Discursos sobre as práticas no contexto da formação de fisioterapeutas no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Marielly de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19048
Resumo: Com abordagem qualitativa o presente estudo identifica as principais características dos 27 cursos de fisioterapia existentes no Rio Grande do Sul e problematiza o processo de formação de fisioterapeutas deste Estado a partir do discurso de coordenadores de cursos de Fisioterapia sobre as práticas desenvolvidas no cotidiano da formação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira, tais como categoria administrativa, carga horária, região de abrangência, tempo de existência do curso, dentre outros; e uma entrevista individual semiestruturada com cinco coordenadores de cursos e um representante da coordenação, os quais relataram sobre a formação acadêmica do fisioterapeuta em suas instituições de ensino e a relação do processo de formação em Fisioterapia com o Sistema Único de Saúde. Os dados das entrevistas foram analisados em seus aspectos qualitativos através de análise discursiva. Os elementos analisados dizem respeito a características gerais da formação, estruturas curriculares, práticas pedagógicas, cenários de prática e perspectivas relacionadas à integralidade da atenção. Os resultados acerca dos 27 cursos evidenciaram que 75% dos cursos estão no setor privado, o número de vagas encontra-se entre 30 e 120, a carga varia entre 3540 e 4865 horas/aula, e houve um aumento de 80% no número de cursos nos últimos sete anos, além de outros achados. Os resultados das entrevistas apontam a predominância de movimentos de transformação no interior dos cursos, os quais, em sua maioria, parecem estar preocupados em seguir algumas orientações das Diretrizes Curriculares. Em meio a características tradicionais como a organização dos cursos por disciplinas, a dificuldade de comunicação entre as áreas de conhecimento e a dicotomia entre teoria e prática e entre ensino e serviço, emergem de alguns cursos novas metodologias de ensino, a ampliação dos cenários de prática, a preocupação com habilidades e competências que contemplem a humanização, e a busca pela horizontalidade das ações em saúde, por parte de alguns cursos. Conclui-se que em meio a este cenário de tensões que se estabelecem nos processo de mudanças, importantes transformações vêm ocorrendo; entretanto, com sinalizações de que há muito para ser feito em direção a uma formação de fisioterapeutas coerente com as necessidades sociais que se apresentam.
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Para tanto, foi realizado um estudo descritivo a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira, tais como categoria administrativa, carga horária, região de abrangência, tempo de existência do curso, dentre outros; e uma entrevista individual semiestruturada com cinco coordenadores de cursos e um representante da coordenação, os quais relataram sobre a formação acadêmica do fisioterapeuta em suas instituições de ensino e a relação do processo de formação em Fisioterapia com o Sistema Único de Saúde. Os dados das entrevistas foram analisados em seus aspectos qualitativos através de análise discursiva. Os elementos analisados dizem respeito a características gerais da formação, estruturas curriculares, práticas pedagógicas, cenários de prática e perspectivas relacionadas à integralidade da atenção. Os resultados acerca dos 27 cursos evidenciaram que 75% dos cursos estão no setor privado, o número de vagas encontra-se entre 30 e 120, a carga varia entre 3540 e 4865 horas/aula, e houve um aumento de 80% no número de cursos nos últimos sete anos, além de outros achados. Os resultados das entrevistas apontam a predominância de movimentos de transformação no interior dos cursos, os quais, em sua maioria, parecem estar preocupados em seguir algumas orientações das Diretrizes Curriculares. Em meio a características tradicionais como a organização dos cursos por disciplinas, a dificuldade de comunicação entre as áreas de conhecimento e a dicotomia entre teoria e prática e entre ensino e serviço, emergem de alguns cursos novas metodologias de ensino, a ampliação dos cenários de prática, a preocupação com habilidades e competências que contemplem a humanização, e a busca pela horizontalidade das ações em saúde, por parte de alguns cursos. Conclui-se que em meio a este cenário de tensões que se estabelecem nos processo de mudanças, importantes transformações vêm ocorrendo; entretanto, com sinalizações de que há muito para ser feito em direção a uma formação de fisioterapeutas coerente com as necessidades sociais que se apresentam.Using a qualitative approach, this study identifies the main characteristics of the 27 Physical Therapy courses in the State of Rio Grande do Sul and discusses the process of physical therapist formation in this State based on the discourse of Physical Therapy course coordinators on practices developed during the formation. To do so, a descriptive study was carried out based on data available at Anísio Teixeira Brazilian Institute of Studies and Research, such as administrative category, number of hours, region of coverage, time of course existence, among others. A semi-structured interview was also performed, including five course coordinators and a coordination representative, who reported on the academic formation of physical therapists in their teaching institutions and on the relationship between the process of Physical Therapy formation and the Brazilian Unified Health System. Interview data were analyzed in terms of qualitative aspects through discourse analysis. Analyzed elements are relative to general formation characteristics, curricular structures, pedagogical practices, practice scenarios and perspectives related to integrality of care. Results about the 27 courses showed that 75% of courses are in the private sector; number of vacancies is between 30 and 120; number of hours ranges between 3,540 and 4,865 hours; and there was an 80% increase in number of courses over the past seven years, in addition to other findings. Interview results point to a prevalence of transformation movements within courses, most of which seem to be concerned about following some orientations of Curricular Guidelines. Traditional characteristics include course organization by disciplines, communication difficulty between knowledge areas and dichotomy between theory and practice and between teaching and service. On the other hand, some courses showed new teaching methodologies, widening of practice scenarios, concern about skills and competences that include humanization, and search for horizontality in health actions. It can be concluded that major transformations have been occurring within such scenario of tensions established in the process of changes; however, there are signs indicating that there is much to be done toward a physical therapy formation coherent with the current social needs.application/pdfporFormação profissionalFisioterapia : BrasilDiretrizesCurrículoPhysical therapyProfessional formationCurricular guidelinesDiscursos sobre as práticas no contexto da formação de fisioterapeutas no Rio Grande do SulDiscourses on practices in the context of physical therapy formation in the state of Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734316.pdf.txt000734316.pdf.txtExtracted Texttext/plain307453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19048/2/000734316.pdf.txt5f2c4148453ac2548dbbe7667c5e8b7bMD52ORIGINAL000734316.pdf000734316.pdfTexto completoapplication/pdf1227091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19048/1/000734316.pdfb5d17beb7413cd12d953eb38f65bc392MD51THUMBNAIL000734316.pdf.jpg000734316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19048/3/000734316.pdf.jpg2bba93f695ded274ef06940eb94776f6MD5310183/190482018-11-30 02:43:03.475632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-30T04:43:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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