Alfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210398 |
Resumo: | Esta tese apresentou como objetivo geral compreender a necessidade de promover a Alfabetização Científica (AC) com enfoque CTS no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do contexto que cerca a formação de professores. A pesquisa ocorreu entre os anos 2015 a 2018 e apresenta caráter qualitativo. Utiliza-se a pesquisa-ação como metodologia geral da Tese, com vistas a interligar conhecimentos e a ação, a partir de informações sobre situações reais, e como método optamos por utilizar a Análise de Conteúdo. Foram investigadas ao todo 10 escolas da Rede Municipal da cidade de Alegrete – RS e 21 professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental destas mesmas escolas. Os resultados gerais da Tese foram estruturados em cinco artigos. O primeiro artigo intitulado “AC e CTS na produção científica dos últimos cinco anos no Brasil”, foi uma pesquisa bibliográfica com o objetivo exploratório e, quanto aos procedimentos, análise documental. Os resultados obtidos refletem uma baixa produção de investigações relacionadas à temática em estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando uma carência significativa. Assim, este estudo sinaliza para a necessidade de maiores discussões sobre a formação continuada (FC) de professores em torno da AC e CTS. O segundo artigo intitulado “Abordagens dos temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS)”, se utilizou análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método a análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais da Educação no Brasil referentes ao ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciou que a temática da AC não está presente e o ensino de Ciências, a partir de uma abordagem CTS, é apresentado na maioria dos documentos de forma generalista. Em relação à análise de documentos escolares obtidos em escolas públicas municipais da cidade de Alegrete – RS podese verificar que nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Ao analisarmos os Planos de Ensino (PE) constatouse que existem poucos registros de atividades de ensino de ciências que desenvolvam AC e a abordagem CTS. Os Diários de Classe (DC) trazem registros que poderiam ser relacionados com a perspectiva da AC e o enfoque da CTS. Na última análise do artigo, conclui-se que os professores das escolas investigadas têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo. O terceiro artigo intitula-se “Compreensões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre CTS e suas interações a partir do questionário VOSTS”. Os resultados encontrados apontam que as compreensões dos professores sobre os conceitos de Ciência e de Tecnologia (CT) fazem referência às categorias de análise Realista e Aceitável. Quanto às questões do questionário que tratam sobre as inter-relações CTS, as concepções apresentadas pelos professores foram consideradas como Ingênuas. Considerando a falta de informação ou a não clareza dos professores sobre as inter-relações entre CTS, as suas compreensões acerca dessas definições no Ensino de Ciências podem refletir uma visão fragmentada dos conceitos de CT e suas interações nas práticas escolares. O quarto artigo intitulado “Promoção da Alfabetização Científica (AC): construção, formação e desenvolvimento na prática docente”, apresenta um estudo com o objetivo analisar as reflexões e entendimentos acerca da Alfabetização Científica que emergem posteriormente a um processo formativo de professores, bem como investigar as propostas didáticas elaboradas nos Planos de Aula (PA) com base nessa formação. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que a formação continuada serviu para que os professores reflexionassem sobre a sua própria prática, provocando mudanças no seu fazer docente. Na construção dos PA dos participantes da pesquisa, os eixos estruturantes da AC foram incorporados aos objetivos propostos para as aulas. Por fim, nas observações in loco, notou-se o desenvolvimento e a promoção da AC na prática docente, especificamente na prática dos professores designados genericamente por P4 e P6. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível verificar como a formação continuada é necessária e importante para auxiliar na qualificação do Ensino das Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O quinto e último artigo intitulado “Contribuições e desafios no processo formativo de professores dos 4° e 5° anos na temática da Alfabetização Científica (AC)”, complementou as análises e reflexões sobre o curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos. O objetivo geral foi proporcionar reflexões sobre a teoria e a prática docente, nas temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir da leitura e debate de dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para Ensino de Ciências (EC). Os resultados demonstraram que os professores compreenderam as finalidades e objetivos de um EC na perspectiva da AC, pois nos materiais produzidos ao longo da formação, percebeu-se a interação dos conhecimentos adquiridos durante o debate no grande grupo. Pesquisas futuras serão necessárias para verificar de forma mais ampla as aprendizagens dos professores dos 4° e 5° anos sobre AC e se estas aprendizagens estão se consolidando nas suas práticas pedagógicas nas escolas. Esta Tese, além dos resultados gerais apresentados pretende contribuir para a melhoria do EC dos Anos Iniciais, especialmente para os 4° e 5° anos do EF, por apresentar possibilidades diferenciais para a construção de aulas de Ciências em perspectivas que ultrapassam o método livresco e bancário de ensinar, e com possibilidade real de compreensão do conhecimento cientifico alinhado às questões da Ciência, Tecnologia e Sociedade. |
