A redação engaiolada : padrões lexicais e ensino de redação em cursos pré-vestibulares populares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189199 |
Resumo: | Esta tese descreve e analisa um corpus de 341 redações submetidas ao Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2014 (CVUFRGS), cuja proposta de tema foi “O meu clássico”, na qual o candidato deveria apresentar uma obra ou livro que considerasse especialmente significativo, fundamentando os motivos para a sua escolha. A partir desse corpus, pelos pontos de vista dos Estudos do Léxico, da Linguística Textual, da Linguística de Corpus (LC) e da Linguística Computacional (LCOMP), depreendem-se padrões léxico-sintáticos correspondentes a três faixas de desempenho nas quais as redações foram separadas. Em um universo de redações que vão da nota 1 a nota 25, a Faixa 1 compreende textos de nota 1 a 10, a Faixa 2 compreende textos de nota 11 a 19 e a Faixa 3 compreende textos de nota 20 a 25. Por meio das análises propostas, descreve-se um fenômeno denominado Engaiolamento. Esse Engaiolamento torna-se identificável via depreensão de padrões lexicais e sintáticos presentes no corpus sob exame. Esses padrões encontram-se em textos cuja estrutura de redação é canônica, em que se percebe que forma e conteúdo são reproduções de uma fórmula estudada para aprovação no vestibular, algo corroborado por estudos linguísticos que trataram do assunto. Ao vincular o fenômeno do Engaiolamento a estratégias de aprovação no vestibular, são oferecidos dados diferenciados sobre o processo de avaliação desta prova, buscando-se subsidiar especialmente professores da área de Linguagens que atuam em Cursos Pré-Vestibulares Populares (PVPs). A pesquisa apresenta 30 anos de história da prova de redação do CVUFRGS, discute as mudanças nas suas propostas, reproduz as grades de avaliação utilizadas e aponta possibilidades de uma análise léxico-sintático-estatística, via LC e LCOMP, para a depreensão de padrões dos textos. Os padrões depreendidos no corpus são contrastados as notas atribuídas, relacionandose essas notas ao desempenho do alunado da Organização Não-Governamental para Educação Popular (ONGEP), um PVP de Porto Alegre/RS. Disso conclui-se que a “redação nota dez” para esses estudantes é a redação que se enquadra na Faixa 2 analisada, redações de nota 11 a 19, em especial, as notas entre 16 e 19. Defende-se, assim, que se deixar engaiolar nessa faixa de notas significa compor argumento suficiente de aprovação para estudantes que concorrem ao CVUFRGS via Reserva de Vagas, permitindo que acessem aos diversos cursos para os quais concorrem. Essa faixa de notas, como se demonstra, é composta por redações com 200- 400 palavras, segmentadas em 12-20 sentenças, estruturadas em 4 ou 5 parágrafos, com número significativo de desvios ortográficos e de pontuação, de inteligibilidade complexa (Índice Flesch 30-49), cuja tipologia argumentativo-narrativa predomina e cujo conteúdo (autores e obras citadas no tema de redação proposto) corresponde às Leituras Obrigatórias exigidas no CVUFRGS e a obras literárias adaptadas para outros suportes (cinema, seriados, videogames). Como resultado suplementar, dados da pesquisa já alimentam o site “Escrevendo em Português”, um protótipo de repositório de propostas de redação. Esse repositório visa a subsidiar educadores que atendem estudantes de classes populares. |
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Evers, AlineFinatto, Maria José Bocorny2019-03-02T02:31:22Z2018http://hdl.handle.net/10183/189199001088648Esta tese descreve e analisa um corpus de 341 redações submetidas ao Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2014 (CVUFRGS), cuja proposta de tema foi “O meu clássico”, na qual o candidato deveria apresentar uma obra ou livro que considerasse especialmente significativo, fundamentando os motivos para a sua escolha. A partir desse corpus, pelos pontos de vista dos Estudos do Léxico, da Linguística Textual, da Linguística de Corpus (LC) e da Linguística Computacional (LCOMP), depreendem-se padrões léxico-sintáticos correspondentes a três faixas de desempenho nas quais as redações foram separadas. Em um universo de redações que vão da nota 1 a nota 25, a Faixa 1 compreende textos de nota 1 a 10, a Faixa 2 compreende textos de nota 11 a 19 e a Faixa 3 compreende textos de nota 20 a 25. Por meio das análises propostas, descreve-se um fenômeno denominado Engaiolamento. Esse Engaiolamento torna-se identificável via depreensão de padrões lexicais e sintáticos presentes no corpus sob exame. Esses padrões encontram-se em textos cuja estrutura de redação é canônica, em que se percebe que forma e conteúdo são reproduções de uma fórmula estudada para aprovação no vestibular, algo corroborado por estudos linguísticos que trataram do assunto. Ao vincular o fenômeno do Engaiolamento a estratégias de aprovação no vestibular, são oferecidos dados diferenciados sobre o processo de avaliação desta prova, buscando-se subsidiar especialmente professores da área de Linguagens que atuam em Cursos Pré-Vestibulares Populares (PVPs). A pesquisa apresenta 30 anos de história da prova de redação do CVUFRGS, discute as mudanças nas suas propostas, reproduz as grades de avaliação utilizadas e aponta possibilidades de uma análise