Acreditação hospitalar como agente de melhoria da qualidade dos registros de enfermagem em um hospital universitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108330 |
Resumo: | O uso de Registros Eletrônicos de Saúde aliados aos sistemas de classificações, têm auxiliado na implementação do Processo de Enfermagem na prática clínica. Entretanto, possuir um sistema informatizado não garante a completude e qualidade de registros, necessitando de avaliações e aperfeiçoamento de forma sistemática. Essas avaliações têm sido realizadas por instituições que buscam a Acreditação Hospitalar. Considerando essa questão, durante todo o período de preparo para a Acreditação Hospitalar, a instituição campo de estudo desenvolveu intervenções com vistas a melhoria da qualidade assistencial, contemplando ações para a qualificação dos registros informatizados de enfermagem. Assim, este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade dos registros informatizados de enfermagem de um hospital em dois momentos distintos, antes e após o preparo para a Acreditação Hospitalar. Trata-se de um estudo observacional de intervenções, retrospectivo de abordagem quantitativa realizado em um hospital universitário do sul do Brasil. A população do estudo foram os registros de enfermagem dos Serviços de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, referentes ao período anterior e posterior a Acreditação Hospitalar, ou seja, os meses de outubro de 2009 e de 2013, respectivamente. Foram considerados critérios de inclusão prontuários de pacientes internados por pelo menos quatro dias em uma mesma unidade de internação, totalizando 224 prontuários. Não foram previstos critérios de exclusão. Os dados foram coletados por dois avaliadores entre os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Para avaliação da qualidade dos registros, utilizou-se o instrumento Q-DIO - Versão brasileira, traduzido e validado para a língua portuguesa. Um segundo instrumento foi elaborado, concomitante a um manual de orientações, com critérios de qualidade específicos da Joint Commission International (JCI), não atendidos pelo primeiro. Foi realizado um teste piloto com 24 prontuários para estimar a concordância entre os dois avaliadores no preenchimento do Q-DIO – Versão brasileira e dos Critérios de qualidade específicos da JCI. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: Houve melhora significativa da qualidade dos registros de enfermagem (p<0,001). Quando avaliado o escore total do instrumento Q-DIO – Versão brasileira houve melhora em 24 dos 29 itens (82,8%) e dos Critérios de qualidade específicos da JCI, em 9 de 12 itens (75%). Com base nestes resultados, conclui-se que houve empenho à mudança de cultura, por meio da inovação organizacional, de protocolos, de auditorias e, sobretudo, de atividades educativas, o que favoreceu o reconhecimento do campo de estudo como centro acadêmico de excelência em qualidade em saúde e segurança dos pacientes pela JCI em 2013. Espera-se que este trabalho incentive hospitais a estabelecerem metas de melhorias assistenciais e, consequentemente, de registros de enfermagem, a partir de intervenções educativas. |
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Nomura, Aline Tsuma GaedkeAlmeida, Miriam de Abreu2014-12-16T02:19:04Z2014http://hdl.handle.net/10183/108330000948574O uso de Registros Eletrônicos de Saúde aliados aos sistemas de classificações, têm auxiliado na implementação do Processo de Enfermagem na prática clínica. Entretanto, possuir um sistema informatizado não garante a completude e qualidade de registros, necessitando de avaliações e aperfeiçoamento de forma sistemática. Essas avaliações têm sido realizadas por instituições que buscam a Acreditação Hospitalar. Considerando essa questão, durante todo o período de preparo para a Acreditação Hospitalar, a instituição campo de estudo desenvolveu intervenções com vistas a melhoria da qualidade assistencial, contemplando ações para a qualificação dos registros informatizados de enfermagem. Assim, este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade dos registros informatizados de enfermagem de um hospital em dois momentos distintos, antes e após o preparo para a Acreditação Hospitalar. Trata-se de um estudo observacional de intervenções, retrospectivo de abordagem quantitativa realizado em um hospital universitário do sul do Brasil. A população do estudo foram os registros de enfermagem dos Serviços de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, referentes ao período anterior e posterior a Acreditação