Agrupamento de trabalhadores com perfis semelhantes de aprendizado utilizando técnicas multivariadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Bárbara Brzezinski
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96638
Resumo: A manufatura de produtos customizados resulta em variedade de modelos, redução no tamanho de lotes e alternância frequente de tarefas executadas por trabalhadores. Neste contexto, tarefas manuais são especialmente afetadas por conta do processo de adaptação do trabalhador a novos modelos de produtos. Este processo de aprendizado pode ocorrer de maneira distinta dentro de um grupo de trabalhadores. Assim, busca-se o agrupamento dos trabalhadores com perfis similares de aprendizado, monitorando a formação de gargalos em linhas de produção constituídas por dissimilaridades de aprendizado em processos manuais. A presente dissertação apresenta abordagens para clusterização de trabalhadores baseadas nos parâmetros oriundos da modelagem de Curvas de Aprendizado. Tais parâmetros, os quais caracterizam o processo de adaptação de trabalhadores a tarefas, são transformados através da Análise de Componentes Principais e então utilizados como variáveis de clusterização. Na sequência, testam-se outras transformações nos parâmetros utilizando funções Kernel. Os trabalhadores são clusterizados através do método K-Means e Fuzzy C-Means e a qualidade dos agrupamentos formados é medida através do Silhouette Index. Por fim, sugere-se um índice de importância de variável baseado em parâmetros obtidos na Análise Componentes Principais com o objetivo de selecionar as variáveis mais relevantes para clusterização. As abordagens propostas são aplicadas em um processo da indústria calçadista, gerando resultados satisfatórios quando comparados a clusterizações realizadas sem a transformação prévia dos dados ou sem seleção das variáveis.
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spelling Azevedo, Bárbara BrzezinskiAnzanello, Michel José2014-06-14T02:08:28Z2013http://hdl.handle.net/10183/96638000917406A manufatura de produtos customizados resulta em variedade de modelos, redução no tamanho de lotes e alternância frequente de tarefas executadas por trabalhadores. Neste contexto, tarefas manuais são especialmente afetadas por conta do processo de adaptação do trabalhador a novos modelos de produtos. Este processo de aprendizado pode ocorrer de maneira distinta dentro de um grupo de trabalhadores. Assim, busca-se o agrupamento dos trabalhadores com perfis similares de aprendizado, monitorando a formação de gargalos em linhas de produção constituídas por dissimilaridades de aprendizado em processos manuais. A presente dissertação apresenta abordagens para clusterização de trabalhadores baseadas nos parâmetros oriundos da modelagem de Curvas de Aprendizado. Tais parâmetros, os quais caracterizam o processo de adaptação de trabalhadores a tarefas, são transformados através da Análise de Componentes Principais e então utilizados como variáveis de clusterização. Na sequência, testam-se outras transformações nos parâmetros utilizando funções Kernel. Os trabalhadores são clusterizados através do método K-Means e Fuzzy C-Means e a qualidade dos agrupamentos formados é medida através do Silhouette Index. Por fim, sugere-se um índice de importância de variável baseado em parâmetros obtidos na Análise Componentes Principais com o objetivo de selecionar as variáveis mais relevantes para clusterização. As abordagens propostas são aplicadas em um processo da indústria calçadista, gerando resultados satisfatórios quando comparados a clusterizações realizadas sem a transformação prévia dos dados ou sem seleção das variáveis.Manufacturing of customized products relies on a large menu choice, reduced batch sizes and frequent alternation of tasks performed by workers. In this context, manual tasks are especially affected by workers’ adaptation to new product models. This learning process takes place in different paces within a group of workers. This thesis aims at grouping workers with similar learning process tailored to avoid bottlenecks in production lines due to learning dissimilarities among workers. For that matter, we present a method for clustering workers based on parameters derived from Learning Curve (LC) modeling. Such parameters are processed through Principal Component Analysis (PCA), and the PCA scores are used as clustering variables. Next, Kernel transformations are also used to improve clustering quality. The data is clustered using K-Means and Fuzzy C-Means techniques, and the quality of resulting clusters is measured by the Silhouette Index. Finally, we suggest a variable importance index based on parameters derived from PCA to select the most relevant variables for clustering. The proposed approaches are applied in a footwear process, yielding satisfactory results when compared to clustering on original data or without variable selection.application/pdfporAprendizagem organizacionalCluster industrialLearning curvesClusteringPrincipal components analysisData transformationVariable selectionAgrupamento de trabalhadores com perfis semelhantes de aprendizado utilizando técnicas multivariadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917406.pdf000917406.pdfTexto completoapplication/pdf591784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96638/1/000917406.pdf9bf9ef9443de28e1338b3cae5a3ece33MD51TEXT000917406.pdf.txt000917406.pdf.txtExtracted Texttext/plain184650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96638/2/000917406.pdf.txta45fef13bb73bfcf138ffbc362a9fe1bMD52THUMBNAIL000917406.pdf.jpg000917406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96638/3/000917406.pdf.jpg61ffe7df3cc0f42aff145f37f0d16083MD5310183/966382018-10-18 08:14:07.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:14:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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