Design evolutivo de jogos de mesa : um estudo de caso no jogo risk
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263286 |
Resumo: | Criar e avaliar jogos manualmente é uma tarefa árdua e trabalhosa. Para automatizar este processo, existem soluções que abrangem jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e Go. Porém, essas soluções não englobam jogos de mesa, que possuem dados, cartas e mapas. Este trabalho propõe uma abordagem de design evolutivo de jogos de mesa, avaliando o processo com a geração de variantes do jogo Risk. Os resultados mostram novas versões, com mapas menores, resultando em partidas mais curtas. Além disso, as variantes produzem partidas mais equilibradas. Assim, o pipeline de design evolutivo proposto é capaz de criar e evoluir um jogo de mesa com diferentes equipamentos, além de gerar melhores versões do jogo Risk. |
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Rossato, Lana BertoldoTavares, Anderson Rocha2023-08-08T03:38:54Z2023http://hdl.handle.net/10183/263286001175020Criar e avaliar jogos manualmente é uma tarefa árdua e trabalhosa. Para automatizar este processo, existem soluções que abrangem jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e Go. Porém, essas soluções não englobam jogos de mesa, que possuem dados, cartas e mapas. Este trabalho propõe uma abordagem de design evolutivo de jogos de mesa, avaliando o processo com a geração de variantes do jogo Risk. Os resultados mostram novas versões, com mapas menores, resultando em partidas mais curtas. Além disso, as variantes produzem partidas mais equilibradas. Assim, o pipeline de design evolutivo proposto é capaz de criar e evoluir um jogo de mesa com diferentes equipamentos, além de gerar melhores versões do jogo Risk.Creating and evaluating games manually is an arduous and laborious task. To automate this process, there are solutions that cover board games such as chess, checkers and Go. However, these solutions do not include table games, which have dice, cards and maps. This work proposes an evolutionary design approach for tabletop games, evaluating the process by generating variants of the game Risk. The results show new versions, with smaller maps, resulting in shorter matches. Also, the variants produce more balanced matches, but don’t leave out the usual drama. Thus, the proposed evolutionary design pipeline is capable of creating and evolving a tabletop game with different equipment, in addition to generating better versions of the Risk game.application/pdfengJogos de tabuleiroJogos de mesaAlgoritmo genéticoEvolutionary game designRiskDesign evolutivo de jogos de mesa : um estudo de caso no jogo riskEvolutionary tabletop game design: a case study in the Risk Game info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175020.pdf.txt001175020.pdf.txtExtracted Texttext/plain144402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263286/2/001175020.pdf.txtf677c69c9c32689210ba7fc22aff23e6MD52ORIGINAL001175020.pdfTexto completoapplication/pdf1991152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263286/1/001175020.pdfca8be396f577e93a9d0530556f6c3dc7MD5110183/2632862023-09-01 03:31:12.756993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-01T06:31:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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