Metodologia de avaliação do desempenho de sistemas destinados a pontes de aderência entre concreto fresco e endurecido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170218 |
Resumo: | O presente trabalho aborda os aspectos de união de juntas de de concreto com emprego de pontes de aderência. Inicialmente são analisados os fatores intervenientes no mecanismo de aderência que afetam o funcionamento do conjunto ponte de aderência-concreto. Posteriormente, é realizada uma revisão bibliográfica dos métodos de avaliação destes produtos, tanto a nivel de desempenho quanto de caracterização. Para a avaliação da efetividade da ligação ponte de aderência-concreto são realizados ensaios experimentais de cisalhamento oblíquo com juntas em diferentes inclinações e concretos com vários niveis de resistência. As pontes de aderência utilizadas nos ensaios experimentais foram adesivos sintéticos base resina epóxi. Para a análise teórica dos resultados empregou-se a teoria de ruptura proposta por MOHR COULOMB, a qual é adequada para a verificação do reestabelecimento da monoliticidade estrutural pelas distintas pontes de aderência. Verifica-se a necessidade da realização de ensaios com diferentes inclinações de junta e substratos de caracteristicas mecânicas e fisicas similares às do concreto a ser efetivamente unido, visto terem estes fatores significativa influência sobre os resultados obtidos. |
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Masuero, Angela BorgesHelene, Paulo Roberto do Lago2017-11-10T02:25:35Z1993http://hdl.handle.net/10183/170218000011292O presente trabalho aborda os aspectos de união de juntas de de concreto com emprego de pontes de aderência. Inicialmente são analisados os fatores intervenientes no mecanismo de aderência que afetam o funcionamento do conjunto ponte de aderência-concreto. Posteriormente, é realizada uma revisão bibliográfica dos métodos de avaliação destes produtos, tanto a nivel de desempenho quanto de caracterização. Para a avaliação da efetividade da ligação ponte de aderência-concreto são realizados ensaios experimentais de cisalhamento oblíquo com juntas em diferentes inclinações e concretos com vários niveis de resistência. As pontes de aderência utilizadas nos ensaios experimentais foram adesivos sintéticos base resina epóxi. Para a análise teórica dos resultados empregou-se a teoria de ruptura proposta por MOHR COULOMB, a qual é adequada para a verificação do reestabelecimento da monoliticidade estrutural pelas distintas pontes de aderência. Verifica-se a necessidade da realização de ensaios com diferentes inclinações de junta e substratos de caracteristicas mecânicas e fisicas similares às do concreto a ser efetivamente unido, visto terem estes fatores significativa influência sobre os resultados obtidos.The significant aspects of concrete joint performance using bond agents are discussed in this work. Initially, the factors concerning the bond mechanics are analyzed focusing those relevant to the performance of the interaction between the bond agent and concrete. A literature review on methods for evaluation ot bonding products is presented in the next chapter, not only for characterization of the products but also for the performance attained. An experimental program using the slant shear test was performed for concretes with different strength levels. evaluating four epoxy resins as bond agents. The analitycal evaluation was done using the MOHR-COULOMB theory, which is adequate for validating the level of monoliticity reached. Results indicate that the joint slope and the physical mechanical properties of the concrete substract significatly influence the bond performance. Thus, concluding remarks are made on the relevance of these aspects in joint performance tests of concrete.application/pdfporConcretoTecnologiaConstrução civilMetodologia de avaliação do desempenho de sistemas destinados a pontes de aderência entre concreto fresco e endurecidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaCurso de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS1993mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000011292.pdf000011292.pdfTexto completoapplication/pdf22596669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170218/1/000011292.pdff269ac6b4857c4ee3d94eb4ec632dcaaMD51TEXT000011292.pdf.txt000011292.pdf.txtExtracted Texttext/plain267244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170218/2/000011292.pdf.txt42c396cb15a8a901835cdf9c1d8b433dMD5210183/1702182019-12-13 05:00:12.683273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-13T07:00:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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