608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-24T05:31:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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