Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3597 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnico/industriais. Aportes provenientes de várias áreas do conhecimento podem contribuir para a reversão dessa situação. De caráter interdisciplinar, envolvendo arquitetura, construção civil, educação e informática, este trabalho investiga como os recursos informáticos e telemáticos podem contribuir para a qualificação de trabalhadores da indústria da construção civil. Abordando um tema específico – leitura e interpretação de plantas arquitetônicas –, investiga as possibilidades que essas novas tecnologias podem oferecer para ações de qualificação de trabalhadores, bem como verifica as condições em que esses se apropriam dos recursos que serão predominantes nos processos de trabalho no milênio que se inicia. Adotando um referencial construtivista, foi projetado e aplicado um experimento, consistindo de um site na Internet e de um programa de desenho, em que os participantes não apenas tomam contato passivamente com diversos conteúdos relativos à sua atuação profissional, mas contribuem com seus conhecimentos tanto na definição dos temas e tópicos a serem abordados quanto na produção de conhecimentos relativos aos temas propostos, fazendoos participantes ativos e não meros leitores. Recursos como animações, imagens sobrepostas, textos, etc. são empregados para apresentar os princípios fundamentais da representação prévia do espaço construído As participações dos usuários são registradas por meio de formulários, cujos textos produzidos são disponibilizados posteriormente aos demais participantes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de iniciativas dessa natureza em ações que façam uso da rede mundial de computadores para a qualificação de trabalhadores, contribuindo para a superação de desequilíbrios na distribuição dos recursos de formação. |
id |
URGS_be68de7871e386cd75e8b50f84b8d06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3597 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cattani, AirtonAxt, MargareteTarouco, Liane Margarida Rockenbach2007-06-06T17:29:32Z2001http://hdl.handle.net/10183/3597000296048O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnico/industriais. Aportes provenientes de várias áreas do conhecimento podem contribuir para a reversão dessa situação. De caráter interdisciplinar, envolvendo arquitetura, construção civil, educação e informática, este trabalho investiga como os recursos informáticos e telemáticos podem contribuir para a qualificação de trabalhadores da indústria da construção civil. Abordando um tema específico – leitura e interpretação de plantas arquitetônicas –, investiga as possibilidades que essas novas tecnologias podem oferecer para ações de qualificação de trabalhadores, bem como verifica as condições em que esses se apropriam dos recursos que serão predominantes nos processos de trabalho no milênio que se inicia. Adotando um referencial construtivista, foi projetado e aplicado um experimento, consistindo de um site na Internet e de um programa de desenho, em que os participantes não apenas tomam contato passivamente com diversos conteúdos relativos à sua atuação profissional, mas contribuem com seus conhecimentos tanto na definição dos temas e tópicos a serem abordados quanto na produção de conhecimentos relativos aos temas propostos, fazendoos participantes ativos e não meros leitores. Recursos como animações, imagens sobrepostas, textos, etc. são empregados para apresentar os princípios fundamentais da representação prévia do espaço construído As participações dos usuários são registradas por meio de formulários, cujos textos produzidos são disponibilizados posteriormente aos demais participantes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de iniciativas dessa natureza em ações que façam uso da rede mundial de computadores para a qualificação de trabalhadores, contribuindo para a superação de desequilíbrios na distribuição dos recursos de formação.application/pdfporConstrucao civil : OperariosEnsino por computador : Treinamento profissionalConstrução civilFormaçãoTrabalhadorQualificação profissionalEnsino a distânciaTelemáticaRecursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000296048.pdf000296048.pdfTexto completoapplication/pdf3033611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/1/000296048.pdf6fa0d4b72b5261aa21e053f7ed52732eMD51TEXT000296048.pdf.txt000296048.pdf.txtExtracted Texttext/plain455762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/2/000296048.pdf.txta6c8a08989b4879781e3dd8c518a6874MD52THUMBNAIL000296048.pdf.jpg000296048.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/3/000296048.pdf.jpg45952ea84db85dca9d5a0a59d2f35e3eMD5310183/35972021-12-06 05:36:19.178271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
title |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
spellingShingle |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil Cattani, Airton Construcao civil : Operarios Ensino por computador : Treinamento profissional Construção civil Formação Trabalhador Qualificação profissional Ensino a distância Telemática |
title_short |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
title_full |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
title_fullStr |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
title_full_unstemmed |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
title_sort |
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil |
author |
Cattani, Airton |
author_facet |
Cattani, Airton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cattani, Airton |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Axt, Margarete |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
contributor_str_mv |
Axt, Margarete Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construcao civil : Operarios Ensino por computador : Treinamento profissional Construção civil Formação Trabalhador Qualificação profissional Ensino a distância Telemática |
topic |
Construcao civil : Operarios Ensino por computador : Treinamento profissional Construção civil Formação Trabalhador Qualificação profissional Ensino a distância Telemática |
description |
O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnico/industriais. Aportes provenientes de várias áreas do conhecimento podem contribuir para a reversão dessa situação. De caráter interdisciplinar, envolvendo arquitetura, construção civil, educação e informática, este trabalho investiga como os recursos informáticos e telemáticos podem contribuir para a qualificação de trabalhadores da indústria da construção civil. Abordando um tema específico – leitura e interpretação de plantas arquitetônicas –, investiga as possibilidades que essas novas tecnologias podem oferecer para ações de qualificação de trabalhadores, bem como verifica as condições em que esses se apropriam dos recursos que serão predominantes nos processos de trabalho no milênio que se inicia. Adotando um referencial construtivista, foi projetado e aplicado um experimento, consistindo de um site na Internet e de um programa de desenho, em que os participantes não apenas tomam contato passivamente com diversos conteúdos relativos à sua atuação profissional, mas contribuem com seus conhecimentos tanto na definição dos temas e tópicos a serem abordados quanto na produção de conhecimentos relativos aos temas propostos, fazendoos participantes ativos e não meros leitores. Recursos como animações, imagens sobrepostas, textos, etc. são empregados para apresentar os princípios fundamentais da representação prévia do espaço construído As participações dos usuários são registradas por meio de formulários, cujos textos produzidos são disponibilizados posteriormente aos demais participantes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de iniciativas dessa natureza em ações que façam uso da rede mundial de computadores para a qualificação de trabalhadores, contribuindo para a superação de desequilíbrios na distribuição dos recursos de formação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:29:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000296048 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3597 |
identifier_str_mv |
000296048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/1/000296048.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/2/000296048.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3597/3/000296048.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6fa0d4b72b5261aa21e053f7ed52732e a6c8a08989b4879781e3dd8c518a6874 45952ea84db85dca9d5a0a59d2f35e3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085030684262400 |