A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Altamir
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7181
Resumo: Este trabalho analisa pinturas murais religiosas sobre temáticas relacionadas à morte e ao além, encontradas em igrejas católicas da região central do Rio Grande do Sul. Pinturas realizadas ao longo do século XX e selecionadas com base em amostragem reunida em arquivos fotográficos representativos de 192 municípios. A partir de uma abordagem iconológica, busca entender: como os modelos iconográficos europeus foram retomados pelo muralismo religioso regional. Para tanto, identifica a origem dos principais temas escatológicos representados, bem como algumas das fontes visuais utilizadas, compostas, sobretudo, por gravuras que reproduzem temas religiosos de obras dos séculos XV ao início do século XX. Entre as formas evitadas pelo muralismo rio-grandense destacam-se: alusões à nudez, poses com pouco dinamismo, e gestos considerados constrangedores para os padrões morais da região. Nas formas incluídas, destacam-se as poses com expressão gestual mais acentuada, vestes moralizantes e detalhes zoomórficos na figuração de demônios. Enquanto que o conjunto das formas preservadas aponta para um predomínio dos gestos representativos de emoções intensas. Com base nos estudos de Aby Warburg sobre a influência da empatia no resgate de configurações emotivas, e a partir do resultado das análises formais, foi estruturada a proposição principal desta pesquisa. Proposição que procura evidenciar uma relação entre a eficiência empática dos antigos gestos de ações passionais e a conseqüente preservação desses no muralismo religioso escatológico regional.
id URGS_c0b764a6566713cce3a0d28a431297d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7181
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Moreira, AltamirAvancini, José Augusto Costa2007-06-06T19:04:17Z2006http://hdl.handle.net/10183/7181000540439Este trabalho analisa pinturas murais religiosas sobre temáticas relacionadas à morte e ao além, encontradas em igrejas católicas da região central do Rio Grande do Sul. Pinturas realizadas ao longo do século XX e selecionadas com base em amostragem reunida em arquivos fotográficos representativos de 192 municípios. A partir de uma abordagem iconológica, busca entender: como os modelos iconográficos europeus foram retomados pelo muralismo religioso regional. Para tanto, identifica a origem dos principais temas escatológicos representados, bem como algumas das fontes visuais utilizadas, compostas, sobretudo, por gravuras que reproduzem temas religiosos de obras dos séculos XV ao início do século XX. Entre as formas evitadas pelo muralismo rio-grandense destacam-se: alusões à nudez, poses com pouco dinamismo, e gestos considerados constrangedores para os padrões morais da região. Nas formas incluídas, destacam-se as poses com expressão gestual mais acentuada, vestes moralizantes e detalhes zoomórficos na figuração de demônios. Enquanto que o conjunto das formas preservadas aponta para um predomínio dos gestos representativos de emoções intensas. Com base nos estudos de Aby Warburg sobre a influência da empatia no resgate de configurações emotivas, e a partir do resultado das análises formais, foi estruturada a proposição principal desta pesquisa. Proposição que procura evidenciar uma relação entre a eficiência empática dos antigos gestos de ações passionais e a conseqüente preservação desses no muralismo religioso escatológico regional.This work analyzes paintings murais on themes related to the death and to the beyond found at Catholic churches of the central area of Rio Grande do Sul. These paintings accomplished along the century XX there were selected from the sampling gathered in representative photographic files of 192 municipal districts. Starting from an iconological approach it looks for to understand: How the European iconographic models were retaken by the regional religious mural painting . For so much, it identifies the origin of the main eschatological themes represented and some of the visual sources used, which were composed, above all, for engravings that reproduce religious themes from works of art originated between the century XV and the beginning of the century XX. Among the forms avoided by the mural paintings of Rio Grande do Sul stand out: allusions to the nakedness, pose with little dynamism, and gestures considered constraining for the moral patterns of the region. In the included forms, there are poses with gesture expression more accentuated, zoomorphic details in the demons' figuration, and moralized garments, while the group of preserved forms appears for a prevalence of the representative gestures of intense emotions. With base in Aby Warburg's studies ou the influence of the empathy in the rescue emotional configurations, and starting from the result of the formal analyses, the main proposition of this research was structured . Proposition that tries to evidence a relationship: that links the emphatic efficiency of the old gestures of passionate actions and the consequent preservation of those in the regional religious mural paintings.application/pdfapplication/pdfapplication/zipporArte sacra : Rio Grande do SulPintura mural : Rio Grande do SulIconografiaHistory of the Brazilian ArtReligious Art in BrazilVisual Arts in Rio Grande do SulMural paintingIconologyIconographyA Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000540439.pdf000540439.pdfTexto completoapplication/pdf26779594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/1/000540439.pdf716d1a09e4f53a788890a5ec63d55a52MD51000540439-02.pdf000540439-02.pdfAnexosapplication/pdf3381226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/2/000540439-02.pdf3b1629d86820a7ca1fd5735658c24b95MD52000540439.zip000540439.