Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Graziela Luciane dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49840
Resumo: A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos.
id URGS_bc99f989bc721daa1584c719030394c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49840
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Graziela Luciane dos SantosMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-06-28T01:32:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/49840000850579A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos.This research was to investigate the action of teaching in the classroom and their interventions checking their relationship with moral education of their students. A study was conducted with observation in a group of 5th grade of elementary school with eight years duration consisting of 24 students and 08 teachers. 08 analysis categories were built based on genetic epistemology, identifying how teachers educate students morally. It was noted that the teacher educates morally all the time in the classroom, in different ways and at different times, even when you do not have this consciousness or intentionality. The teacher educates morally either with or without interventions, in a few moments, contributing to the autonomous development of their pupils, but predominately moral education for obedience and for the heteronomy.application/pdfporEpistemologia genéticaEducação moralProfessorAlunoAutonomiaHeteronomiaTeaching actionMoral educationHeteronomyAutonomyAção docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850579.pdf000850579.pdfTexto completoapplication/pdf741822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/1/000850579.pdfcb39624b99befe0cb759645b790f3856MD51TEXT000850579.pdf.txt000850579.pdf.txtExtracted Texttext/plain171100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/2/000850579.pdf.txte64ac084ef18339f2df2bb95e30065edMD52THUMBNAIL000850579.pdf.jpg000850579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/3/000850579.pdf.jpg12964c0e5de7e369a64835a2fc518c2bMD5310183/498402018-10-10 07:45:54.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:45:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
title Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
spellingShingle Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
Souza, Graziela Luciane dos Santos
Epistemologia genética
Educação moral
Professor
Aluno
Autonomia
Heteronomia
Teaching action
Moral education
Heteronomy
Autonomy
title_short Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
title_full Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
title_fullStr Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
title_full_unstemmed Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
title_sort Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética
author Souza, Graziela Luciane dos Santos
author_facet Souza, Graziela Luciane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Graziela Luciane dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Educação moral
Professor
Aluno
Autonomia
Heteronomia
topic Epistemologia genética
Educação moral
Professor
Aluno
Autonomia
Heteronomia
Teaching action
Moral education
Heteronomy
Autonomy
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching action
Moral education
Heteronomy
Autonomy
description A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-28T01:32:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49840
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000850579
url http://hdl.handle.net/10183/49840
identifier_str_mv 000850579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/1/000850579.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/2/000850579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49840/3/000850579.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb39624b99befe0cb759645b790f3856
e64ac084ef18339f2df2bb95e30065ed
12964c0e5de7e369a64835a2fc518c2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085229678821376