Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3077 |
Resumo: | Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a cada um dos três professores é composto de observação participativa de dez turnos consecutivos de trabalho, registro audiovisual de dois períodos de aula, entrevistas individuais com o professor e pessoal de supervisão educacional e secretaria, e sessão de visionamento dos dados audiovisuais. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista. O foco analítico recaiu sobre a relação entre o discurso do professor e sua prática de sala de aula. Os resultados indicam que cada professor tem diferentes crenças em relação ao evento-aula, em consonância com o modo de entender a sua tarefa de ensino, o que resulta em andamentos distintos de seus eventos-aula. Um dos professores acredita que ensinar língua é simplesmente transmiti-la aos alunos, outro acredita que ensinar é trabalhar com os alunos de forma disciplinada, mas não necessariamente de forma reflexiva, e o terceiro acredita que ensinar uma língua é, mais do que falar uma língua ou dar instruções para o desenvolvimento das atividades, é promover o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno em relação a sua própria aprendizagem. |
id |
URGS_bd3c616e0f49b2404bd19b4050b05b20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3077 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pirovano, Maria Valésia da SilvaGarcez, Pedro de Moraes2007-06-06T17:26:13Z2001http://hdl.handle.net/10183/3077000381679Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a cada um dos três professores é composto de observação participativa de dez turnos consecutivos de trabalho, registro audiovisual de dois períodos de aula, entrevistas individuais com o professor e pessoal de supervisão educacional e secretaria, e sessão de visionamento dos dados audiovisuais. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista. O foco analítico recaiu sobre a relação entre o discurso do professor e sua prática de sala de aula. Os resultados indicam que cada professor tem diferentes crenças em relação ao evento-aula, em consonância com o modo de entender a sua tarefa de ensino, o que resulta em andamentos distintos de seus eventos-aula. Um dos professores acredita que ensinar língua é simplesmente transmiti-la aos alunos, outro acredita que ensinar é trabalhar com os alunos de forma disciplinada, mas não necessariamente de forma reflexiva, e o terceiro acredita que ensinar uma língua é, mais do que falar uma língua ou dar instruções para o desenvolvimento das atividades, é promover o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno em relação a sua própria aprendizagem.application/pdfporProfessor de língua inglesaLíngua inglesa : EnsinoProfessores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000381679.pdf000381679.pdfTexto completoapplication/pdf727607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/1/000381679.pdf8232905f7214e46161ffcfedb353cdb9MD51TEXT000381679.pdf.txt000381679.pdf.txtExtracted Texttext/plain150402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/2/000381679.pdf.txt6b0d35a6dd16fd5c8c0be07f5e5a7c90MD52THUMBNAIL000381679.pdf.jpg000381679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/3/000381679.pdf.jpg2b93b79d47dce367e7cc5d8cbb5eefc0MD5310183/30772018-10-19 10:23:29.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:23:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
title |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
spellingShingle |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula Pirovano, Maria Valésia da Silva Professor de língua inglesa Língua inglesa : Ensino |
title_short |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
title_full |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
title_fullStr |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
title_full_unstemmed |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
title_sort |
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula |
author |
Pirovano, Maria Valésia da Silva |
author_facet |
Pirovano, Maria Valésia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pirovano, Maria Valésia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
contributor_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor de língua inglesa Língua inglesa : Ensino |
topic |
Professor de língua inglesa Língua inglesa : Ensino |
description |
Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a cada um dos três professores é composto de observação participativa de dez turnos consecutivos de trabalho, registro audiovisual de dois períodos de aula, entrevistas individuais com o professor e pessoal de supervisão educacional e secretaria, e sessão de visionamento dos dados audiovisuais. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista. O foco analítico recaiu sobre a relação entre o discurso do professor e sua prática de sala de aula. Os resultados indicam que cada professor tem diferentes crenças em relação ao evento-aula, em consonância com o modo de entender a sua tarefa de ensino, o que resulta em andamentos distintos de seus eventos-aula. Um dos professores acredita que ensinar língua é simplesmente transmiti-la aos alunos, outro acredita que ensinar é trabalhar com os alunos de forma disciplinada, mas não necessariamente de forma reflexiva, e o terceiro acredita que ensinar uma língua é, mais do que falar uma língua ou dar instruções para o desenvolvimento das atividades, é promover o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno em relação a sua própria aprendizagem. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:26:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000381679 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3077 |
identifier_str_mv |
000381679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/1/000381679.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/2/000381679.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/3/000381679.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8232905f7214e46161ffcfedb353cdb9 6b0d35a6dd16fd5c8c0be07f5e5a7c90 2b93b79d47dce367e7cc5d8cbb5eefc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085023722766336 |