Interseccionalidade na literatura de autoria feminina : entre A ilha sob o mar, de Isabel Allende e Compaixão, de Toni Morrison

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Laissy Tayña da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188291
Resumo: A crítica feminista é um modelo teórico que propicia discussão acerca do espaço de publicação e representação das mulheres na literatura. Tendo em vista essa perspectiva teórica, o intuito dessa pesquisa é pensar a relação do espaço por meio das personagens femininas nas narrativas A ilha sob o mar (2014), de Isabel Allende, e Compaixão (2009), de Toni Morrison, além de evidenciar o espaço social em que tais personagens foram construídas. O romance histórico de Allende é contextualizado durante a colonização do Haiti e tem como fio condutor a jornada de quatro personagens femininas, Zarité, Eugênia, Rosette e Violette. A narrativa de Morrison, por sua vez, retrata a colonização dos Estados Unidos da América, destacando a vida de Florens, Rebekka, Sorrow e Lina em uma mesma propriedade. A discussão se devolve a partir do estudo da crítica feminista, assim como da relação do espaço casa e espaço corpo na representação de mulheres no período colonial, visto que eles eram espaços limitadores do papel social da mulher. A partir dessa discussão, argumenta-se acerca da congruência temática de Allende e Morrison, de modo a deixar evidente a interseccionalidade de gênero, de raça e de classe nas narrativas.
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spelling Barbosa, Laissy Tayña da SilvaPavani, Cinara Ferreira2019-01-26T02:35:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/188291001085066A crítica feminista é um modelo teórico que propicia discussão acerca do espaço de publicação e representação das mulheres na literatura. Tendo em vista essa perspectiva teórica, o intuito dessa pesquisa é pensar a relação do espaço por meio das personagens femininas nas narrativas A ilha sob o mar (2014), de Isabel Allende, e Compaixão (2009), de Toni Morrison, além de evidenciar o espaço social em que tais personagens foram construídas. O romance histórico de Allende é contextualizado durante a colonização do Haiti e tem como fio condutor a jornada de quatro personagens femininas, Zarité, Eugênia, Rosette e Violette. A narrativa de Morrison, por sua vez, retrata a colonização dos Estados Unidos da América, destacando a vida de Florens, Rebekka, Sorrow e Lina em uma mesma propriedade. A discussão se devolve a partir do estudo da crítica feminista, assim como da relação do espaço casa e espaço corpo na representação de mulheres no período colonial, visto que eles eram espaços limitadores do papel social da mulher. A partir dessa discussão, argumenta-se acerca da congruência temática de Allende e Morrison, de modo a deixar evidente a interseccionalidade de gênero, de raça e de classe nas narrativas.Feminist criticism is a theoretical model that provides a discussion about the space of publication and representation of women in literature. In view of this theoretical perspective, the aim of this research is to think about the relation of space through female characters from Isabel Allende’s narrative, A ilha sob o mar (2014), and Toni Morrison’s one, Compaixão (2009); moreover, I intend to debate the social place in which such characters were constructed. Allende’s historical novel is contextualized during the Haiti colonization and its plot is based on the journey of four female characters, Zarité, Eugênia, Rosette and Violette. Morrison’s narrative, in turn, portrays the colonization of the United States of America, highlighting the life of Florens, Rebekka, Sorrow and Lina in a same property. The discussion I develop here is grounded on feminist criticism, as well as the relation of the space home and space body in women representation in the colonial period, since these spaces used to be borders to the social role of women. From this discussion, I argue about Allende and Morrison congruent theme, in order to make evident the intersectionality of gender, race and class in the narratives.application/pdfporAllende, Isabel, 1942-. La isla bajo el marMorrison, Toni, 1931-2019Crítica feministaInterseccionalidadeFeminismoEstereótiposLiteraturaFeminist criticismIntersectionalityIsabel AllendeSpaceInterseccionalidade na literatura de autoria feminina : entre A ilha sob o mar, de Isabel Allende e Compaixão, de Toni Morrisoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085066.pdf.txt001085066.pdf.txtExtracted Texttext/plain243813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188291/2/001085066.pdf.txt3f87ab023ba3e6c783d0eb7313f82afcMD52ORIGINAL001085066.pdfTexto completoapplication/pdf1209490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188291/1/001085066.pdf8d24ea506db86181e257b013d0f98f1dMD5110183/1882912021-11-20 06:11:35.943925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:11:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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