Os santos da casa : cotidiano e vivência religiosa do bairro Flor do Dia em Alto Longá-Piauí (1974-2020)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249807 |
Resumo: | Esta tese é sobre o universo de relações que informam, legitimam e mantêm as práticas religiosas no bairro Flor do Dia em Alto Longá-PI. O Bairro foi construído a partir dos deslocamentos de famílias da zona rural do município. Os primeiros moradores carregaram consigo suas formas de viver, sobretudo os elementos religiosos. Ao longo do tempo, as práticas religiosas, fizeram com que o lugar se destacasse por causa das práticas devocionais dos habitantes. Essas práticas eram permeadas por uma espécie de autonomia leiga, exercida tanto de forma coletiva quanto nas cerimônias realizadas na capela de São Miguel Arcanjo, templo religioso católico do bairro, construído em 2007. Essas relações permitem construir o principal problema de pesquisa, qual seja: como os sujeitos pensam e vivem o religioso? Para tal se desenha a hipótese de que são as práticas religiosas, iniciadas com uma promessa, que funcionam como base para a ampliação do número dessas manifestações e que isso formou uma rede de protagonismo e solidariedade feminina. A tese consiste em defender que as mulheres são fundamentais para a continuidade das práticas religiosas no bairro a partir do uso, da criação e da reinvenção dessas práticas em favor da manutenção ou ressignificação do espaço religioso que ligam os sujeitos entre si e com o bairro. O recorte cronológico, de 1974 a 2020, justifica-se pelo tempo da experiência em ações religiosas individuais e coletivas. O tempo da pesquisa engloba desde o início dos terços rezados por Antônio Pequeno à multiplicação de famílias que passaram a realizar cerimônias similares à construção do templo. As fontes utilizadas foram narrativas orais, fotografias, caderno de campo, caderno de rezas, documentos oficiais do município, como: Plano Diretor do Município de Alto Longá, leis e demarcação de território. A tese se divide em três capítulos. O primeiro capítulo se dedica a construir uma narrativa sobre bairro, sua relação com a cidade e destacar a figura de Antônio Pequeno como um dos sujeitos que auxiliam na criação do espaço religioso. No capítulo dois analiso as práticas devocionais do bairro utilizado da etnografia realizada naquele espaço e com aquelas pessoas. O último capítulo é sobre a vida das mulheres do bairro e sobre a construção da rede de solidariedade e laços de cooperação local. A conclusão é que os moradores utilizam da religiosidade para prover suas necessidades materiais e para construir uma rede de ajuda mútua. Além disso, concluí que decisões individuais e coletiva criaram o espaço e as práticas religiosas do bairro e que essas práticas assim se mantém por causa da ação de mulheres, como Augusta, Raimunda, Raimundinha e Zefinha. |
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Morais, Marluce Lima deTeixeira, Igor Salomão2022-10-07T04:51:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/249807001150382Esta tese é sobre o universo de relações que informam, legitimam e mantêm as práticas religiosas no bairro Flor do Dia em Alto Longá-PI. O Bairro foi construído a partir dos deslocamentos de famílias da zona rural do município. Os primeiros moradores carregaram consigo suas formas de viver, sobretudo os elementos religiosos. Ao longo do tempo, as práticas religiosas, fizeram com que o lugar se destacasse por causa das práticas devocionais dos habitantes. Essas práticas eram permeadas por uma espécie de autonomia leiga, exercida tanto de forma coletiva quanto nas cerimônias realizadas na capela de São Miguel Arcanjo, templo religioso católico do bairro, construído em 2007. Essas relações permitem construir o principal problema de pesquisa, qual seja: como os sujeitos pensam e vivem o religioso? Para tal se desenha a hipótese de que são as práticas religiosas, iniciadas com uma promessa, que funcionam como base para a ampliação do número dessas manifestações e que isso formou uma rede de protagonismo e solidariedade feminina. A tese consiste em defender que as mulheres são fundamentais para a continuidade das práticas religiosas no bairro a partir do uso, da criação e da reinvenção dessas práticas em favor da manutenção ou ressignificação do espaço religioso que ligam os sujeitos entre si e com o bairro. O recorte cronológico, de 1974 a 2020, justifica-se pelo tempo da experiência em ações religiosas individuais e coletivas. O tempo da pesquisa engloba desde o início dos terços rezados por Antônio Pequeno à multiplicação de famílias que passaram a realizar cerimônias similares à construção do templo. As fontes utilizadas foram narrativas orais, fotografias, caderno