STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Aline Lima dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276328
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada.
id URGS_ba095c2773c61b40a0782981b241c02e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276328
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Anjos, Aline Lima dosPizzato, Michelle Camara2024-07-16T05:56:45Z2023http://hdl.handle.net/10183/276328001205610Esta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada.This research sought to analyze how education based on STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) can contribute to learning in science teaching for Basic Education students, analyzing its limits on learning possibilities, based on the topic of polymers and biopolymers. To this end, a distance extension course was offered to students enrolled in Integrated High School courses at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. The course's didactic proposal encompassed knowledge about polymers and biopolymers, article analysis, case study and creation of a project by them. The answers to prior knowledge questionnaires and other textual productions prepared during the course, in addition to class recordings, were used as data. Data analysis was based on discursive textual analysis. To evaluate the results obtained, analysis categories were created: sciences (chemistry and biology), technology, engineering, mathematics, environmental knowledge and socio-scientific knowledge. The categories were evaluated during the activities proposed for students, where we can conclude that the didactic proposal based on STEM teaching promotes satisfactory results for science teaching, in the sense of developing scientific, technological, mathematical, socio-scientific and environmental knowledge to a greater or greater extent. lesser degree depending on the type of activity carried out.application/pdfporEnsino de ciênciasPolímerosBiopolímerosSTEMBiopolymersPolymersScience educationSTEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205610.pdf.txt001205610.pdf.txtExtracted Texttext/plain151178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/2/001205610.pdf.txt35e2fbc7fd297de12c1924142d864089MD52ORIGINAL001205610.pdfTexto completoapplication/pdf2770959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/1/001205610.pdf22e622c44294ce0bc8dcb3b037485283MD5110183/2763282024-07-17 05:36:53.666926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-17T08:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
title STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
spellingShingle STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
Anjos, Aline Lima dos
Ensino de ciências
Polímeros
Biopolímeros
STEM
Biopolymers
Polymers
Science education
title_short STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
title_full STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
title_fullStr STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
title_full_unstemmed STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
title_sort STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
author Anjos, Aline Lima dos
author_facet Anjos, Aline Lima dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Aline Lima dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pizzato, Michelle Camara
contributor_str_mv Pizzato, Michelle Camara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Polímeros
Biopolímeros
topic Ensino de ciências
Polímeros
Biopolímeros
STEM
Biopolymers
Polymers
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv STEM
Biopolymers
Polymers
Science education
description Esta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-16T05:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276328
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001205610
url http://hdl.handle.net/10183/276328
identifier_str_mv 001205610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/2/001205610.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/1/001205610.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e2fbc7fd297de12c1924142d864089
22e622c44294ce0bc8dcb3b037485283
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085645118341120