Comunidades mediadas pela Internet : uma pesquisa multimétodos para estruturação de base conceitual e projeto de web sites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellini, Carlo Gabriel Porto
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2198
Resumo: O objeto de estudo da presente pesquisa são as comunidades mediadas pela Internet (CMIs). Uma CMI consiste de um conjunto de pessoas que compartilham interesses e que, durante algum tempo, utilizam recursos em comum na Internet (por exemplo, um web site – objeto preferencial deste trabalho) para trocarem informações umas com as outras relativamente aos interesses compartilhados. A pesquisa realizada é exploratória e qualitativa, tendo feito uso de estudos de caso, pesquisa-ação e entrevistas em profundidade para estruturar uma base conceitual para as CMIs e reunir elementos relevantes a serem considerados quando da construção de web sites para as mesmas. Realizou-se estudo de caso de 5 (cinco) web sites de CMIs, a fim de serem identificadas as principais tecnologias e métodos em uso atualmente para a estruturação de web sites para CMIs. Na pesquisa-ação, 7 (sete) grupos de pessoas foram identificados e, para cada um, construiu-se 1 (um) web site, de modo que se ofereceu um espaço na Internet para a interação dos seus integrantes. A observação da interação das pessoas através dos web sites permitiu concluir-se que, dos sete grupos iniciais, apenas 1 (um) poderia ser caracterizado como CMI, conforme critérios de Jones (1997): associação sustentável, variedade de comunicadores, espaço virtual para a comunicação em grupo, e interatividade. Para as entrevistas em profundidade, elaborou-se um questionário com base no referencial teórico, nos estudos de caso e na pesquisa-ação, sendo aplicado a 17 (dezessete) pessoas (da única CMI e de dois dos sete grupos). O objetivo das entrevistas foi levantarem-se percepções sobre os web sites utilizados pelos grupos, percepções essas que, sob análise de conteúdo, ajudaram na formação de um conjunto de 12 (doze) recomendações para a construção de web sites para CMIs. As recomendações são de natureza diversa, mas deixam clara a necessidade de haver um entendimento profundo do contexto de uma CMI previamente ao projeto do seu web site.
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