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Lopes, Werner ZacariasGarcia, Rosane Nunes2020-06-18T03:35:25Z2020http://hdl.handle.net/10183/210398001115020Esta tese apresentou como objetivo geral compreender a necessidade de promover a Alfabetização Científica (AC) com enfoque CTS no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do contexto que cerca a formação de professores. A pesquisa ocorreu entre os anos 2015 a 2018 e apresenta caráter qualitativo. Utiliza-se a pesquisa-ação como metodologia geral da Tese, com vistas a interligar conhecimentos e a ação, a partir de informações sobre situações reais, e como método optamos por utilizar a Análise de Conteúdo. Foram investigadas ao todo 10 escolas da Rede Municipal da cidade de Alegrete – RS e 21 professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental destas mesmas escolas. Os resultados gerais da Tese foram estruturados em cinco artigos. O primeiro artigo intitulado “AC e CTS na produção científica dos últimos cinco anos no Brasil”, foi uma pesquisa bibliográfica com o objetivo exploratório e, quanto aos procedimentos, análise documental. Os resultados obtidos refletem uma baixa produção de investigações relacionadas à temática em estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando uma carência significativa. Assim, este estudo sinaliza para a necessidade de maiores discussões sobre a formação continuada (FC) de professores em torno da AC e CTS. O segundo artigo intitulado “Abordagens dos temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS)”, se utilizou análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método a análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais da Educação no Brasil referentes ao ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciou que a temática da AC não está presente e o ensino de Ciências, a partir de uma abordagem CTS, é apresentado na maioria dos documentos de forma generalista. Em relação à análise de documentos escolares obtidos em escolas públicas municipais da cidade de Alegrete – RS podese verificar que nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Ao analisarmos os Planos de Ensino (PE) constatouse que existem poucos registros de atividades de ensino de ciências que desenvolvam AC e a abordagem CTS. Os Diários de Classe (DC) trazem registros que poderiam ser relacionados com a perspectiva da AC e o enfoque da CTS. Na última análise do artigo, conclui-se que os professores das escolas investigadas têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo. O terceiro artigo intitula-se “Compreensões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre CTS e suas interações a partir do questionário VOSTS”. Os resultados encontrados apontam que as compreensões dos professores sobre os conceitos de Ciência e de Tecnologia (CT) fazem referência às categorias de análise Realista e Aceitável. Quanto às questões do questionário que tratam sobre as inter-relações CTS, as concepções apresentadas pelos professores foram consideradas como Ingênuas. Considerando a falta de informação ou a não clareza dos professores sobre as inter-relações entre CTS, as suas compreensões acerca dessas definições no Ensino de Ciências podem refletir uma visão fragmentada dos conceitos de CT e suas interações nas práticas escolares. O quarto artigo intitulado “Promoção da Alfabetização Científica (AC): construção, formação e desenvolvimento na prática docente”, apresenta um estudo com o objetivo analisar as reflexões e entendimentos acerca da Alfabetização Científica que emergem posteriormente a um processo formativo de professores, bem como investigar as propostas didáticas elaboradas nos Planos de Aula (PA) com base nessa formação. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que a formação continuada serviu para que os professores reflexionassem sobre a sua própria prática, provocando mudanças no seu fazer docente. Na construção dos PA dos participantes da pesquisa, os eixos estruturantes da AC foram incorporados aos objetivos propostos para as aulas. Por fim, nas observações in loco, notou-se o desenvolvimento e a promoção da AC na prática docente, especificamente na prática dos professores designados genericamente por P4 e P6. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível verificar como a formação continuada é necessária e importante para auxiliar na qualificação do Ensino das Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O quinto e último artigo intitulado “Contribuições e desafios no processo formativo de professores dos 4° e 5° anos na temática da Alfabetização Científica (AC)”, complementou as análises e reflexões sobre o curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos. O objetivo geral foi proporcionar reflexões sobre a teoria e a prática docente, nas temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir da leitura e debate de dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para Ensino de Ciências (EC). Os resultados demonstraram que os professores compreenderam as finalidades e objetivos de um EC na perspectiva da AC, pois nos materiais produzidos ao longo da formação, percebeu-se a interação dos conhecimentos adquiridos durante o debate no grande grupo. Pesquisas futuras serão necessárias para verificar de forma mais ampla as aprendizagens dos professores dos 4° e 5° anos sobre AC e se estas aprendizagens estão se consolidando nas suas práticas pedagógicas nas escolas. Esta Tese, além dos resultados gerais apresentados pretende contribuir para a melhoria do EC dos Anos Iniciais, especialmente para os 