Gestão como competência profissional do/a assistente social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Bruna de Brum
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274529
Resumo: O presente trabalho de dissertação de mestrado acadêmico, tem por tema: “o ensino e a formação profissional para a gestão como competência profissional dos Assistentes Sociais”. Seu objetivo foi conhecer como a Formação para a gestão como competência profissional está sendo estruturada nos cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande Do Sul, a fim de fomentar o debate acerca das contribuições da categoria para processos de gestões democráticas e contra hegemônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de natureza exploratória, classificada como documental, com revisão bibliográfica. Compreendemos que refletir sobre os desafios postos à formação para a gestão como competência profissional, perpassa a compreensão dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, os quais sustentam a profissão em uma perspectiva crítica e dialética a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares da ABEPSS de 1996. É a proposta de Formação Profissional prevista nestas Diretrizes, sustentada na perspectiva crítica e dialética tendo a questão social como eixo estruturante do trabalho e da formação profissional que irá estabelecer as competências para o trabalho em gestão que venha a romper a lógica de gerir a pobreza sem incidir na questão social.
id URGS_bc30a86c88cb392d7e02c8ad7c830839
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274529
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cabral, Bruna de BrumCloss, Thaísa Teixeira2024-04-11T06:24:53Z2022http://hdl.handle.net/10183/274529001200022O presente trabalho de dissertação de mestrado acadêmico, tem por tema: “o ensino e a formação profissional para a gestão como competência profissional dos Assistentes Sociais”. Seu objetivo foi conhecer como a Formação para a gestão como competência profissional está sendo estruturada nos cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande Do Sul, a fim de fomentar o debate acerca das contribuições da categoria para processos de gestões democráticas e contra hegemônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de natureza exploratória, classificada como documental, com revisão bibliográfica. Compreendemos que refletir sobre os desafios postos à formação para a gestão como competência profissional, perpassa a compreensão dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, os quais sustentam a profissão em uma perspectiva crítica e dialética a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares da ABEPSS de 1996. É a proposta de Formação Profissional prevista nestas Diretrizes, sustentada na perspectiva crítica e dialética tendo a questão social como eixo estruturante do trabalho e da formação profissional que irá estabelecer as competências para o trabalho em gestão que venha a romper a lógica de gerir a pobreza sem incidir na questão social.This article is the result of an academic master's dissertation that focused on the teaching and professional training for management as a professional competence of Social Workers. Its objective was to understand how management training is being structured in on-site Social Work courses in Rio Grande do Sul, in order to foster the debate on the contributions of the profession to democratic and counter-hegemonic management processes. It is a qualitative, descriptive, exploratory research classified as documentary, with a literature review. The proposed Professional Training outlined in these Guidelines (based on a critical and dialectical perspective, with social issues as the core of the work) will establish the competencies for a management approach that breaks away from just managing poverty without addressing social issues.application/pdfporCompetência profissionalGestãoAssistente social : Formação profissionalProfessional trainingProfessional workSocial workProfessional competenceManagementGestão como competência profissional do/a assistente socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200022.pdf.txt001200022.pdf.txtExtracted Texttext/plain306814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274529/2/001200022.pdf.txt77370b970d389a71713d808af4a2e424MD52ORIGINAL001200022.pdfTexto completoapplication/pdf1274822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274529/1/001200022.pdfd59dc242f5b5bde213871cbb6f4099f2MD5110183/2745292024-04-12 06:21:15.451591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão como competência profissional do/a assistente social
title Gestão como competência profissional do/a assistente social
spellingShingle Gestão como competência profissional do/a assistente social
Cabral, Bruna de Brum
Competência profissional
Gestão
Assistente social : Formação profissional
Professional training
Professional work
Social work
Professional competence
Management
title_short Gestão como competência profissional do/a assistente social
title_full Gestão como competência profissional do/a assistente social
title_fullStr Gestão como competência profissional do/a assistente social
title_full_unstemmed Gestão como competência profissional do/a assistente social
title_sort Gestão como competência profissional do/a assistente social
author Cabral, Bruna de Brum
author_facet Cabral, Bruna de Brum
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Bruna de Brum
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Closs, Thaísa Teixeira
contributor_str_mv Closs, Thaísa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Gestão
Assistente social : Formação profissional
topic Competência profissional
Gestão
Assistente social : Formação profissional
Professional training
Professional work
Social work
Professional competence
Management
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional training
Professional work
Social work
Professional competence
Management
description O presente trabalho de dissertação de mestrado acadêmico, tem por tema: “o ensino e a formação profissional para a gestão como competência profissional dos Assistentes Sociais”. Seu objetivo foi conhecer como a Formação para a gestão como competência profissional está sendo estruturada nos cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande Do Sul, a fim de fomentar o debate acerca das contribuições da categoria para processos de gestões democráticas e contra hegemônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de natureza exploratória, classificada como documental, com revisão bibliográfica. Compreendemos que refletir sobre os desafios postos à formação para a gestão como competência profissional, perpassa a compreensão dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, os quais sustentam a profissão em uma perspectiva crítica e dialética a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares da ABEPSS de 1996. É a proposta de Formação Profissional prevista nestas Diretrizes, sustentada na perspectiva crítica e dialética tendo a questão social como eixo estruturante do trabalho e da formação profissional que irá estabelecer as competências para o trabalho em gestão que venha a romper a lógica de gerir a pobreza sem incidir na questão social.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274529
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200022
url http://hdl.handle.net/10183/274529
identifier_str_mv 001200022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274529/2/001200022.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274529/1/001200022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 77370b970d389a71713d808af4a2e424
d59dc242f5b5bde213871cbb6f4099f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085642145628160