Perfil dos ingressantes da polícia militar do estado do Rio Grande do Sul a partir da coorte juventude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77236 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um breve histórico da Brigada Militar sob a perspectiva do ensino, do modelo de formação policial militar e dos ritos de ingresso na Instituição. No referencial teórico, construído a partir de pressupostos de Norbert Elias e Gregory Bateson, repousam as bases para as reflexões propostas, bem como os conceitos das categorias juventude e trabalho. A presente pesquisa parte da constatação de que está ocorrendo um processo de juvenilização do efetivo de soldados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, como resultado de políticas de recompletamento de vagas para o cargo, com o objetivo de reduzir o déficit histórico. Em razão dessa crescente força de trabalho jovem, questiona-se: qual o perfil dos ingressantes no cargo de soldado da Polícia Militar, a partir da coorte juventude? Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, objetiva-se desvelar as motivações que conduziram esses jovens a escolherem a atividade policial militar e, a partir do interesse comum, delinear o perfil dessa coorte da juventude. Para tanto, foram utilizadas as categorias que definem a transição para a vida adulta e as atividades como “estudo e trabalho” e “tempo livre e lazer”. O trabalho de investigação foi desenvolvido em três momentos distintos, utilizando-se das técnicas de levantamento de dados a partir de questionários, entrevistas e grupos focais, reunindo uma amostra robusta dos ingressantes dos dois últimos concursos (2009 e 2012). Depois de delineado o perfil dos ingressantes na Brigada Militar, foram utilizados para comparação e análise os dados apresentados pela pesquisa “Perfil da juventude brasileira”, do Projeto Juventude, realizado pelo Instituto Cidadania. |
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Santos, Leo Acir Torres dosCraidy, Carmem Maria2013-08-22T01:45:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/77236000896382Este trabalho apresenta um breve histórico da Brigada Militar sob a perspectiva do ensino, do modelo de formação policial militar e dos ritos de ingresso na Instituição. No referencial teórico, construído a partir de pressupostos de Norbert Elias e Gregory Bateson, repousam as bases para as reflexões propostas, bem como os conceitos das categorias juventude e trabalho. A presente pesquisa parte da constatação de que está ocorrendo um processo de juvenilização do efetivo de soldados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, como resultado de políticas de recompletamento de vagas para o cargo, com o objetivo de reduzir o déficit histórico. Em razão dessa crescente força de trabalho jovem, questiona-se: qual o perfil dos ingressantes no cargo de soldado da Polícia Militar, a partir da coorte juventude? Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, objetiva-se desvelar as motivações que conduziram esses jovens a escolherem a atividade policial militar e, a partir do interesse comum, delinear o perfil dessa coorte da juventude. Para tanto, foram utilizadas as categorias que definem a transição para a vida adulta e as atividades como “estudo e trabalho” e “tempo livre e lazer”. O trabalho de investigação foi desenvolvido em três momentos distintos, utilizando-se das técnicas de levantamento de dados a partir de questionários, entrevistas e grupos focais, reunindo uma amostra robusta dos ingressantes dos dois últimos concursos (2009 e 2012). Depois de delineado o perfil dos ingressantes na Brigada Militar, foram utilizados para comparação e análise os dados apresentados pela pesquisa “Perfil da juventude brasileira”, do Projeto Juventude, realizado pelo Instituto Cidadania.This article presents a brief history of Military Brigade of Rio Grande do Sul from an education perspective, police academy training model and rites of joining the Institution. In the theoretical framework, constructed from premises of Norbert Elias and Gregory Bateson, the basis for these reflections lies as well as the concepts of youth and work. This research finds that occurring a process of juvenilization of the Military Brigade effective, as a result of policies replenishment vacancies for the post, with the aim of reducing the historical deficit. Because of this growing young labor force, the question is: what is the profile of young people who join the Military Brigade as a soldier, from the youth cohort? Through a qualitative and quantitative approach, it intends to reveal the motivations that led these young people to choose the activity of the military police and, from the common interest, defines the profile of this youth cohort. For this, we used the categories that define the transition to adult life and activities such as study and work, free time and leisure. This research was developed in three distinct stages, using the techniques of data collection through questionnaires, interviews and focus groups and gathered a significant sample of freshmen in the last two contests (2009 and 2012). After delineated the profile of entering students in BM, was used for comparison and analysis, the data presented by the study „Profile of Brazilian youth”, from “Youth Project”, conducted by the Citizenship Institute.application/pdfporJuventudePolícia militarPerfilTrabalhoYouthEducationWorkMilitary policePerfil dos ingressantes da polícia militar do estado do Rio Grande do Sul a partir da coorte juventudeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896382.pdf000896382.pdfTexto completoapplication/pdf2465200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77236/1/000896382.pdf84c5f96153d8bc0d658fedeb321e2511MD51TEXT000896382.pdf.txt000896382.pdf.txtExtracted Texttext/plain268742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77236/2/000896382.pdf.txt71c50a0263a872dd58e64a1269f3bb43MD52THUMBNAIL000896382.pdf.jpg000896382.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77236/3/000896382.pdf.jpg75d9209c6a960e3df7b0e3efb36bffc2MD5310183/772362018-10-17 07:26:19.72oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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