Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bemvenuti, Alice
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49164
Resumo: Neste trabalho de mestrado realizou-se o estudo do histórico de museus e da educação nos museus brasileiros ao longo dos séculos XIX e XX, observando estratégias que incentivaram a aproximação do público com a obra de arte original. As ações educativas isoladas do início da história museológica permanecem até hoje, embora atualmente existam setores organizados desenvolvendo ações educativas sistematizadas, utilizando metodologias atuais de ensino da arte, leitura dos códigos visuais, atitudes pedagógicas de recepção e mediação de público e estratégias utilizando a experiência estética proporcionada pelas próprias obras de arte. Registra-se a análise de casos: MAC-USP, MAC-Niterói e MAC-RS, com a apresentação do universo de cada um desses três museus, desde a história de sua formação até a as metodologias e programas educativos desenvolvidos por eles. Aborda-se também o contexto histórico da transformação da função dos museus desde a Antigüidade até os de arte moderna e contemporânea no Brasil onde se nota que os fatos históricos não apresentam linearidade suficiente que conduza a resultados ou conseqüências previsíveis. Finalmente, faz-se uma reflexão sobre o papel político da ação educativa na instituição, considerando seu caráter educativo e a necessidade de democratizar os espaços museológicos, facilitando, assim, o acesso à obra de arte original, refletindo a idéia de um museu para todos.
id URGS_bed84368c9aae5ea545972ce175839a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49164
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bemvenuti, AliceMarshall, Francisco2012-05-24T01:32:22Z2004http://hdl.handle.net/10183/49164000835365Neste trabalho de mestrado realizou-se o estudo do histórico de museus e da educação nos museus brasileiros ao longo dos séculos XIX e XX, observando estratégias que incentivaram a aproximação do público com a obra de arte original. As ações educativas isoladas do início da história museológica permanecem até hoje, embora atualmente existam setores organizados desenvolvendo ações educativas sistematizadas, utilizando metodologias atuais de ensino da arte, leitura dos códigos visuais, atitudes pedagógicas de recepção e mediação de público e estratégias utilizando a experiência estética proporcionada pelas próprias obras de arte. Registra-se a análise de casos: MAC-USP, MAC-Niterói e MAC-RS, com a apresentação do universo de cada um desses três museus, desde a história de sua formação até a as metodologias e programas educativos desenvolvidos por eles. Aborda-se também o contexto histórico da transformação da função dos museus desde a Antigüidade até os de arte moderna e contemporânea no Brasil onde se nota que os fatos históricos não apresentam linearidade suficiente que conduza a resultados ou conseqüências previsíveis. Finalmente, faz-se uma reflexão sobre o papel político da ação educativa na instituição, considerando seu caráter educativo e a necessidade de democratizar os espaços museológicos, facilitando, assim, o acesso à obra de arte original, refletindo a idéia de um museu para todos.At this work of master degree it was done the historic analysis of museums and of the education at Brazilian museums on the 19th and 20th centuries, noticing strategies that stimulate the contact of the public with the original work of art. Isolate educative actions from the beginning of museum history remain until today, even so there are some organized sectors developing systemized educative actions, by the use of current methodologies of art education, with the lecture of visual codes, pedagogical activities of reception and presentation to the public, including the use of strategies of aesthetic experience given by the proper works of art. It is registered the analysis of MAC-USP, MAC-Niterói and MAC-RS, presenting the history from their beginning to their specific methodologies and educational programs. It is also commented the historic transformation of the museums functional activities since ancient times up to modern and contemporary art museums in Brazil. It is observed that historic events do not have enough linearity that may lead to foreseen results or consequences. At last, it is analyzed the political role of the educational action at the museums, considering its educational character and the urgent need to open the space of the museums to people, thus providing the access to the original works of art and the idea that museum is for all.application/pdfporMuseus : EducaçãoMuseus : HistóriaMuseus : Arte : Ação pedagógicaMuseu de Arte Contemporânea da Universidade de São PauloMuseu de Arte Contemporânea de NiteróiMuseu de arte contemporanea do Rio Grande do SulMuseus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835365.pdf000835365.pdfTexto completoapplication/pdf2776732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49164/1/000835365.pdf4606a2c8e735b0555b7768ef29c360d7MD51TEXT000835365.pdf.txt000835365.pdf.txtExtracted Texttext/plain691396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49164/2/000835365.pdf.txt089f22d1f4a3af1457ee271e51a150ccMD52THUMBNAIL000835365.pdf.jpg000835365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49164/3/000835365.pdf.jpgc544a80988226e027e3a8247ebe6055bMD5310183/491642023-01-18 06:02:32.691439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-18T08:02:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
title Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
spellingShingle Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
Bemvenuti, Alice
Museus : Educação
Museus : História
Museus : Arte : Ação pedagógica
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Museu de arte contemporanea do Rio Grande do Sul
title_short Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
title_full Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
title_fullStr Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
title_sort Museus e educação em museus - história, metodologias e projetos, com análises de caso : Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul
author Bemvenuti, Alice
author_facet Bemvenuti, Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bemvenuti, Alice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marshall, Francisco
contributor_str_mv Marshall, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Museus : Educação
Museus : História
Museus : Arte : Ação pedagógica
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Museu de arte contemporanea do Rio Grande do Sul
topic Museus : Educação
Museus : História
Museus : Arte : Ação pedagógica
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Museu de arte contemporanea do Rio Grande do Sul
description Neste trabalho de mestrado realizou-se o estudo do histórico de museus e da educação nos museus brasileiros ao longo dos séculos XIX e XX, observando estratégias que incentivaram a aproximação do público com a obra de arte original. As ações educativas isoladas do início da história museológica permanecem até hoje, embora atualmente existam setores organizados desenvolvendo ações educativas sistematizadas, utilizando metodologias atuais de ensino da arte, leitura dos códigos visuais, atitudes pedagógicas de recepção e mediação de público e estratégias utilizando a experiência estética proporcionada pelas próprias obras de arte. Registra-se a análise de casos: MAC-USP, MAC-Niterói e MAC-RS, com a apresentação do universo de cada um desses três museus, desde a história de sua formação até a as metodologias e programas educativos desenvolvidos por eles. Aborda-se também o contexto histórico da transformação da função dos museus desde a Antigüidade até os de arte moderna e contemporânea no Brasil onde se nota que os fatos históricos não apresentam linearidade suficiente que conduza a resultados ou conseqüências previsíveis. Finalmente, faz-se uma reflexão sobre o papel político da ação educativa na instituição, considerando seu caráter educativo e a necessidade de democratizar os espaços museológicos, facilitando, assim, o acesso à obra de arte original, refletindo a idéia de um museu para todos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-24T01:32:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000835365
url http://hdl.handle.net/10183/49164
identifier_str_mv 000835365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49164/1/000835365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49164/2/000835365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49164/3/000835365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4606a2c8e735b0555b7768ef29c360d7
089f22d1f4a3af1457ee271e51a150cc
c544a80988226e027e3a8247ebe6055b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309016608374784