Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Roberto Cabral de Mello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/53149
Resumo: Este trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. Adultos idosos têm algumas limitações, têm dificuldades para operar os equipamentos e têm um comportamento particular a respeito do uso de algumas Tecnologias de Informação e Comunicação. Este estudo mostra como os adultos de idade mais avançada estão usando essas Tecnologias de Informação e Comunicação, suas dificuldades, seus sentimentos a respeito, suas expectativas e como eles estão obtendo algum aprendizado auxiliado por estas tecnologias e seus benefícios para sua qualidade de vida. Para designar este grupo de adultos, que abrange a 3ª idade e mais um segmento de idade imediatamente abaixo, foi criada a expressão "Adulto de Idade Avançada" (55 a 90 anos). Para que se possam quantificar as formas, intensidade de uso e dificuldades no uso foi criado um índice que mede o quanto e como estes adultos estão usando de cada tecnologia, permitindo assim uma comparação e classificação. Através desse índice podem-se determinar estatisticamente quais variáveis influenciam ou não o uso das tecnologias e inferir perfil e comportamento da população estudada. Conhecido este perfil pode-se fazer recomendações e associações de tecnologias com tipos de atividades que possam promover algum tipo de aprendizado para estes usuários e com isto lhes adicionar um componente a mais de qualidade de vida.
id URGS_b8ae10c4188be03cb820a465454c3c9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/53149
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Borges, Roberto Cabral de MelloLima, Jose Valdeni deReategui, Eliseo Berni2012-07-24T01:34:09Z2012http://hdl.handle.net/10183/53149000852330Este trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. Adultos idosos têm algumas limitações, têm dificuldades para operar os equipamentos e têm um comportamento particular a respeito do uso de algumas Tecnologias de Informação e Comunicação. Este estudo mostra como os adultos de idade mais avançada estão usando essas Tecnologias de Informação e Comunicação, suas dificuldades, seus sentimentos a respeito, suas expectativas e como eles estão obtendo algum aprendizado auxiliado por estas tecnologias e seus benefícios para sua qualidade de vida. Para designar este grupo de adultos, que abrange a 3ª idade e mais um segmento de idade imediatamente abaixo, foi criada a expressão "Adulto de Idade Avançada" (55 a 90 anos). Para que se possam quantificar as formas, intensidade de uso e dificuldades no uso foi criado um índice que mede o quanto e como estes adultos estão usando de cada tecnologia, permitindo assim uma comparação e classificação. Através desse índice podem-se determinar estatisticamente quais variáveis influenciam ou não o uso das tecnologias e inferir perfil e comportamento da população estudada. Conhecido este perfil pode-se fazer recomendações e associações de tecnologias com tipos de atividades que possam promover algum tipo de aprendizado para estes usuários e com isto lhes adicionar um componente a mais de qualidade de vida.This work researches the use of Information and Communication Technologies that are used by advanced age adults. The main purpose is to study the usage of those technologies for educational purposes. Older adults have some limitations, have difficulties to operate the devices and have a particular behavior about the use of some modern technologies. This study shows how the seniors are using these technologies, the difficulties they felt, their expectations and how they are getting some learning helped by the technologies and its benefits to their life quality. To designate this adult group, that covers the third age and one more age segment, immediatelly below, was created the expression "Advanced Age Adult" (55 to 59 years). In order to be able to quantify the kinds, intensity of use and difficulties in using was created an index that measures how much and how these adults are using each technology, thus allowing a comparison and classification. Through this index can be determined statistically which factors influence whether or not the use of technologies and inferred profile and behavior of the population studied. Known this profile can make recommendations and associations with technology types of activities that can promote some kind of learning for these users and by this, they can add one more component to their quality of life.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Terceira idadeInformation and communication technologies (ICT)EducationThird ageDemographyLearningUso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000852330.pdf000852330.pdfTexto completoapplication/pdf1454572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53149/1/000852330.pdfd26ca851cdb7036872182db68940bb71MD51TEXT000852330.pdf.txt000852330.pdf.txtExtracted Texttext/plain357662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53149/2/000852330.pdf.txtccdfb54814d2d0f9efc42c75e583118dMD52THUMBNAIL000852330.pdf.jpg000852330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53149/3/000852330.pdf.jpgc603fca3c396b9ac2b863e64a95b8b27MD5310183/531492018-10-15 07:56:52.875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/53149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:56:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
title Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
spellingShingle Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
Borges, Roberto Cabral de Mello
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Terceira idade
Information and communication technologies (ICT)
Education
Third age
Demography
Learning
title_short Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
title_full Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
title_fullStr Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
title_full_unstemmed Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
title_sort Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
author Borges, Roberto Cabral de Mello
author_facet Borges, Roberto Cabral de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Roberto Cabral de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Lima, Jose Valdeni de
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Terceira idade
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Terceira idade
Information and communication technologies (ICT)
Education
Third age
Demography
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies (ICT)
Education
Third age
Demography
Learning
description Este trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. Adultos idosos têm algumas limitações, têm dificuldades para operar os equipamentos e têm um comportamento particular a respeito do uso de algumas Tecnologias de Informação e Comunicação. Este estudo mostra como os adultos de idade mais avançada estão usando essas Tecnologias de Informação e Comunicação, suas dificuldades, seus sentimentos a respeito, suas expectativas e como eles estão obtendo algum aprendizado auxiliado por estas tecnologias e seus benefícios para sua qualidade de vida. Para designar este grupo de adultos, que abrange a 3ª idade e mais um segmento de idade imediatamente abaixo, foi criada a expressão "Adulto de Idade Avançada" (55 a 90 anos). Para que se possam quantificar as formas, intensidade de uso e dificuldades no uso foi criado um índice que mede o quanto e como estes adultos estão usando de cada tecnologia, permitindo assim uma comparação e classificação. Através desse índice podem-se determinar estatisticamente quais variáveis influenciam ou não o uso das tecnologias e inferir perfil e comportamento da população estudada. Conhecido este perfil pode-se fazer recomendações e associações de tecnologias com tipos de atividades que possam promover algum tipo de aprendizado para estes usuários e com isto lhes adicionar um componente a mais de qualidade de vida.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-07-24T01:34:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/53149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000852330
url http://hdl.handle.net/10183/53149
identifier_str_mv 000852330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53149/1/000852330.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53149/2/000852330.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53149/3/000852330.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d26ca851cdb7036872182db68940bb71
ccdfb54814d2d0f9efc42c75e583118d
c603fca3c396b9ac2b863e64a95b8b27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309018740129792