Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Célia Fonsêca de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7878
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo detectar as funcionalidades e características das tecnologias da informação e comunicação (TICs), em particular o computador, com seus recursos (softwares), para apoiar a aprendizagem em um contexto de projetos de aprendizagem, na percepção dos alunos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma fundamentação teórica relativa às questões do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos, em especial, projetos de aprendizagem, numa visão da Abordagem Construtivista/Interacionista. Uma pesquisa-ação aplicando a pedagogia projetos de aprendizagem experimentando os recursos do computador (softwares) foi desenvolvida indicando quais as funcionalidades e características mais relevantes para apoiar a aprendizagem, entendida como processo em construção de conhecimentos. Inicialmente se fez necessário detectar “como” as TICs, em particular o computador, deram apoio e condição à aprendizagem, para só então, poder concluir que, realmente o computador com seus recursos (softwares) auxilia a aprendizagem orientada a pedagogia projetos de aprendizagem e que suas funcionalidades e características possibilitaram ações desencadeadoras de interações que proporcionaram aos alunos uma nova forma de compreender, desenvolver e construir conhecimento. Mas, a análise confirmou que o computador por si só, não é suficiente para auxiliar o processo. Depende de atividades integradoras que promovam a aprendizagem, e de um professor assumindo um papel mediador no processo, preparado para desafiar, desequilibrar o aluno, criando situações de aprendizagem.
id URGS_bc41f3c8f4cf1d3111e4eee15449e0be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7878
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lima, Célia Fonsêca deTarouco, Liane Margarida Rockenbach2007-06-06T19:11:03Z2005http://hdl.handle.net/10183/7878000559535O presente trabalho teve como objetivo detectar as funcionalidades e características das tecnologias da informação e comunicação (TICs), em particular o computador, com seus recursos (softwares), para apoiar a aprendizagem em um contexto de projetos de aprendizagem, na percepção dos alunos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma fundamentação teórica relativa às questões do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos, em especial, projetos de aprendizagem, numa visão da Abordagem Construtivista/Interacionista. Uma pesquisa-ação aplicando a pedagogia projetos de aprendizagem experimentando os recursos do computador (softwares) foi desenvolvida indicando quais as funcionalidades e características mais relevantes para apoiar a aprendizagem, entendida como processo em construção de conhecimentos. Inicialmente se fez necessário detectar “como” as TICs, em particular o computador, deram apoio e condição à aprendizagem, para só então, poder concluir que, realmente o computador com seus recursos (softwares) auxilia a aprendizagem orientada a pedagogia projetos de aprendizagem e que suas funcionalidades e características possibilitaram ações desencadeadoras de interações que proporcionaram aos alunos uma nova forma de compreender, desenvolver e construir conhecimento. Mas, a análise confirmou que o computador por si só, não é suficiente para auxiliar o processo. Depende de atividades integradoras que promovam a aprendizagem, e de um professor assumindo um papel mediador no processo, preparado para desafiar, desequilibrar o aluno, criando situações de aprendizagem.application/pdfporPiaget, Jean 1896-1980Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Computador na educaçãoAmbiente de aprendizagemSoftware educativoPedagogiaProjetoEpistemologia genéticaTecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000559535.pdf000559535.pdfTexto completoapplication/pdf1889259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7878/1/000559535.pdf328d095d5df244e48d724b0dddbc703bMD51TEXT000559535.pdf.txt000559535.pdf.txtExtracted Texttext/plain454185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7878/2/000559535.pdf.txtc751f53232ce66c07342d57cb96f7b07MD52THUMBNAIL000559535.pdf.jpg000559535.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7878/3/000559535.pdf.jpg127e03b060fe60f617efbcac685f3b28MD5310183/78782018-10-08 08:49:51.59oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:49:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
title Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
spellingShingle Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
Lima, Célia Fonsêca de
Piaget, Jean 1896-1980
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Software educativo
Pedagogia
Projeto
Epistemologia genética
title_short Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
title_full Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
title_fullStr Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
title_sort Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos
author Lima, Célia Fonsêca de
author_facet Lima, Célia Fonsêca de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Célia Fonsêca de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean 1896-1980
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Software educativo
Pedagogia
Projeto
Epistemologia genética
topic Piaget, Jean 1896-1980
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Software educativo
Pedagogia
Projeto
Epistemologia genética
description O presente trabalho teve como objetivo detectar as funcionalidades e características das tecnologias da informação e comunicação (TICs), em particular o computador, com seus recursos (softwares), para apoiar a aprendizagem em um contexto de projetos de aprendizagem, na percepção dos alunos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma fundamentação teórica relativa às questões do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos, em especial, projetos de aprendizagem, numa visão da Abordagem Construtivista/Interacionista. Uma pesquisa-ação aplicando a pedagogia projetos de aprendizagem experimentando os recursos do computador (softwares) foi desenvolvida indicando quais as funcionalidades e características mais relevantes para apoiar a aprendizagem, entendida como processo em construção de conhecimentos. Inicialmente se fez necessário detectar “como” as TICs, em particular o computador, deram apoio e condição à aprendizagem, para só então, poder concluir que, realmente o computador com seus recursos (softwares) auxilia a aprendizagem orientada a pedagogia projetos de aprendizagem e que suas funcionalidades e características possibilitaram ações desencadeadoras de interações que proporcionaram aos alunos uma nova forma de compreender, desenvolver e construir conhecimento. Mas, a análise confirmou que o computador por si só, não é suficiente para auxiliar o processo. Depende de atividades integradoras que promovam a aprendizagem, e de um professor assumindo um papel mediador no processo, preparado para desafiar, desequilibrar o aluno, criando situações de aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7878
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000559535
url http://hdl.handle.net/10183/7878
identifier_str_mv 000559535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7878/1/000559535.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7878/2/000559535.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7878/3/000559535.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 328d095d5df244e48d724b0dddbc703b
c751f53232ce66c07342d57cb96f7b07
127e03b060fe60f617efbcac685f3b28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085081065193472