4° e 5° anos do EF, por apresentar possibilidades diferenciais para a construção de aulas de Ciências em perspectivas que ultrapassam o método livresco e bancário de ensinar, e com possibilidade real de compreensão do conhecimento cientifico alinhado às questões da Ciência, Tecnologia e Sociedade.This thesis presented as general objective to comprehend the need to promote the Scientific Literacy (SL), with focus on Science, Technology and Society (STS), in the Science Teaching (ST) on the Early Years of Elementary School from the teacher education context. The qualitative research occurred between of 2015 until 2018. It used the action research as general methodology of the thesis, with a purpose to link knowledges and actions from information about real situations, and as method it chooses the Content Analysis. Altogether, 10 schools of Educational Municipal System of Alegrete (RS) city was investigated, and 21 teachers of 4th and 5th years of Elementary School of these schools. The thesis general results were structured in five papers. The first paper entitled “SL and STS in scientific production of last five year in Brazil” was a bibliographic research with the exploratory objective and which as methodology, it used the documental analysis. The obtaining results reflect a lower production of related investigations about the study theme on Early years of Elementary School, showing a significant shortage. This way, the study appointed to necessity of more discussions about education continued (EC) of teachers with focus on SL and STS. The second paper entitled “Approach of the themes Scientific Literacy and Science, Technology and Society” used documental analysis in context of a quantitative and qualitative research; and it used as method the content analysis. The official documents analysis of education in Brazil about the science teaching on the Early Years of Elementary School evidenced the de LS issue is not present, and the science teaching, according the STS approach, is showed as generalist way on major documents. In relation to analysis of scholar documents obtained in municipal public schools of Alegrete (RS), it was possible verify that in the schools’ Political Pedagogical Project (PPP), registers about the thematic investigated were not founded. From the Teaching Plans (TP), it verified that there are few activities registers of teaching science, which develop LS and the STS approach. The classes diaries have registers that can be related with the LS perspective and the STS focus. On the last analyze of this paper, it concluded that teachers of investigated schools have naïve views about the studied thematic. The third paper entitled “The compressions of Earliest Years of Elementary School teachers about STS and its interactions from the VOSTS questionnaire”. The results appointed that teachers comprehends about Science and Technology concepts according to Realist and Acceptable analysis categories. As to questionnaire questions about the interrelations STS, the conceptions exposed by teachers were considered as naïve. Considering the lack information or not clarity of teacher about interrelation between STS, the comprehends about these definitions on Science Teaching can reflect a fragmented view of ST concepts and its interactions on pedagogical practices. The fourth paper entitled “Scientific Literacy (SL) Promotion: construction, training and development on teaching practice” shows a study that aimed analyze the reflections and understandings about Scientific Literacy, which emerge after a teacher training process, as well to investigate the didactic proposes elaborated on Classes Plans (CP) based on these training. Among the results obtained, it verified that the continuing education helped for teachers’ reflections about own practice, changing the teaching practice. On the CP production of research participants, the SL structuring axes were incorporated to classes objectives. Lastly, on observations in loco, it noted the development and SL promotion on teaching practice, specifically, on practice of teachers identified as P4 and P6. From results obtained with the research, it was possible to verify as the continued education is necessary and important to help on qualification of Natural Science Teach on Early Years of Elementary School. The fifth and last paper - “Contributions and challenges in training process of 4th and 5th year teacher on Scientific Literacy thematic”- complemented the analysis and reflections about continued training course experienced by teachers of 4th and 5th scholar years. The general objective was to offer considerations about the theory and teaching practice, on Scientific Literacy (SL), with focus in Science, Technology and Society (STS), from reading and debate of two scientific papers, which approaches the importance of the thematic to Science Teach (ST). The results demonstrated the teachers understood the finalities and objectives of the ST on SL perspective, because on material produced during the training, it verified the interaction of knowledges obtained during the debates on the bigger group. Future researches will be necessaries to verify more broadly the understands of teachers of 4th and 5th scholar years about SL; as well if these understands are being consolidated on pedagogical practices in the schools. These Thesis, besides the general results exposed, aimed to contribute to improve the ST on Early Years, especially to 4th and 5th years of Elementary School, showing different possibilities to Science lesson constructions in perspectives that overcome the method based on didact books and banking education, and with the