Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattani, Airton
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3597
Resumo: O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnico/industriais. Aportes provenientes de várias áreas do conhecimento podem contribuir para a reversão dessa situação. De caráter interdisciplinar, envolvendo arquitetura, construção civil, educação e informática, este trabalho investiga como os recursos informáticos e telemáticos podem contribuir para a qualificação de trabalhadores da indústria da construção civil. Abordando um tema específico – leitura e interpretação de plantas arquitetônicas –, investiga as possibilidades que essas novas tecnologias podem oferecer para ações de qualificação de trabalhadores, bem como verifica as condições em que esses se apropriam dos recursos que serão predominantes nos processos de trabalho no milênio que se inicia. Adotando um referencial construtivista, foi projetado e aplicado um experimento, consistindo de um site na Internet e de um programa de desenho, em que os participantes não apenas tomam contato passivamente com diversos conteúdos relativos à sua atuação profissional, mas contribuem com seus conhecimentos tanto na definição dos temas e tópicos a serem abordados quanto na produção de conhecimentos relativos aos temas propostos, fazendoos participantes ativos e não meros leitores. Recursos como animações, imagens sobrepostas, textos, etc. são empregados para apresentar os princípios fundamentais da representação prévia do espaço construído As participações dos usuários são registradas por meio de formulários, cujos textos produzidos são disponibilizados posteriormente aos demais participantes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de iniciativas dessa natureza em ações que façam uso da rede mundial de computadores para a qualificação de trabalhadores, contribuindo para a superação de desequilíbrios na distribuição dos recursos de formação.
id URGS_be68de7871e386cd75e8b50f84b8d06e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3597
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cattani, AirtonAxt, MargareteTarouco, Liane Margarida Rockenbach2007-06-06T17:29:32Z2001http://hdl.handle.net/10183/3597000296048O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnico/industriais. Aportes provenientes de várias áreas do conhecimento podem contribuir para a reversão dessa situação. De caráter interdisciplinar, envolvendo arquitetura, construção civil, educação e informática, este trabalho investiga como os recursos informáticos e telemáticos podem contribuir para a qualificação de trabalhadores da indústria da construção civil. Abordando um tema específico – leitura e interpretação de plantas arquitetônicas –, investiga as possibilidades que essas novas tecnologias podem oferecer para ações de qualificação de trabalhadores, bem como verifica as condições em que esses se apropriam dos recursos que serão predominantes nos processos de trabalho no milênio que se inicia. Adotando um referencial construtivista, foi projetado e aplicado um experimento, consistindo de um site na Internet e de um programa de desenho, em que os participantes não apenas tomam contato passivamente com diversos conteúdos relativos à sua atuação profissional, mas contribuem com seus conhecimentos tanto na definição dos temas e tópicos a serem abordados quanto na produção de conhecimentos relativos aos temas propostos, fazendoos participantes ativos e não meros leitores. Recursos como animações, imagens sobrepostas, textos, etc. são empregados para apresentar os princípios fundamentais da representação prévia do espaço construído As participações dos usuários são registradas por meio de formulários, cujos textos produzidos são disponibilizados posteriormente aos demais participantes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de iniciativas dessa natureza em ações que façam uso da rede mundial de computadores para a qualificação de trabalhadores, contribuindo para a superação de desequilíbrios na distribuição dos recursos de formação.application/pdfporConstrucao civil : OperariosEnsino por computador : Treinamento profissionalConstrução civilFormaçãoTrabalhadorQualificação profissionalEnsino a distânciaTelemáticaRecursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000296048.pdf000296048.pdfTexto completoapplication/pdf3033611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/1/000296048.pdf6fa0d4b72b5261aa21e053f7ed52732eMD51TEXT000296048.pdf.txt000296048.pdf.txtExtracted Texttext/plain455762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/2/000296048.pdf.txta6c8a08989b4879781e3dd8c518a6874MD52THUMBNAIL000296048.pdf.jpg000296048.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/3/000296048.pdf.jpg45952ea84db85dca9d5a0a59d2f35e3eMD5310183/35972021-12-06 05:36:19.178271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
title Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
spellingShingle Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
Cattani, Airton
Construcao civil : Operarios
Ensino por computador : Treinamento profissional
Construção civil
Formação
Trabalhador
Qualificação profissional
Ensino a distância
Telemática
title_short Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
title_full Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
title_fullStr Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
title_full_unstemmed Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
title_sort Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
author Cattani, Airton
author_facet Cattani, Airton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattani, Airton
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
contributor_str_mv Axt, Margarete
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Construcao civil : Operarios
Ensino por computador : Treinamento profissional
Construção civil
Formação
Trabalhador
Qualificação profissional
Ensino a distância
Telemática
topic Construcao civil : Operarios
Ensino por computador : Treinamento profissional
Construção civil
Formação
Trabalhador
Qualificação profissional
Ensino a distância
Telemática
description O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnico/industriais. Aportes provenientes de várias áreas do conhecimento podem contribuir para a reversão dessa situação. De caráter interdisciplinar, envolvendo arquitetura, construção civil, educação e informática, este trabalho investiga como os recursos informáticos e telemáticos podem contribuir para a qualificação de trabalhadores da indústria da construção civil. Abordando um tema específico – leitura e interpretação de plantas arquitetônicas –, investiga as possibilidades que essas novas tecnologias podem oferecer para ações de qualificação de trabalhadores, bem como verifica as condições em que esses se apropriam dos recursos que serão predominantes nos processos de trabalho no milênio que se inicia. Adotando um referencial construtivista, foi projetado e aplicado um experimento, consistindo de um site na Internet e de um programa de desenho, em que os participantes não apenas tomam contato passivamente com diversos conteúdos relativos à sua atuação profissional, mas contribuem com seus conhecimentos tanto na definição dos temas e tópicos a serem abordados quanto na produção de conhecimentos relativos aos temas propostos, fazendoos participantes ativos e não meros leitores. Recursos como animações, imagens sobrepostas, textos, etc. são empregados para apresentar os princípios fundamentais da representação prévia do espaço construído As participações dos usuários são registradas por meio de formulários, cujos textos produzidos são disponibilizados posteriormente aos demais participantes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de iniciativas dessa natureza em ações que façam uso da rede mundial de computadores para a qualificação de trabalhadores, contribuindo para a superação de desequilíbrios na distribuição dos recursos de formação.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:29:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3597
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000296048
url http://hdl.handle.net/10183/3597
identifier_str_mv 000296048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/1/000296048.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/2/000296048.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/3/000296048.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fa0d4b72b5261aa21e053f7ed52732e
a6c8a08989b4879781e3dd8c518a6874
45952ea84db85dca9d5a0a59d2f35e3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085030684262400