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip30019649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/3/000540439.zipd3ebbc8421a28b71f19fee8482cde4ffMD53TEXT000540439-02.pdf.txt000540439-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain96180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/4/000540439-02.pdf.txtcde4f71709513b4e3d6b17cd5a5fd8fbMD54000540439.pdf.txt000540439.pdf.txtExtracted Texttext/plain747413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/5/000540439.pdf.txtbacb2e73f36215676c639aeaf01ae2c5MD55THUMBNAIL000540439.pdf.jpg000540439.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/6/000540439.pdf.jpg4bdbb82c252b9ff95956f48195f41ac6MD56000540439-02.pdf.jpg000540439-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/7/000540439-02.pdf.jpg85f45201f93eec234dfa97ebf2adb498MD5710183/71812018-10-17 07:23:36.274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:23:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
title A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
spellingShingle A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
Moreira, Altamir
Arte sacra : Rio Grande do Sul
Pintura mural : Rio Grande do Sul
Iconografia
History of the Brazilian Art
Religious Art in Brazil
Visual Arts in Rio Grande do Sul
Mural painting
Iconology
Iconography
title_short A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
title_full A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
title_fullStr A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
title_full_unstemmed A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
title_sort A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
author Moreira, Altamir
author_facet Moreira, Altamir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Altamir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avancini, José Augusto Costa
contributor_str_mv Avancini, José Augusto Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Arte sacra : Rio Grande do Sul
Pintura mural : Rio Grande do Sul
Iconografia
topic Arte sacra : Rio Grande do Sul
Pintura mural : Rio Grande do Sul
Iconografia
History of the Brazilian Art
Religious Art in Brazil
Visual Arts in Rio Grande do Sul
Mural painting
Iconology
Iconography
dc.subject.eng.fl_str_mv History of the Brazilian Art
Religious Art in Brazil
Visual Arts in Rio Grande do Sul
Mural painting
Iconology
Iconography
description Este trabalho analisa pinturas murais religiosas sobre temáticas relacionadas à morte e ao além, encontradas em igrejas católicas da região central do Rio Grande do Sul. Pinturas realizadas ao longo do século XX e selecionadas com base em amostragem reunida em arquivos fotográficos representativos de 192 municípios. A partir de uma abordagem iconológica, busca entender: como os modelos iconográficos europeus foram retomados pelo muralismo religioso regional. Para tanto, identifica a origem dos principais temas escatológicos representados, bem como algumas das fontes visuais utilizadas, compostas, sobretudo, por gravuras que reproduzem temas religiosos de obras dos séculos XV ao início do século XX. Entre as formas evitadas pelo muralismo rio-grandense destacam-se: alusões à nudez, poses com pouco dinamismo, e gestos considerados constrangedores para os padrões morais da região. Nas formas incluídas, destacam-se as poses com expressão gestual mais acentuada, vestes moralizantes e detalhes zoomórficos na figuração de demônios. Enquanto que o conjunto das formas preservadas aponta para um predomínio dos gestos representativos de emoções intensas. Com base nos estudos de Aby Warburg sobre a influência da empatia no resgate de configurações emotivas, e a partir do resultado das análises formais, foi estruturada a proposição principal desta pesquisa. Proposição que procura evidenciar uma relação entre a eficiência empática dos antigos gestos de ações passionais e a conseqüente preservação desses no muralismo religioso escatológico regional.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7181
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000540439
url http://hdl.handle.net/10183/7181
identifier_str_mv 000540439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/zip
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/1/000540439.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/2/000540439-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/3/000540439.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/4/000540439-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/5/000540439.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/6/000540439.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7181/7/000540439-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 716d1a09e4f53a788890a5ec63d55a52
3b1629d86820a7ca1fd5735658c24b95
d3ebbc8421a28b71f19fee8482cde4ff
cde4f71709513b4e3d6b17cd5a5fd8fb
bacb2e73f36215676c639aeaf01ae2c5
4bdbb82c252b9ff95956f48195f41ac6
85f45201f93eec234dfa97ebf2adb498
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308938230464512