real possibility of compression of scientific knowledge aligned to Science, Technology and Society questions.application/pdfporAlfabetização científicaEnsino de ciênciasCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Formação profissionalScientific LiteracySTSTeacher educationScholar and official documentsTeacher conceptionsAlfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115020.pdf.txt001115020.pdf.txtExtracted Texttext/plain422536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210398/2/001115020.pdf.txt18bc062ee4cda4b2a4532d1a87e786d8MD52ORIGINAL001115020.pdfTexto completoapplication/pdf4002746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210398/1/001115020.pdfd7f457f5b3b81ae15d1d8f6c045d9777MD5110183/2103982023-03-12 03:24:09.698933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-12T06:24:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Os resultados obtidos refletem uma baixa produção de investigações relacionadas à temática em estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando uma carência significativa. Assim, este estudo sinaliza para a necessidade de maiores discussões sobre a formação continuada (FC) de professores em torno da AC e CTS. O segundo artigo intitulado “Abordagens dos temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS)”, se utilizou análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método a análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais da Educação no Brasil referentes ao ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciou que a temática da AC não está presente e o ensino de Ciências, a partir de uma abordagem CTS, é apresentado na maioria dos documentos de forma generalista. Em relação à análise de documentos escolares obtidos em escolas públicas municipais da cidade de Alegrete – RS podese verificar que nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Ao analisarmos os Planos de Ensino (PE) constatouse que existem poucos registros de atividades de ensino de ciências que desenvolvam AC e a abordagem CTS. Os Diários de Classe (DC) trazem registros que poderiam ser relacionados com a perspectiva da AC e o enfoque da CTS. Na última análise do artigo, conclui-se que os professores das escolas investigadas têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo. O terceiro artigo intitula-se “Compreensões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre CTS e suas interações a partir do questionário VOSTS”. Os resultados encontrados apontam que as compreensões dos professores sobre os conceitos de Ciência e de Tecnologia (CT) fazem referência às categorias de análise Realista e Aceitável. Quanto às questões do questionário que tratam sobre as inter-relações CTS, as concepções apresentadas pelos professores foram consideradas como Ingênuas. Considerando a falta de informação ou a não clareza dos professores sobre as inter-relações entre CTS, as suas compreensões acerca dessas definições no Ensino de Ciências podem refletir uma visão fragmentada dos conceitos de CT e suas interações nas práticas escolares. O quarto artigo intitulado “Promoção da Alfabetização Científica (AC): construção, formação e desenvolvimento na prática docente”, apresenta um estudo com o objetivo analisar as reflexões e entendimentos acerca da Alfabetização Científica que emergem posteriormente a um processo formativo de professores, bem como investigar as propostas didáticas elaboradas nos Planos de Aula (PA) com base nessa formação. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que a formação continuada serviu para que os professores reflexionassem sobre a sua própria prática, provocando mudanças no seu fazer docente. Na construção dos PA dos participantes da pesquisa, os eixos estruturantes da AC foram incorporados aos objetivos propostos para as aulas. Por fim, nas observações in loco, notou-se o desenvolvimento e a promoção da AC na prática docente, especificamente na prática dos professores designados genericamente por P4 e P6. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível verificar como a formação continuada é necessária e importante para auxiliar na qualificação do Ensino das Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O quinto e último artigo intitulado “Contribuições e desafios no processo formativo de professores dos 4° e 5° anos na temática da Alfabetização Científica (AC)”, complementou as análises e reflexões sobre o curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos. O objetivo geral foi proporcionar reflexões sobre a teoria e a prática docente, nas temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir da leitura e debate de dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para Ensino de Ciências (EC). Os resultados demonstraram que os professores compreenderam as finalidades e objetivos de um EC na perspectiva da AC, pois nos materiais produzidos ao longo da formação, percebeu-se a interação dos conhecimentos adquiridos durante o debate no grande grupo. Pesquisas futuras serão necessárias para verificar de forma mais ampla as aprendizagens dos professores dos 4° e 5° anos sobre AC e se estas aprendizagens estão se consolidando nas suas práticas pedagógicas nas escolas. Esta Tese, além dos resultados gerais apresentados pretende contribuir para a melhoria do EC dos Anos Iniciais, especialmente para os 4° e 5° anos do EF, por apresentar possibilidades diferenciais para a construção de aulas de Ciências em perspectivas que ultrapassam o método livresco e bancário de ensinar, e com possibilidade real de compreensão do conhecimento cientifico alinhado às questões da Ciência, Tecnologia e Sociedade. |
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