Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181423 |
Resumo: | A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário. |
id |
URGS_bd8d77af42e463e451768219d381e460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181423 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Correia, MarianaGuedes, Paulo Coimbra2018-08-25T02:54:40Z2018http://hdl.handle.net/10183/181423001075080A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário.The research "Among witches, vampires, divergents, and zombies: the formation of the literary reader in school" aims to understand to what extent the reading project "Film and Book" contributed to the recognition of literary literacy in an elementary school, where the focus of Portuguese language teaching is on linguistic education aimed at the formation of literary readers, as well as to design theoretical and methodological possibilities for the continuity of this project. For this purpose, the research was conducted in three phases: theoretical, establishing theoretical assumptions in a transdisciplinary perspective based on Applied Linguistics and involving concepts of Linguistics, Literary Theory and Pedagogy; reflective, containing a teacher report and data analysis obtained through a questionnaire with former students from the “Film and Book” project; and projective, aligning the previous phases to the outlining of theoretical and methodological possibilities of using commercial literary texts (mass literature) and canonical ones (classics) for the development of projects aimed at literary literacy.application/pdfporLingüística aplicada (ensino)Teoria da literaturaLeitura : Formação do leitorLeitorLingua portuguesa (Brasil) : EnsinoLiteratura contemporâneaApplied linguisticsLiterary literacyLiterature theoryEntre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075080.pdfTexto completoapplication/pdf2347084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/1/001075080.pdf94ca5ebd3555ef38e24cbf73b5708f59MD51TEXT001075080.pdf.txt001075080.pdf.txtExtracted Texttext/plain348906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/2/001075080.pdf.txt8e10270698e089b9ceb361cd938f6fa5MD52THUMBNAIL001075080.pdf.jpg001075080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/3/001075080.pdf.jpg316989d175a096bd26522e69b1b2e8d2MD5310183/1814232018-10-05 07:43:53.307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:43:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
title |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
spellingShingle |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola Correia, Mariana Lingüística aplicada (ensino) Teoria da literatura Leitura : Formação do leitor Leitor Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino Literatura contemporânea Applied linguistics Literary literacy Literature theory |
title_short |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
title_full |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
title_fullStr |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
title_full_unstemmed |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
title_sort |
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola |
author |
Correia, Mariana |
author_facet |
Correia, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Mariana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guedes, Paulo Coimbra |
contributor_str_mv |
Guedes, Paulo Coimbra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística aplicada (ensino) Teoria da literatura Leitura : Formação do leitor Leitor Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino Literatura contemporânea |
topic |
Lingüística aplicada (ensino) Teoria da literatura Leitura : Formação do leitor Leitor Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino Literatura contemporânea Applied linguistics Literary literacy Literature theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Applied linguistics Literary literacy Literature theory |
description |
A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-25T02:54:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181423 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181423 |
identifier_str_mv |
001075080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/1/001075080.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/2/001075080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181423/3/001075080.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94ca5ebd3555ef38e24cbf73b5708f59 8e10270698e089b9ceb361cd938f6fa5 316989d175a096bd26522e69b1b2e8d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085453172310016 |