Hospitalar, ou seja, os meses de outubro de 2009 e de 2013, respectivamente. Foram considerados critérios de inclusão prontuários de pacientes internados por pelo menos quatro dias em uma mesma unidade de internação, totalizando 224 prontuários. Não foram previstos critérios de exclusão. Os dados foram coletados por dois avaliadores entre os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Para avaliação da qualidade dos registros, utilizou-se o instrumento Q-DIO - Versão brasileira, traduzido e validado para a língua portuguesa. Um segundo instrumento foi elaborado, concomitante a um manual de orientações, com critérios de qualidade específicos da Joint Commission International (JCI), não atendidos pelo primeiro. Foi realizado um teste piloto com 24 prontuários para estimar a concordância entre os dois avaliadores no preenchimento do Q-DIO – Versão brasileira e dos Critérios de qualidade específicos da JCI. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: Houve melhora significativa da qualidade dos registros de enfermagem (p<0,001). Quando avaliado o escore total do instrumento Q-DIO – Versão brasileira houve melhora em 24 dos 29 itens (82,8%) e dos Critérios de qualidade específicos da JCI, em 9 de 12 itens (75%). Com base nestes resultados, conclui-se que houve empenho à mudança de cultura, por meio da inovação organizacional, de protocolos, de auditorias e, sobretudo, de atividades educativas, o que favoreceu o reconhecimento do campo de estudo como centro acadêmico de excelência em qualidade em saúde e segurança dos pacientes pela JCI em 2013. Espera-se que este trabalho incentive hospitais a estabelecerem metas de melhorias assistenciais e, consequentemente, de registros de enfermagem, a partir de intervenções educativas.The use of Electronic Health Records allied to classification systems has supported the Nursing Process implementation into the clinical practice. However, owning a computerized system does not guarantee the completeness and quality of records, requiring reviews and improvement in a systematic way. These assessments have been undertaken by institutions seeking to Hospital Accreditation. The hospital audits can be used as a control tool for the work quality. Considering this issue, throughout the period of preparation for Hospital Accreditation, the institution field of study developed several strategies to improve quality of care, therefore, of computerized nursing records. With the aim of to assess changes in the computerized nursing records quality, this study proposes to evaluate the nursing records quality at two different times, before and after implementation for Hospital Accreditation. This is a retrospective observational study of interventions with a quantitative approach developed in a university hospital in southern Brazil. The study population was nursing records from the surgical and medical nursing services before and after the period of preparation for Hospital Accreditation, during the period of October 2009 and 2013, respectively. Inclusion criteria were inpatient medical records with stay of length of at least four days in the same inpatient unit, totaling 224 records. No exclusion criteria were previewed. Data collection was performed by two evaluators between the months of December 2013 and January 2014. To assess the records quality, we used the Q-DIO instrument - Brazilian version, translated and validated to the Portuguese language. A second instrument was built, concomitant with a guideline instructions, with specific quality requirements of Joint Commission International (JCI), which accessed missing information from the first one. A pilot test with 24 medical records was conducted to estimate the agreement between the two raters in applying the Q-DIO - Brazilian version and the specific quality criteria from the JCI. Data were statistically analyzed. Results: There was significant improvement in the nursing records quality (p <0.001). The total score of the Q-DIO instrument - Brazilian version improved in 24 of the 29 items (82.8%), and the specific quality criteria from the JCI out 9 of 12 items (75%). Upon these results, researchers believe that there was a commitment in the hospital cultural change through organizational innovation, protocols, audits and specifically, in educational activities. In addition, the process reinforced the recognition of the field of study as an academic center with excellence in health quality and patient safety by the JCI in 2013. This study may support other hospitals to set goals for care improvement, and