Efeito do pré-tratamento por moagem de alta energia de pós de Cr3C2-25NiCr no desempenho frente à fadiga de revestimentos aspergidos termicamente por HVOF sobre aço ASTM A516
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258386 |
Resumo: | O compósito de matriz metálica NiCr, reforçado por partículas de Cr3C2, é empregado industrialmente como revestimento de proteção, tecnicamente conhecido de pó de aspersão Cr3C2-25NiCr (CRC-106 PARAXAIR INC). No presente estudo, esse pó de aspersão foi submetido a diferentes tempos de moagem de alta energia (MAE), gerando amostras do pó original, do pó da moagem e pó da mistura (50% do pó original + 50% pó da moagem). As amostras foram depositadas sob as mesmas condições de aspersão em um substrato de aço ASTM A516 por meio da técnica de aspersão térmica hipersônica (HVOF sigla em inglês para High Velocity Oxygen Fuel), fornecendo assim os revestimentos preparados para as respectivas análises. Análises laboratoriais foram realizadas quanto à espessura, dureza, porosidade e rugosidade superficial. Adicionalmente, foram realizadas as seguintes análises da microestrutura: - ensaios de aderência de acordo com a norma ASTM C 633; - e ensaios de fadiga, sob flexão rotativa a 3 pontos até a falha. A morfologia dos pós e revestimentos e os efeitos da rugosidade na fadiga foram analisados através de ensaios no MEV, TEM e DRX. Os resultados obtidos indicaram que existe significativa similaridade em quase todas as análises laboratoriais menos na rugosidade superficial comparando os pós estudados. Em relação à fadiga, os resultados mostraram que o revestimento com o pó da moagem apresentou um maior limite de fadiga comparado aos outros revestimentos. Foi concluído que essa maior resistência pode ser atribuída à menor rugosidade da camada obtida a partir desse pó e sua microestrutura mais refinada. Além disso, análises fractográficas permitiram constatar que a fadiga ocorre na superfície incentivada por trincas que ocorrem no revestimento prematuramente, nos primeiros ciclos de fadiga. |
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