A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5519 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem a partir de ambientes informatizados e a educação a distância têm sido amplamente difundidos tanto em meios profissionais quanto acadêmicos. As suas aplicações em diferentes áreas de conhecimento nem sempre têm sido sensíveis às especificidades de cada área, representando muitas vezes uma mera digitalização dos conteúdos didáticos tradicionalmente trabalhados, sem que haja uma ressifignificação da prática pedagógica. A partir de uma abordagem interdisciplinar, este trabalho investiga como os recursos informáticos podem contribuir para uma melhoria nas relações pedagógicas, numa proposta de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural. Inserido nesse contexto, propõe-se o GPAREDE, um ambiente virtual de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural, concebido para uma proposta de educação a distância. O gerenciamento de informação, via formulários e transferência de arquivos, e o desenvolvimento de webfólios são recursos empregados para prover um ambiente propício à construção do conhecimento, no âmbito de uma avaliação integrada ao processo ensinoaprendizagem. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da primeira investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta Tese. Os resultados obtidos indicam que o uso de ambientes virtuais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Estruturas permite mediações pedagógicas construtivistas, contribuindo para a consolidação de um paradigma pedagógico para a educação a distância. |
id |
URGS_bc1e9a1528b147d14177688acfc99933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5519 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho daCreus, Guillermo JuanFranco, Sérgio Roberto Kieling2007-06-06T18:47:52Z2004http://hdl.handle.net/10183/5519000427415O ensino e a aprendizagem a partir de ambientes informatizados e a educação a distância têm sido amplamente difundidos tanto em meios profissionais quanto acadêmicos. As suas aplicações em diferentes áreas de conhecimento nem sempre têm sido sensíveis às especificidades de cada área, representando muitas vezes uma mera digitalização dos conteúdos didáticos tradicionalmente trabalhados, sem que haja uma ressifignificação da prática pedagógica. A partir de uma abordagem interdisciplinar, este trabalho investiga como os recursos informáticos podem contribuir para uma melhoria nas relações pedagógicas, numa proposta de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural. Inserido nesse contexto, propõe-se o GPAREDE, um ambiente virtual de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural, concebido para uma proposta de educação a distância. O gerenciamento de informação, via formulários e transferência de arquivos, e o desenvolvimento de webfólios são recursos empregados para prover um ambiente propício à construção do conhecimento, no âmbito de uma avaliação integrada ao processo ensinoaprendizagem. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da primeira investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta Tese. Os resultados obtidos indicam que o uso de ambientes virtuais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Estruturas permite mediações pedagógicas construtivistas, contribuindo para a consolidação de um paradigma pedagógico para a educação a distância.application/pdfporEnsino a distância : AvaliaçãoEstruturas (Engenharia)Ensino de engenhariaNovas tecnologiasA avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000427415.pdf000427415.pdfTexto completoapplication/pdf4644564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/1/000427415.pdfb2b88130eba0ed08de6787700a2d50cdMD51TEXT000427415.pdf.txt000427415.pdf.txtExtracted Texttext/plain370069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/2/000427415.pdf.txt3a61e45e366cb416f6bbb2388ae3df9dMD52THUMBNAIL000427415.pdf.jpg000427415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/3/000427415.pdf.jpg6e9c329f8044e37f7df998276e74c3dfMD5310183/55192022-10-06 04:55:05.097539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-06T07:55:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
title |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância Costa, Luciano Andreatta Carvalho da Ensino a distância : Avaliação Estruturas (Engenharia) Ensino de engenharia Novas tecnologias |
title_short |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
title_full |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância |
author |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
author_facet |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Creus, Guillermo Juan |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Creus, Guillermo Juan Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância : Avaliação Estruturas (Engenharia) Ensino de engenharia Novas tecnologias |
topic |
Ensino a distância : Avaliação Estruturas (Engenharia) Ensino de engenharia Novas tecnologias |
description |
O ensino e a aprendizagem a partir de ambientes informatizados e a educação a distância têm sido amplamente difundidos tanto em meios profissionais quanto acadêmicos. As suas aplicações em diferentes áreas de conhecimento nem sempre têm sido sensíveis às especificidades de cada área, representando muitas vezes uma mera digitalização dos conteúdos didáticos tradicionalmente trabalhados, sem que haja uma ressifignificação da prática pedagógica. A partir de uma abordagem interdisciplinar, este trabalho investiga como os recursos informáticos podem contribuir para uma melhoria nas relações pedagógicas, numa proposta de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural. Inserido nesse contexto, propõe-se o GPAREDE, um ambiente virtual de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural, concebido para uma proposta de educação a distância. O gerenciamento de informação, via formulários e transferência de arquivos, e o desenvolvimento de webfólios são recursos empregados para prover um ambiente propício à construção do conhecimento, no âmbito de uma avaliação integrada ao processo ensinoaprendizagem. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da primeira investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta Tese. Os resultados obtidos indicam que o uso de ambientes virtuais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Estruturas permite mediações pedagógicas construtivistas, contribuindo para a consolidação de um paradigma pedagógico para a educação a distância. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:47:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5519 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000427415 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5519 |
identifier_str_mv |
000427415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/1/000427415.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/2/000427415.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/3/000427415.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2b88130eba0ed08de6787700a2d50cd 3a61e45e366cb416f6bbb2388ae3df9d 6e9c329f8044e37f7df998276e74c3df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085054389420032 |