consequently, the nursing records, from educational interventions.El uso de registros electrónicos de salud aliados a los sistemas de clasificación, han favorecido la implementación del proceso de enfermería en la práctica clínica. Sin embargo; el contar con un sistema informatizado no garantiza la integridad y calidad de los registros, lo que requiere acciones sistematizadas para el crecimiento continuo, estas evaluaciones son realizadas por las instituciones hospitalarias que desean la Acreditación Internacional. Es viable utilizar entonces la auditoría hospitalaria como una herramienta para controlar la calidad del trabajo; en relación a ello, la institución estudiada desarrollo numerosas estrategias para mejorar la calidad de la atención, así como también sobre los registros de enfermería informatizados, con el fin de evaluar los cambios en la calidad de los registros de enfermería. El objetivo del presente estudio fue evaluar la calidad de los registros de enfermería en dos momentos diferentes, antes y después de la preparación para la Acreditación Hospitalaria. Se trata de un estudio observacional de intervenciones, cuantitativo y retrospectivo, realizado en un hospital universitario en el sur de Brasil. La población estuvo compuesta por las historias clínicas de pacientes hospitalizados en las Unidades Clínica y Quirúrgicas antes y después del período de preparación para la Acreditación Hospitalaria, realizado entre los meses de octubre de 2009 y 2013 respectivamente. Se incluyeron las historias clínicas de los pacientes que estuvieron hospitalizados por un mínimo cuatro días en la misma unidad, totalizando 224 historias. No se tuvo criterios de exclusión. Los datos fueron recolectados por dos evaluadores independientes entre los meses de diciembre de 2013 y enero de 2014. Para evaluar la calidad de los registros se utilizó dos instrumentos, el primero denominado Q-DIO-Versão brasileira traducido y validado para la lengua portuguesa. El segundo instrumento fue desarrollado concomitante con un manual de directrices, con lineamientos específicos de calidad de la Joint Commission International (JCI), no contempladas en el primer instrumento. Para estimar las concordancias interobservadores para los dos instrumentos, se realizó una prueba piloto con 24 historias clínicas. Los datos fueron analizados estadísticamente. Resultados: Hubo un progreso significativo en la calidad de los registros de enfermería después de las intervenciones (p<0,001). En la evaluación de la puntuación total del instrumento Q-DIO–Versão brasileira, se observó un variación en 24 (82,8%) de los 29 ítems, y en 9 (75%) de 12 criterios de calidad específicos de la JCI. Con base en estos resultados, es factible hablar de un compromiso de cambio en la cultura movida por la innovación organizativa, los protocolos, las auditorías y en particular, por las intervenciones educativas, que favoreció el reconocimiento del hospital como un centro académico de excelencia en la calidad la salud y la seguridad del paciente por la JCI, en el año de 2013. Se espera que este trabajo impulse a otras instituciones hospitalarias para que establezcan metas que lleven al progreso en la atención y en consecuencia a los registros de enfermería.application/pdfporRegistros de enfermagemServiço hospitalar de educaçãoAuditoria em enfermagemAcreditação hospitalarNursing recordsNursing auditHospital accreditationEducation department, hospitalRegistros de enfermeríaAuditoria de enfermeríaAcreditación de hospitalesServicio de educación en hospitalAcreditação hospitalar como agente de melhoria da qualidade dos registros de enfermagem em um hospital universitárioHospital accreditation as agent for nursing record quality improvement in a university hospital Acreditación hospitalaria como agente para la mejora de la calidad de los registros de enfermería en un hospital universitario info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948574.pdf000948574.pdfTexto completoapplication/pdf2834147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108330/1/000948574.pdfe2bc77aa1c14537fbfda4f71c70fca14MD51TEXT000948574.pdf.txt000948574.pdf.txtExtracted Texttext/plain176099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108330/2/000948574.pdf.txt5ce3d4ac12ee5d11b2f29ea6f1ca0d47MD52THUMBNAIL000948574.pdf.jpg000948574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108330/3/000948574.pdf.jpgcab620b77a9c7bf2b8a7de959c8d1363MD5310183/1083302018-10-22 09:03:37.131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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