Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carlos Wagner Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272128
Resumo: Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do pesquisador em relação à educação científica para a construção de uma Educação Integral. Assim, teve como propósito investigar, mapear, caracterizar documentos históricos, cartas e discursos de Anísio Teixeira, no período de 1924 a 1971, a partir de uma análise e perspectiva histórica, além do Espírito Científico presente na obra do educador. O estudo buscou compreender e analisar a formação histórica e a construção da educação e da ciência brasileira, suas contradições, privilégios e luta por uma escola democrática, pública, laica e universal. Em um segundo momento, tentamos promover um diálogo entre Anísio Teixeira e reflexões de Dewey, Paulo Freire e teóricos da Educação Científica e Educação Integral. A nossa pesquisa tem como norteadores da aproximação com o campo de estudos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; construção do estado do conhecimento; coleta dos dados na perspectiva da pesquisa documental. Assim, buscou-se fazer o estado do conhecimento sobre Anísio Teixeira e a educação integral, assim como tentar compreender como os autores vêm tratando o tema em dissertações, teses e artigos. Bem como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos, para entender conceitos Educação Científica, em territórios educativos interligados à Educação Integral. Ao final concluímos que o espírito científico de Anísio e dos autores aqui analisados são fundamentais para revisitar e repensar a educação integral e científica.
id URGS_b8081599f3fc6e3d7c95f59f34af69ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272128
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Araújo, Carlos Wagner CostaMoll, Jaqueline2024-02-22T05:01:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/272128001196447Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do pesquisador em relação à educação científica para a construção de uma Educação Integral. Assim, teve como propósito investigar, mapear, caracterizar documentos históricos, cartas e discursos de Anísio Teixeira, no período de 1924 a 1971, a partir de uma análise e perspectiva histórica, além do Espírito Científico presente na obra do educador. O estudo buscou compreender e analisar a formação histórica e a construção da educação e da ciência brasileira, suas contradições, privilégios e luta por uma escola democrática, pública, laica e universal. Em um segundo momento, tentamos promover um diálogo entre Anísio Teixeira e reflexões de Dewey, Paulo Freire e teóricos da Educação Científica e Educação Integral. A nossa pesquisa tem como norteadores da aproximação com o campo de estudos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; construção do estado do conhecimento; coleta dos dados na perspectiva da pesquisa documental. Assim, buscou-se fazer o estado do conhecimento sobre Anísio Teixeira e a educação integral, assim como tentar compreender como os autores vêm tratando o tema em dissertações, teses e artigos. Bem como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos, para entender conceitos Educação Científica, em territórios educativos interligados à Educação Integral. Ao final concluímos que o espírito científico de Anísio e dos autores aqui analisados são fundamentais para revisitar e repensar a educação integral e científica.This research aims to present and discuss the relationships between Anísio Teixeira and scientific education: bases for integral education and the project for the formation of the Brazilian nation. It is born from the journey, restlessness, and actions of the researcher in relation to scientific education for the construction of an Integral Education. Thus, its purpose was to investigate, map, characterize historical documents, letters and speeches by Anísio Teixeira, from 1924 to 1971, from an analysis and historical perspective, in addition to the Scientific Spirit present in the educator's work. The study sought to understand and analyze the historical formation and construction of Brazilian education and science, its contradictions, privileges and struggle for a democratic, public, secular and universal school. In a second moment, we tried to promote a dialogue between Anísio Teixeira and reflections by Dewey, Paulo Freire and theorists of Scientific Education and Integral Education. Our research is guided by the following methodological procedures: bibliographic review; construction of the state of knowledge; data collection from the perspective of documentary research. Thus, we sought to assess the state of knowledge about Anísio Teixeira and integral education, as well as trying to understand how authors have been treating the topic in dissertations, theses and articles. As well as interfaces, theoretical and methodological developments, to understand Scientific Education concepts, in educational territories linked to Integral Education. In the end, we conclude that the scientific spirit of Anísio and the authors analyzed here are fundamental to revisit and rethink integral and scientific education.application/pdfporEducação científicaTeixeira, Anísio, 1900-1971Educação integralAprendizagem significativaScientific educationIntegral educationAnísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196447.pdf.txt001196447.pdf.txtExtracted Texttext/plain484800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272128/2/001196447.pdf.txt3c0c4d8ae0eeb7d24eb1b1dff7bf4be1MD52ORIGINAL001196447.pdfTexto completoapplication/pdf3001060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272128/1/001196447.pdf1120a926aba00a2344e3fc494d591ee6MD5110183/2721282024-02-23 05:03:38.408478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-23T08:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
title Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
spellingShingle Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
Araújo, Carlos Wagner Costa
Educação científica
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Educação integral
Aprendizagem significativa
Scientific education
Integral education
title_short Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
title_full Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
title_fullStr Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
title_full_unstemmed Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
title_sort Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
author Araújo, Carlos Wagner Costa
author_facet Araújo, Carlos Wagner Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carlos Wagner Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
contributor_str_mv Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Educação integral
Aprendizagem significativa
topic Educação científica
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Educação integral
Aprendizagem significativa
Scientific education
Integral education
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific education
Integral education
description Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do pesquisador em relação à educação científica para a construção de uma Educação Integral. Assim, teve como propósito investigar, mapear, caracterizar documentos históricos, cartas e discursos de Anísio Teixeira, no período de 1924 a 1971, a partir de uma análise e perspectiva histórica, além do Espírito Científico presente na obra do educador. O estudo buscou compreender e analisar a formação histórica e a construção da educação e da ciência brasileira, suas contradições, privilégios e luta por uma escola democrática, pública, laica e universal. Em um segundo momento, tentamos promover um diálogo entre Anísio Teixeira e reflexões de Dewey, Paulo Freire e teóricos da Educação Científica e Educação Integral. A nossa pesquisa tem como norteadores da aproximação com o campo de estudos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; construção do estado do conhecimento; coleta dos dados na perspectiva da pesquisa documental. Assim, buscou-se fazer o estado do conhecimento sobre Anísio Teixeira e a educação integral, assim como tentar compreender como os autores vêm tratando o tema em dissertações, teses e artigos. Bem como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos, para entender conceitos Educação Científica, em territórios educativos interligados à Educação Integral. Ao final concluímos que o espírito científico de Anísio e dos autores aqui analisados são fundamentais para revisitar e repensar a educação integral e científica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-22T05:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272128
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196447
url http://hdl.handle.net/10183/272128
identifier_str_mv 001196447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272128/2/001196447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272128/1/001196447.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c0c4d8ae0eeb7d24eb1b1dff7bf4be1
1120a926aba00a2344e3fc494d591ee6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085639556694016