Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lisiane Alonço de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242226
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao Ensino de História e a formação continuada a partir da pesquisa de campo e da experiência de elaboração e aplicação de oficinas intituladas Histórias para quem ensina História. A problemática se manteve na investigação sobre como as professoras das turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental constroem seus planejamentos ao propor o ensino da “Revolução Farroupilha” tendo por base o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho, bem como indagar quais são as principais ferramentas utilizadas por elas para um aprendizado significativo a fim de que não se reproduza apenas um entendimento mítico do passado e seja possível construir um olhar para aqueles que foram excluídos da história. Para responder a tal questionamento, foi necessário um estudo de caso afim de dialogar com as professoras acerca de suas formações, dos conhecimentos construídos sobre Ensino de História e sobre suas práticas docentes quanto ao ensino da Guerra dos Farrapos. Na sequência foram realizadas as oficinas com as professoras para identificar quais são as ferramentas de pesquisa mais indicadas e as metodologias possíveis para um aprendizado significativo sobre a história da Guerra dos Farrapos nas turmas das séries iniciais e que características do ensino de história são desejáveis para que os alunos construam um entendimento que leve em consideração os excluídos da história. Os resultados levaram à construção de um material didático colaborativo com planejamentos desenvolvidos pelas professoras para que seja compartilhado e contribua com um novo olhar para as aulas de História nas séries iniciais.
id URGS_b7f8da847ed706f908488c5ae19fb518
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242226
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Medeiros, Lisiane Alonço deWasserman, Claudia2022-07-12T04:48:56Z2022http://hdl.handle.net/10183/242226001145214Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao Ensino de História e a formação continuada a partir da pesquisa de campo e da experiência de elaboração e aplicação de oficinas intituladas Histórias para quem ensina História. A problemática se manteve na investigação sobre como as professoras das turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental constroem seus planejamentos ao propor o ensino da “Revolução Farroupilha” tendo por base o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho, bem como indagar quais são as principais ferramentas utilizadas por elas para um aprendizado significativo a fim de que não se reproduza apenas um entendimento mítico do passado e seja possível construir um olhar para aqueles que foram excluídos da história. Para responder a tal questionamento, foi necessário um estudo de caso afim de dialogar com as professoras acerca de suas formações, dos conhecimentos construídos sobre Ensino de História e sobre suas práticas docentes quanto ao ensino da Guerra dos Farrapos. Na sequência foram realizadas as oficinas com as professoras para identificar quais são as ferramentas de pesquisa mais indicadas e as metodologias possíveis para um aprendizado significativo sobre a história da Guerra dos Farrapos nas turmas das séries iniciais e que características do ensino de história são desejáveis para que os alunos construam um entendimento que leve em consideração os excluídos da história. Os resultados levaram à construção de um material didático colaborativo com planejamentos desenvolvidos pelas professoras para que seja compartilhado e contribua com um novo olhar para as aulas de História nas séries iniciais.This research had as goal think about pedagogical practice of elementary school early grades regarding history teaching and the continuous education from field research and from the elaboration and application experience of workshops entitled Stories to those who teaches history. The problematic kept on the investigation about how early grades teachers do their planning when proposing the teaching of “Ragamuffin Revolution” having as reference what is proposed on the Brazilian common national curriculum base and Rio Grande do Sul’s curricular framework, as well as inquire what are the main tools used by them for meaningful learning so that a mythical understanding of the past is not reproduced and to build a look for those that have been excluded in history. To answer that question, a case study was necessary aiming at dialog with teacher about their formations, knowledges built about history teaching and their Ragamuffin War teaching practices. After that, workshops were held with the teachers to identify what are the most indicated research tools and the possible methods to a significant apprenticeship about Ragamuffin War history in elementary school early grades and what characteristics of history teaching are desirable so the students can create an understanding that take into account the excluded from history. The results led to the construction of a didactic collaborative material with plans developed by the teachers so it can be shared and help with a new look to early grades history classes.application/pdfporGuerra dos FarraposEnsino de históriaEnsino fundamental : Séries iniciaisPráticas pedagógicasHistory TeachingElementary School Early GradesPedagogical PracticesRagamuffin WarHistórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farraposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145214.pdf.txt001145214.pdf.txtExtracted Texttext/plain264574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242226/2/001145214.pdf.txt9e83b0e89e9abc07fe19ec24306faf22MD52ORIGINAL001145214.pdfTexto completoapplication/pdf14689994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242226/1/001145214.pdf520693cd01971f11f5f8de21e9c16a48MD5110183/2422262022-07-13 04:53:15.801195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-13T07:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
title Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
spellingShingle Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
Medeiros, Lisiane Alonço de
Guerra dos Farrapos
Ensino de história
Ensino fundamental : Séries iniciais
Práticas pedagógicas
History Teaching
Elementary School Early Grades
Pedagogical Practices
Ragamuffin War
title_short Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
title_full Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
title_fullStr Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
title_full_unstemmed Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
title_sort Histórias de tias profes que contam ensinam histórias: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos
author Medeiros, Lisiane Alonço de
author_facet Medeiros, Lisiane Alonço de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Lisiane Alonço de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wasserman, Claudia
contributor_str_mv Wasserman, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra dos Farrapos
Ensino de história
Ensino fundamental : Séries iniciais
Práticas pedagógicas
topic Guerra dos Farrapos
Ensino de história
Ensino fundamental : Séries iniciais
Práticas pedagógicas
History Teaching
Elementary School Early Grades
Pedagogical Practices
Ragamuffin War
dc.subject.eng.fl_str_mv History Teaching
Elementary School Early Grades
Pedagogical Practices
Ragamuffin War
description Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao Ensino de História e a formação continuada a partir da pesquisa de campo e da experiência de elaboração e aplicação de oficinas intituladas Histórias para quem ensina História. A problemática se manteve na investigação sobre como as professoras das turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental constroem seus planejamentos ao propor o ensino da “Revolução Farroupilha” tendo por base o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho, bem como indagar quais são as principais ferramentas utilizadas por elas para um aprendizado significativo a fim de que não se reproduza apenas um entendimento mítico do passado e seja possível construir um olhar para aqueles que foram excluídos da história. Para responder a tal questionamento, foi necessário um estudo de caso afim de dialogar com as professoras acerca de suas formações, dos conhecimentos construídos sobre Ensino de História e sobre suas práticas docentes quanto ao ensino da Guerra dos Farrapos. Na sequência foram realizadas as oficinas com as professoras para identificar quais são as ferramentas de pesquisa mais indicadas e as metodologias possíveis para um aprendizado significativo sobre a história da Guerra dos Farrapos nas turmas das séries iniciais e que características do ensino de história são desejáveis para que os alunos construam um entendimento que leve em consideração os excluídos da história. Os resultados levaram à construção de um material didático colaborativo com planejamentos desenvolvidos pelas professoras para que seja compartilhado e contribua com um novo olhar para as aulas de História nas séries iniciais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T04:48:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242226
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145214
url http://hdl.handle.net/10183/242226
identifier_str_mv 001145214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242226/2/001145214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242226/1/001145214.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e83b0e89e9abc07fe19ec24306faf22
520693cd01971f11f5f8de21e9c16a48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085588959756288