Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49840 |
Resumo: | A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos. |
id |
URGS_bc99f989bc721daa1584c719030394c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49840 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Graziela Luciane dos SantosMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-06-28T01:32:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/49840000850579A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos.This research was to investigate the action of teaching in the classroom and their interventions checking their relationship with moral education of their students. A study was conducted with observation in a group of 5th grade of elementary school with eight years duration consisting of 24 students and 08 teachers. 08 analysis categories were built based on genetic epistemology, identifying how teachers educate students morally. It was noted that the teacher educates morally all the time in the classroom, in different ways and at different times, even when you do not have this consciousness or intentionality. The teacher educates morally either with or without interventions, in a few moments, contributing to the autonomous development of their pupils, but predominately moral education for obedience and for the heteronomy.application/pdfporEpistemologia genéticaEducação moralProfessorAlunoAutonomiaHeteronomiaTeaching actionMoral educationHeteronomyAutonomyAção docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850579.pdf000850579.pdfTexto completoapplication/pdf741822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/1/000850579.pdfcb39624b99befe0cb759645b790f3856MD51TEXT000850579.pdf.txt000850579.pdf.txtExtracted Texttext/plain171100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/2/000850579.pdf.txte64ac084ef18339f2df2bb95e30065edMD52THUMBNAIL000850579.pdf.jpg000850579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/3/000850579.pdf.jpg12964c0e5de7e369a64835a2fc518c2bMD5310183/498402018-10-10 07:45:54.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:45:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
title |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
spellingShingle |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética Souza, Graziela Luciane dos Santos Epistemologia genética Educação moral Professor Aluno Autonomia Heteronomia Teaching action Moral education Heteronomy Autonomy |
title_short |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
title_full |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
title_fullStr |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
title_full_unstemmed |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
title_sort |
Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética |
author |
Souza, Graziela Luciane dos Santos |
author_facet |
Souza, Graziela Luciane dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Graziela Luciane dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia genética Educação moral Professor Aluno Autonomia Heteronomia |
topic |
Epistemologia genética Educação moral Professor Aluno Autonomia Heteronomia Teaching action Moral education Heteronomy Autonomy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching action Moral education Heteronomy Autonomy |
description |
A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-28T01:32:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49840 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000850579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49840 |
identifier_str_mv |
000850579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/1/000850579.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/2/000850579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/3/000850579.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb39624b99befe0cb759645b790f3856 e64ac084ef18339f2df2bb95e30065ed 12964c0e5de7e369a64835a2fc518c2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085229678821376 |