A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5519
Resumo: O ensino e a aprendizagem a partir de ambientes informatizados e a educação a distância têm sido amplamente difundidos tanto em meios profissionais quanto acadêmicos. As suas aplicações em diferentes áreas de conhecimento nem sempre têm sido sensíveis às especificidades de cada área, representando muitas vezes uma mera digitalização dos conteúdos didáticos tradicionalmente trabalhados, sem que haja uma ressifignificação da prática pedagógica. A partir de uma abordagem interdisciplinar, este trabalho investiga como os recursos informáticos podem contribuir para uma melhoria nas relações pedagógicas, numa proposta de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural. Inserido nesse contexto, propõe-se o GPAREDE, um ambiente virtual de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural, concebido para uma proposta de educação a distância. O gerenciamento de informação, via formulários e transferência de arquivos, e o desenvolvimento de webfólios são recursos empregados para prover um ambiente propício à construção do conhecimento, no âmbito de uma avaliação integrada ao processo ensinoaprendizagem. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da primeira investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta Tese. Os resultados obtidos indicam que o uso de ambientes virtuais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Estruturas permite mediações pedagógicas construtivistas, contribuindo para a consolidação de um paradigma pedagógico para a educação a distância.
id URGS_bc1e9a1528b147d14177688acfc99933
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5519
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Luciano Andreatta Carvalho daCreus, Guillermo JuanFranco, Sérgio Roberto Kieling2007-06-06T18:47:52Z2004http://hdl.handle.net/10183/5519000427415O ensino e a aprendizagem a partir de ambientes informatizados e a educação a distância têm sido amplamente difundidos tanto em meios profissionais quanto acadêmicos. As suas aplicações em diferentes áreas de conhecimento nem sempre têm sido sensíveis às especificidades de cada área, representando muitas vezes uma mera digitalização dos conteúdos didáticos tradicionalmente trabalhados, sem que haja uma ressifignificação da prática pedagógica. A partir de uma abordagem interdisciplinar, este trabalho investiga como os recursos informáticos podem contribuir para uma melhoria nas relações pedagógicas, numa proposta de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural. Inserido nesse contexto, propõe-se o GPAREDE, um ambiente virtual de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural, concebido para uma proposta de educação a distância. O gerenciamento de informação, via formulários e transferência de arquivos, e o desenvolvimento de webfólios são recursos empregados para prover um ambiente propício à construção do conhecimento, no âmbito de uma avaliação integrada ao processo ensinoaprendizagem. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da primeira investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta Tese. Os resultados obtidos indicam que o uso de ambientes virtuais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Estruturas permite mediações pedagógicas construtivistas, contribuindo para a consolidação de um paradigma pedagógico para a educação a distância.application/pdfporEnsino a distância : AvaliaçãoEstruturas (Engenharia)Ensino de engenhariaNovas tecnologiasA avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000427415.pdf000427415.pdfTexto completoapplication/pdf4644564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/1/000427415.pdfb2b88130eba0ed08de6787700a2d50cdMD51TEXT000427415.pdf.txt000427415.pdf.txtExtracted Texttext/plain370069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/2/000427415.pdf.txt3a61e45e366cb416f6bbb2388ae3df9dMD52THUMBNAIL000427415.pdf.jpg000427415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/3/000427415.pdf.jpg6e9c329f8044e37f7df998276e74c3dfMD5310183/55192022-10-06 04:55:05.097539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-06T07:55:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
title A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
spellingShingle A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
Ensino a distância : Avaliação
Estruturas (Engenharia)
Ensino de engenharia
Novas tecnologias
title_short A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
title_full A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
title_fullStr A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
title_sort A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas : epistemologia, tecnologia e educação a distância
author Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
author_facet Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Creus, Guillermo Juan
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Creus, Guillermo Juan
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância : Avaliação
Estruturas (Engenharia)
Ensino de engenharia
Novas tecnologias
topic Ensino a distância : Avaliação
Estruturas (Engenharia)
Ensino de engenharia
Novas tecnologias
description O ensino e a aprendizagem a partir de ambientes informatizados e a educação a distância têm sido amplamente difundidos tanto em meios profissionais quanto acadêmicos. As suas aplicações em diferentes áreas de conhecimento nem sempre têm sido sensíveis às especificidades de cada área, representando muitas vezes uma mera digitalização dos conteúdos didáticos tradicionalmente trabalhados, sem que haja uma ressifignificação da prática pedagógica. A partir de uma abordagem interdisciplinar, este trabalho investiga como os recursos informáticos podem contribuir para uma melhoria nas relações pedagógicas, numa proposta de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural. Inserido nesse contexto, propõe-se o GPAREDE, um ambiente virtual de avaliação da aprendizagem no ensino de Engenharia Estrutural, concebido para uma proposta de educação a distância. O gerenciamento de informação, via formulários e transferência de arquivos, e o desenvolvimento de webfólios são recursos empregados para prover um ambiente propício à construção do conhecimento, no âmbito de uma avaliação integrada ao processo ensinoaprendizagem. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da primeira investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta Tese. Os resultados obtidos indicam que o uso de ambientes virtuais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Estruturas permite mediações pedagógicas construtivistas, contribuindo para a consolidação de um paradigma pedagógico para a educação a distância.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000427415
url http://hdl.handle.net/10183/5519
identifier_str_mv 000427415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/1/000427415.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/2/000427415.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5519/3/000427415.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2b88130eba0ed08de6787700a2d50cd
3a61e45e366cb416f6bbb2388ae3df9d
6e9c329f8044e37f7df998276e74c3df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085054389420032