Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13080 |
Resumo: | A presente dissertação aborda um projeto criado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) relacionado ao processo ensino-aprendizagem: “Aprender com Prazer”. Essa experiência foi aplicada por duas professoras multiplicadoras dessa instituição, que foi fundada para viabilizar a ação do ProInfo – Programa de Informática na Educação – de preparar as escolas para utilizarem várias tecnologias e mídias como recurso didático, sugerindo a aplicação de uma pedagogia motivadora: a pedagogia de projetos. Essa pedagogia privilegia a construção do conhecimento a partir do interesse dos alunos, e os computadores, dentre outras mídias, eram usados como agentes no intuito de obter autonomia – o nosso ponto de chegada. Repensar a educação partindo da inserção de tecnologias e mídias - tanto de forma síncrona como assíncrona - bem como sugeri-las como um diferencial na prática pedagógica – seja na utilização de softwares educacionais como também ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo – eram propostas iniciais de nosso trabalho. Demonstraremos cada passo da evolução do curso: da abertura das inscrições até as conclusões alcançadas pelo grupo, enfocando estratégias, técnicas, teorias, atividades desenvolvidas e a atividade final apresentada pelos alunos para obtenção do certificado de conclusão. Destacaremos os critérios utilizados para evidenciar o desenvolvimento dos alunos na obtenção da autonomia, relacionado ao uso pedagógico do computador, suas dificuldades, seus avanços, os momentos de exigências de feedback e a avaliação final que pudesse demonstrar como é possível aprender a usar o computador e, ao mesmo tempo, repensar a prática pedagógica, evidenciando a importância da inserção das mídias para a melhoria da educação. |
id |
URGS_b7215f1a520c486bbd60a527cedcd2c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13080 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Carlette, Regina CéliaVicari, Rosa Maria2008-06-10T04:13:08Z2005http://hdl.handle.net/10183/13080000634210A presente dissertação aborda um projeto criado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) relacionado ao processo ensino-aprendizagem: “Aprender com Prazer”. Essa experiência foi aplicada por duas professoras multiplicadoras dessa instituição, que foi fundada para viabilizar a ação do ProInfo – Programa de Informática na Educação – de preparar as escolas para utilizarem várias tecnologias e mídias como recurso didático, sugerindo a aplicação de uma pedagogia motivadora: a pedagogia de projetos. Essa pedagogia privilegia a construção do conhecimento a partir do interesse dos alunos, e os computadores, dentre outras mídias, eram usados como agentes no intuito de obter autonomia – o nosso ponto de chegada. Repensar a educação partindo da inserção de tecnologias e mídias - tanto de forma síncrona como assíncrona - bem como sugeri-las como um diferencial na prática pedagógica – seja na utilização de softwares educacionais como também ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo – eram propostas iniciais de nosso trabalho. Demonstraremos cada passo da evolução do curso: da abertura das inscrições até as conclusões alcançadas pelo grupo, enfocando estratégias, técnicas, teorias, atividades desenvolvidas e a atividade final apresentada pelos alunos para obtenção do certificado de conclusão. Destacaremos os critérios utilizados para evidenciar o desenvolvimento dos alunos na obtenção da autonomia, relacionado ao uso pedagógico do computador, suas dificuldades, seus avanços, os momentos de exigências de feedback e a avaliação final que pudesse demonstrar como é possível aprender a usar o computador e, ao mesmo tempo, repensar a prática pedagógica, evidenciando a importância da inserção das mídias para a melhoria da educação.The present work reports an experience about a teaching-learning process named “Aprender com Prazer” (learning with pleasure). This project aimed to enable both teaching and administrative teams from Brazilian public schools to use technologies and medias as resources in the educational practice. “Aprender com Prazer” was created by the Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – educational technology nucleus - and applied by two multiplier teachers – teachers whose goal is to disseminate computer science into the pedagogy in the classroom, suggesting the application of a motivating pedagogy: the project method. This pedagogy is focused on the construction of knowledge from the students’ interests, and the computer, amongst other medias, is used as means to achieve their autonomy. Rethinking education from the insertion of technologies and medias as well as proposing them as differential in the pedagogical practice were the initial goals of this work. Every step of this experience is presented: from registration to the conclusions reached, focusing on developed strategies, techniques, theories, activities, and the final activity presented by the students in order to own their conclusion certificate. Within this process, some aspects are underlined in this paper, such as: the criteria used to accentuate the autonomy development of the students; difficulties and achievements concerned to the pedagogical use of the computer; and a final assessment demonstrating that it is possible to learn how use the computer rethinking the pedagogical practice, emphasizing the importance of the insertion of medias for the improvement of the educational system.application/pdfporConstrutivismoInformáticaConstrutivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000634210.pdf000634210.pdfTexto completoapplication/pdf969199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13080/1/000634210.pdfec6e18261f52140c661866fb760394feMD51TEXT000634210.pdf.txt000634210.pdf.txtExtracted Texttext/plain176147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13080/2/000634210.pdf.txt77d75cabdbb66fe5ccaccccc5178e5daMD52THUMBNAIL000634210.pdf.jpg000634210.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13080/3/000634210.pdf.jpg02bbe151419edef4bfb5c04aff2a2899MD5310183/130802018-10-08 08:00:09.668oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13080Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
title |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
spellingShingle |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa Carlette, Regina Célia Construtivismo Informática |
title_short |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
title_full |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
title_fullStr |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
title_full_unstemmed |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
title_sort |
Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa |
author |
Carlette, Regina Célia |
author_facet |
Carlette, Regina Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlette, Regina Célia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
contributor_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Informática |
topic |
Construtivismo Informática |
description |
A presente dissertação aborda um projeto criado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) relacionado ao processo ensino-aprendizagem: “Aprender com Prazer”. Essa experiência foi aplicada por duas professoras multiplicadoras dessa instituição, que foi fundada para viabilizar a ação do ProInfo – Programa de Informática na Educação – de preparar as escolas para utilizarem várias tecnologias e mídias como recurso didático, sugerindo a aplicação de uma pedagogia motivadora: a pedagogia de projetos. Essa pedagogia privilegia a construção do conhecimento a partir do interesse dos alunos, e os computadores, dentre outras mídias, eram usados como agentes no intuito de obter autonomia – o nosso ponto de chegada. Repensar a educação partindo da inserção de tecnologias e mídias - tanto de forma síncrona como assíncrona - bem como sugeri-las como um diferencial na prática pedagógica – seja na utilização de softwares educacionais como também ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo – eram propostas iniciais de nosso trabalho. Demonstraremos cada passo da evolução do curso: da abertura das inscrições até as conclusões alcançadas pelo grupo, enfocando estratégias, técnicas, teorias, atividades desenvolvidas e a atividade final apresentada pelos alunos para obtenção do certificado de conclusão. Destacaremos os critérios utilizados para evidenciar o desenvolvimento dos alunos na obtenção da autonomia, relacionado ao uso pedagógico do computador, suas dificuldades, seus avanços, os momentos de exigências de feedback e a avaliação final que pudesse demonstrar como é possível aprender a usar o computador e, ao mesmo tempo, repensar a prática pedagógica, evidenciando a importância da inserção das mídias para a melhoria da educação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-06-10T04:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13080 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000634210 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13080 |
identifier_str_mv |
000634210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13080/1/000634210.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13080/2/000634210.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13080/3/000634210.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec6e18261f52140c661866fb760394fe 77d75cabdbb66fe5ccaccccc5178e5da 02bbe151419edef4bfb5c04aff2a2899 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085120100532224 |