Gestação e saúde bucal como encontro para a integralidade : o que nos dizem as gestantes de um município gaúcho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rose Mari
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275797
Resumo: Os cuidados com a saúde bucal da gestante são importantes durante o acompanhamento do pré-natal e têm reflexos na saúde do bebê. A integralidade do cuidado é direito à saúde previsto na Constituição. O objetivo geral dessa pesquisa foi de analisar a integralidade do cuidado em saúde bucal no pré-natal, a partir das informações sobre cuidado relatadas pelas gestantes. A pesquisa teve delineamento qualitativo e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de produção de dados foram questionário de identificação sociodemográfica, entrevistas com roteiro semiestruturado e anotações em caderno de campo. Os dados foram tratados utilizando-se a análise temática com a construção de categorias teóricas e empíricas. As entrevistas aconteceram no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Foram entrevistadas 7 mulheres, sendo 4 mulheres negras (pretas e pardas), 2 mulheres brancas e uma mulher indígena, moradoras em Alvorada/RS. Mais de 50% das gestantes havia finalizado o ensino médio e apresentava renda mensal de até R$ 2.090,00. Os resultados apontaram que não foram ofertadas consultas odontológicas para 86% das gestantes. O medo de submeter-se a tratamento odontológico com uso de anestesia dentária durante a gestação foi constante nos resultados e teve origem em informações obtivas e/ou não esclarecidas nos atendimentos prévios. Metade das gestantes negras relatou sofrer violência obstétrica e todas as entrevistadas manifestaram medo em não poder ter acompanhante no parto devido à pandemia da COVID-19. Foi evidenciado que a consulta odontológica ainda não se constitui como rotina no pré-natal, o que acarreta déficits à integralidade. Considerou-se importante realizar programas de educação permanente em saúde para profissionais, enfocando as orientações de saúde bucal às gestantes no pré-natal e a equidade étnico-racial. A pesquisa gerou também uma cartilha com informações para as gestantes e uma proposta de educação permanente para profissionais de saúde.
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Foram entrevistadas 7 mulheres, sendo 4 mulheres negras (pretas e pardas), 2 mulheres brancas e uma mulher indígena, moradoras em Alvorada/RS. Mais de 50% das gestantes havia finalizado o ensino médio e apresentava renda mensal de até R$ 2.090,00. Os resultados apontaram que não foram ofertadas consultas odontológicas para 86% das gestantes. O medo de submeter-se a tratamento odontológico com uso de anestesia dentária durante a gestação foi constante nos resultados e teve origem em informações obtivas e/ou não esclarecidas nos atendimentos prévios. Metade das gestantes negras relatou sofrer violência obstétrica e todas as entrevistadas manifestaram medo em não poder ter acompanhante no parto devido à pandemia da COVID-19. Foi evidenciado que a consulta odontológica ainda não se constitui como rotina no pré-natal, o que acarreta déficits à integralidade. Considerou-se importante realizar programas de educação permanente em saúde para profissionais, enfocando as orientações de saúde bucal às gestantes no pré-natal e a equidade étnico-racial. A pesquisa gerou também uma cartilha com informações para as gestantes e uma proposta de educação permanente para profissionais de saúde.Care for the oral health of pregnant women is important during prenatal care and has an impact on the baby's health. Comprehensive care is the right to health provided for in the Constitution. The general objective of this research was to analyze the integrality of oral health care in prenatal care, based on information about care reported by pregnant women. The research had a qualitative design and approval by the Research Ethics Committee of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. The data production instruments were a sociodemographic identification questionnaire, interviews with a semi-structured script and notes in a field notebook. Data were treated using thematic analysis with the construction of theoretical and empirical categories. The interviews took place from December 2020 to February 2021. Seven women were interviewed, 4 black women (black and brown), 2 white women and an indigenous woman, living in Alvorada/RS. More than 50% of pregnant women had completed high school and had a monthly income of up to R$2,090.00. The results showed that no dental appointments were offered to 86% of the pregnant women. The fear of undergoing dental treatment with the use of dental anesthesia during pregnancy was constant in the results and originated from information that was obtained and/or not clarified in previous appointments. Half of the black pregnant women reported suffering obstetric violence and all interviewees expressed fear of not being able to have a companion during childbirth due to the COVID-19 pandemic. It was evidenced that the dental appointment is not yet a routine in prenatal care with deficits in integrality. It has been emphasized that odontological appointments were not part of pregnant women’s pre-natal routine and has a severe deficit on its integrality. It was considered important to carry out programs addressing continuing education in health, with a focus on oral health guidelines for pregnant women during prenatal care and also the approach of ethnic-racial equity.application/pdfporGestantesOdontologiaIntegralidade em saúdePregnant womenOdontologyOdontological treatmentIntegrality and healthGestação e saúde bucal como encontro para a integralidade : o que nos dizem as gestantes de um município gaúchoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205635.pdf.txt001205635.pdf.txtExtracted Texttext/plain292805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275797/2/001205635.pdf.txt80f3c0723858a3899715207545e0b306MD52ORIGINAL001205635.pdfTexto completoapplication/pdf5103489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275797/1/001205635.pdf52a23cf02877d93e8e81a42add1055beMD5110183/2757972024-06-14 06:45:03.280232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-06-14T09:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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