léxico-sintático-estatística, via LC e LCOMP, para a depreensão de padrões dos textos. Os padrões depreendidos no corpus são contrastados as notas atribuídas, relacionandose essas notas ao desempenho do alunado da Organização Não-Governamental para Educação Popular (ONGEP), um PVP de Porto Alegre/RS. Disso conclui-se que a “redação nota dez” para esses estudantes é a redação que se enquadra na Faixa 2 analisada, redações de nota 11 a 19, em especial, as notas entre 16 e 19. Defende-se, assim, que se deixar engaiolar nessa faixa de notas significa compor argumento suficiente de aprovação para estudantes que concorrem ao CVUFRGS via Reserva de Vagas, permitindo que acessem aos diversos cursos para os quais concorrem. Essa faixa de notas, como se demonstra, é composta por redações com 200- 400 palavras, segmentadas em 12-20 sentenças, estruturadas em 4 ou 5 parágrafos, com número significativo de desvios ortográficos e de pontuação, de inteligibilidade complexa (Índice Flesch 30-49), cuja tipologia argumentativo-narrativa predomina e cujo conteúdo (autores e obras citadas no tema de redação proposto) corresponde às Leituras Obrigatórias exigidas no CVUFRGS e a obras literárias adaptadas para outros suportes (cinema, seriados, videogames). Como resultado suplementar, dados da pesquisa já alimentam o site “Escrevendo em Português”, um protótipo de repositório de propostas de redação. Esse repositório visa a subsidiar educadores que atendem estudantes de classes populares.This thesis describes and analyzes a corpus of 341 essays submitted to the Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014 (CVUFRGS-2014) that had as writing proposal "My classic" (O meu clássico), in which candidates had to present a book considered specially representative to them, sustaining the reasons for the choice. From this corpus, from the point of view of Lexical Studies, Textual Linguistics, Corpus Linguistics and Computational Linguistics, lexical-syntactic patterns were identified corresponding to three performance bands in which the texts of the corpus were separated. The essays range from score 1 to 25. Band 1 comprises texts from 1 to 10, Band 2 comprises texts from 11 to 19 and Band 3 comprises texts from 20 to 25. Through the analises we propose, a phenomenon called Encagement is described. This Encagement is identified through the deprehension of lexical and syntactic patterns present in the corpus. These patterns are found in texts in which the writing structure is canonical, form and content are perceived as reproductions of a formula studied to have success in CVUFRGS, something corroborated by other studies that deal with writing and essays. By linking the Encagement to college entrance exam strategies, data are presented about the evaluation process, in order to provide information to Language teachers that work in Popular “pre-vestibular” Courses. This research presents a 30-year history of CVUFRGS essay writing, discuss the changes in these writing proposals, reproduces the evaluation grids used and points out possibilities for a lexical-syntactic-statistics analysis, through Corpus Linguistics and Computational Linguistics, to depreend patterns in texts. The patterns are crossed with the performance of students at Organização Não-Governamental para Educação Popular (ONGEP), a Popular “pre-vestibular” course in Porto Alegre/RS. We conclude that the "best score essay" for these students is the writing that fits in our analyzed Band 2, score 11 to 19, especially the scores between 16 and 19. We defend that by letting be encaged in Band 2 means to have sufficient score for approval to get into the University. This band, as we have shown, is composed of essays with 200-400 words, segmented in 12-20 sentences, structured in 4 or 5 paragraphs, with significant number of spelling and punctuation mistakes, complex intelligibility (Flesch Index 30-49), whose argumentativenarrative typology predominates and whose content (authors mentioned in the proposed writing theme) corresponds to the Compulsory Readings required in CVUFRGS and to literary works adapted for other media (cinema, tv series, videogames). The data obtained serve as a basis to feed the website "Escrevendo em Português", a repository of proposals of CVUFRGS. This website is designed for training teachers who work in Popular “prevestibular” courses.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulRedaçãoProdução textual : RedaçãoLíngua portuguesaLingüística de corpusCurso pré-vestibularEducação popularLiteraturaEssayWritingPopular “pre-vestibular” coursesCorpus LinguisticsPortugueseA redação engaiolada : padrões lexicais e ensino de redação em cursos pré-vestibulares popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088648.pdf.txt001088648.pdf.txtExtracted Texttext/plain471518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189199/2/001088648.pdf.txtb73ab0d04649a96833ff9e1f2e5649ceMD52ORIGINAL001088648.pdfTexto completoapplication/pdf16260988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189199/1/001088648.pdfbe22b153dbd5bce05aa4ca7d9c468217MD5110183/1891992019-03-22 02:29:11.033377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-22T05:29:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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