Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Mariana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181423
Resumo: A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário.
id URGS_bd8d77af42e463e451768219d381e460
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181423
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Correia, MarianaGuedes, Paulo Coimbra2018-08-25T02:54:40Z2018http://hdl.handle.net/10183/181423001075080A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário.The research "Among witches, vampires, divergents, and zombies: the formation of the literary reader in school" aims to understand to what extent the reading project "Film and Book" contributed to the recognition of literary literacy in an elementary school, where the focus of Portuguese language teaching is on linguistic education aimed at the formation of literary readers, as well as to design theoretical and methodological possibilities for the continuity of this project. For this purpose, the research was conducted in three phases: theoretical, establishing theoretical assumptions in a transdisciplinary perspective based on Applied Linguistics and involving concepts of Linguistics, Literary Theory and Pedagogy; reflective, containing a teacher report and data analysis obtained through a questionnaire with former students from the “Film and Book” project; and projective, aligning the previous phases to the outlining of theoretical and methodological possibilities of using commercial literary texts (mass literature) and canonical ones (classics) for the development of projects aimed at literary literacy.application/pdfporLingüística aplicada (ensino)Teoria da literaturaLeitura : Formação do leitorLeitorLingua portuguesa (Brasil) : EnsinoLiteratura contemporâneaApplied linguisticsLiterary literacyLiterature theoryEntre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075080.pdfTexto completoapplication/pdf2347084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/1/001075080.pdf94ca5ebd3555ef38e24cbf73b5708f59MD51TEXT001075080.pdf.txt001075080.pdf.txtExtracted Texttext/plain348906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/2/001075080.pdf.txt8e10270698e089b9ceb361cd938f6fa5MD52THUMBNAIL001075080.pdf.jpg001075080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/3/001075080.pdf.jpg316989d175a096bd26522e69b1b2e8d2MD5310183/1814232018-10-05 07:43:53.307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:43:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
title Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
spellingShingle Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
Correia, Mariana
Lingüística aplicada (ensino)
Teoria da literatura
Leitura : Formação do leitor
Leitor
Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino
Literatura contemporânea
Applied linguistics
Literary literacy
Literature theory
title_short Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
title_full Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
title_fullStr Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
title_full_unstemmed Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
title_sort Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
author Correia, Mariana
author_facet Correia, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Mariana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
contributor_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística aplicada (ensino)
Teoria da literatura
Leitura : Formação do leitor
Leitor
Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino
Literatura contemporânea
topic Lingüística aplicada (ensino)
Teoria da literatura
Leitura : Formação do leitor
Leitor
Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino
Literatura contemporânea
Applied linguistics
Literary literacy
Literature theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Applied linguistics
Literary literacy
Literature theory
description A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-25T02:54:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181423
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075080
url http://hdl.handle.net/10183/181423
identifier_str_mv 001075080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/1/001075080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/2/001075080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/3/001075080.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94ca5ebd3555ef38e24cbf73b5708f59
8e10270698e089b9ceb361cd938f6fa5
316989d175a096bd26522e69b1b2e8d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085453172310016