STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276328 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada. |
id |
URGS_ba095c2773c61b40a0782981b241c02e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276328 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Anjos, Aline Lima dosPizzato, Michelle Camara2024-07-16T05:56:45Z2023http://hdl.handle.net/10183/276328001205610Esta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada.This research sought to analyze how education based on STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) can contribute to learning in science teaching for Basic Education students, analyzing its limits on learning possibilities, based on the topic of polymers and biopolymers. To this end, a distance extension course was offered to students enrolled in Integrated High School courses at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. The course's didactic proposal encompassed knowledge about polymers and biopolymers, article analysis, case study and creation of a project by them. The answers to prior knowledge questionnaires and other textual productions prepared during the course, in addition to class recordings, were used as data. Data analysis was based on discursive textual analysis. To evaluate the results obtained, analysis categories were created: sciences (chemistry and biology), technology, engineering, mathematics, environmental knowledge and socio-scientific knowledge. The categories were evaluated during the activities proposed for students, where we can conclude that the didactic proposal based on STEM teaching promotes satisfactory results for science teaching, in the sense of developing scientific, technological, mathematical, socio-scientific and environmental knowledge to a greater or greater extent. lesser degree depending on the type of activity carried out.application/pdfporEnsino de ciênciasPolímerosBiopolímerosSTEMBiopolymersPolymersScience educationSTEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205610.pdf.txt001205610.pdf.txtExtracted Texttext/plain151178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/2/001205610.pdf.txt35e2fbc7fd297de12c1924142d864089MD52ORIGINAL001205610.pdfTexto completoapplication/pdf2770959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/1/001205610.pdf22e622c44294ce0bc8dcb3b037485283MD5110183/2763282024-07-17 05:36:53.666926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-17T08:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
title |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
spellingShingle |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros Anjos, Aline Lima dos Ensino de ciências Polímeros Biopolímeros STEM Biopolymers Polymers Science education |
title_short |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
title_full |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
title_fullStr |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
title_full_unstemmed |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
title_sort |
STEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímeros |
author |
Anjos, Aline Lima dos |
author_facet |
Anjos, Aline Lima dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Aline Lima dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pizzato, Michelle Camara |
contributor_str_mv |
Pizzato, Michelle Camara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Polímeros Biopolímeros |
topic |
Ensino de ciências Polímeros Biopolímeros STEM Biopolymers Polymers Science education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
STEM Biopolymers Polymers Science education |
description |
Esta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-16T05:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276328 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001205610 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276328 |
identifier_str_mv |
001205610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/2/001205610.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276328/1/001205610.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35e2fbc7fd297de12c1924142d864089 22e622c44294ce0bc8dcb3b037485283 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085645118341120 |