O que nós queremos? Acessibilidade ! temas geradores de Paulo Freire como vetores da pedagogia do teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elizabeth Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224297
Resumo: A presente tese tem como um dos objetivos principais a reflexão crítica sobre as práticas artísticas que realizo como professora-artista na Escola Especial Educandário São João Batista. Essas práticas referem-se tanto as atividades ligadas à Pedagogia da Bobagem, quanto aos projetos que partem da premissa dos Temas Geradores fruto da Pedagogia de Paulo Freire (1980; 2001; 2019). Além disso, destaca-se nessa investigação a observação participante e a análise de performances criadas a partir de temas essenciais às pessoas com deficiência, levantados a partir da leitura de mundo dos alunos e que giram em torno de conceitos como acessibilidade; inclusão; deficiência; capacitismo; representatividade. O referencial teórico é embasado nos estudos das pesquisadoras Petra Kuppers (2014; 2013), Ann Cooper Albright (2012), Lleana Caballero (2011), Judith Butler (2011; 2018), Debora Diniz (2003; 2007), Anahi Guedes (2010; 2016; 2019) e Carolina Teixeira (2010; 2011). Somam-se às referências teóricas, entrevistas semiestruturadas realizadas com artistas participantes da pesquisa, ativistas atuantes, que convivem com a deficiência no seu cotidiano e trouxeram pontos de vistas essenciais para a compreensão do estudo.
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spelling Pinto, Elizabeth MedeirosSilva, Suzane Weber da2021-07-21T04:24:28Z2021http://hdl.handle.net/10183/224297001128904A presente tese tem como um dos objetivos principais a reflexão crítica sobre as práticas artísticas que realizo como professora-artista na Escola Especial Educandário São João Batista. Essas práticas referem-se tanto as atividades ligadas à Pedagogia da Bobagem, quanto aos projetos que partem da premissa dos Temas Geradores fruto da Pedagogia de Paulo Freire (1980; 2001; 2019). Além disso, destaca-se nessa investigação a observação participante e a análise de performances criadas a partir de temas essenciais às pessoas com deficiência, levantados a partir da leitura de mundo dos alunos e que giram em torno de conceitos como acessibilidade; inclusão; deficiência; capacitismo; representatividade. O referencial teórico é embasado nos estudos das pesquisadoras Petra Kuppers (2014; 2013), Ann Cooper Albright (2012), Lleana Caballero (2011), Judith Butler (2011; 2018), Debora Diniz (2003; 2007), Anahi Guedes (2010; 2016; 2019) e Carolina Teixeira (2010; 2011). Somam-se às referências teóricas, entrevistas semiestruturadas realizadas com artistas participantes da pesquisa, ativistas atuantes, que convivem com a deficiência no seu cotidiano e trouxeram pontos de vistas essenciais para a compreensão do estudo.This thesis has as one of the main objectives the critically reflect on the artistic practices that I perform as a teacher-artist at Escola Especial Educandário São João Batista. These practices refer both to activities related to the Pedagogy of Clown, as well as to projects that start from the premise of the Generative Themes resulting from Paulo Freire’s Pedagogy (1980; 2001; 2019). Other than that, participatory observation and analysis of performances created from essential themes for people with disabilities, raised from the reading of the students' world and that revolve around concepts such as accessibility; inclusion; deficiency; ableism; representativeness. The theoretical framework is based on the studies of researchers Petra Kuppers (2014; 2013), Ann Cooper Albright (2012), Lleana Caballero (2011), Judith Butler (2011; 2018), Debora Diniz (2003; 2007), Anahi Guedes (2010; 2016; 2019) and Carolina Teixeira (2010; 2011). In addition to the theoretical references, semi-structured interviews conducted with artists participating in the research, active activists, who live with the disability in their daily lives and brought essential points of view for the understanding of the study.application/pdfporDeficiênciaArtes cênicasAcessibilidadeInclusão socialDisabilityPerforming artsGenerative themesAccessibilityO que nós queremos? Acessibilidade ! temas geradores de Paulo Freire como vetores da pedagogia do teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128904.pdf.txt001128904.pdf.txtExtracted Texttext/plain412281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224297/2/001128904.pdf.txt9a4eaf7101924e826ad84532de3d4b4cMD52ORIGINAL001128904.pdfTexto completoapplication/pdf7245218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224297/1/001128904.pdfa70ba7c60ecbff1a1219340d5239058aMD5110183/2242972021-08-18 04:47:27.891565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:47:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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