de campo, caderno de rezas, documentos oficiais do município, como: Plano Diretor do Município de Alto Longá, leis e demarcação de território. A tese se divide em três capítulos. O primeiro capítulo se dedica a construir uma narrativa sobre bairro, sua relação com a cidade e destacar a figura de Antônio Pequeno como um dos sujeitos que auxiliam na criação do espaço religioso. No capítulo dois analiso as práticas devocionais do bairro utilizado da etnografia realizada naquele espaço e com aquelas pessoas. O último capítulo é sobre a vida das mulheres do bairro e sobre a construção da rede de solidariedade e laços de cooperação local. A conclusão é que os moradores utilizam da religiosidade para prover suas necessidades materiais e para construir uma rede de ajuda mútua. Além disso, concluí que decisões individuais e coletiva criaram o espaço e as práticas religiosas do bairro e que essas práticas assim se mantém por causa da ação de mulheres, como Augusta, Raimunda, Raimundinha e Zefinha.In the thesis, I analyze the universe of relationships that inform, legitimize and maintain religious practices in Flor do Dia neighborhood in Alto Longá-PI. The neighborhood was built through the displacement of families from rural areas of the municipality. These first residents carried with them their ways of living, especially the traditional religious elements. Over time, religious practices made the place stand out because of the devotional practices of the inhabitants. These practices were permeated by a kind of lay autonomy, exercised both collectively and in the ceremonies held in the chapel of São Miguel Arcanjo, a Catholic religious temple in the neighborhood, built in 2007. These relations allow for the construction of the main research problem, which is: how do subjects think and live the religious? To this end, the hypothesis is drawn that it is the religious practices, initiated with a promise, that work as a basis for the expansion of the number of these manifestations and that this formed a network of female protagonism and solidarity. The thesis is to defend that women are fundamental for the continuity of religious practices in the neighborhood from the use, creation and reinvention of these practices in favor of the maintenance or resignification of the religious space that connects the subjects with each other and with the neighborhood. The chronological cut, from 1974 to 2020, is justified by the time of experience in individual and collective religious actions. The research time includes the beginning of the rosaries prayed by Antônio Pequeno to the multiplication of families that began to perform ceremonies similar to the construction of the temple. The sources used were oral narratives, photographs, field notebook, prayer book, official documents of the municipality, such as: Master Plan of the Municipality of Alto Longá, laws and demarcation of territory. The thesis is divided into three chapters. The first chapter is dedicated to build a narrative about the neighborhood, its relation with the city and to highlight the figure of Antônio Pequeno as one of the subjects who helps in the creation of the religious space. In chapter two I analyze the devotional practices of the neighborhood using the ethnography carried out in that space and with those people. The last chapter is about the lives of the women in the neighborhood and about building a network of solidarity and local cooperation ties. The conclusion is that residents use religiosity to provide for their material needs and to build a mutual aid network. Furthermore, I concluded that individual and collective decisions created the space and the religious practices of the neighborhood and that these practices are maintained because of the actions of women, like Augusta, Raimunda, Raimundinha and Zefinha.application/pdfporDevoçãoComunidadeRedes sociaisMulheresFéFeminismoHistória oralReligiosidade popularHistóriaPiauíDevotionCommunityFaith networksWomenBlack FeminismOral HistoryPopular ReligiosityAlto LongáOs santos da casa : cotidiano e vivência religiosa do bairro Flor do Dia em Alto Longá-Piauí (1974-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150382.pdf.txt001150382.pdf.txtExtracted Texttext/plain602906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249807/2/001150382.pdf.txt0c0fe4d29f3784c02eebf2c7d65334dfMD52ORIGINAL001150382.pdfTexto completoapplication/pdf4754963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249807/1/001150382.pdfcf709276ce3d740c9bb1434f88fd2976MD5110183/2498072022-10-08 05:00:45.562168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T08:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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