Grafos no ensino médio: uma inserção possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malta, Gláucia Helena Sarmento
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14829
Resumo: o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma proposta de inserção de Teoria de Grafos no Ensino Médio. Para tanto, será feita uma fundamentação de alguns aspectos acerca da Teoria de Grafos e Resolução de Problemas. Apresentaremos uma prática realizada em dois grupos de segundo ano do Ensino Médio, numa escola particular de Porto Alegre, no ano de 2006. A Teoria de Grafos apresenta aspectos pertinentes que merecem espaço no currículo da Escola Básica. Apresentaremos uma seleção de possíveis atividades a serem implementadas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas. A escolha por tal perspectiva metodológica em Educação Matemática está vinculada à prática de Ensino de Matemática que acreditamos ser capaz de contribuir para a formação de um indivíduo autônomo, criativo e capaz de aprender a aprender.
id URGS_c147eb5ab324a4981d81dc8960f620db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14829
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Malta, Gláucia Helena SarmentoTrevisan, Vilmar2008-12-17T04:12:30Z2008http://hdl.handle.net/10183/14829000668628o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma proposta de inserção de Teoria de Grafos no Ensino Médio. Para tanto, será feita uma fundamentação de alguns aspectos acerca da Teoria de Grafos e Resolução de Problemas. Apresentaremos uma prática realizada em dois grupos de segundo ano do Ensino Médio, numa escola particular de Porto Alegre, no ano de 2006. A Teoria de Grafos apresenta aspectos pertinentes que merecem espaço no currículo da Escola Básica. Apresentaremos uma seleção de possíveis atividades a serem implementadas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas. A escolha por tal perspectiva metodológica em Educação Matemática está vinculada à prática de Ensino de Matemática que acreditamos ser capaz de contribuir para a formação de um indivíduo autônomo, criativo e capaz de aprender a aprender.The main goal of this thesis is to present a proposal for the insertion of Graph Theory in High School. In order to do that, we present some principIes of Graph Theory and review some important writings about Problem Solving methodology. We will give a suggested practice done with two groups in the second year of High School, in a private school of Porto Alegre in 2006. Graph Theory has some aspects that deserve space in the curriculum of the Basic School. We will show a selection of possible activities to be implemented within a methodological perspective of Problem Solving. The choice for this methodological perspective in Mathematics Education is related to a practice in Mathematics Teaching that we believe contributes for a development of a more autonomous and creative person. A person that is and able to learn how to learn.application/pdfporTeoria dos grafosPrática de ensinoConteúdo curricularGraph theoryProblem solvingMathematics educationMathematics teachingMethodological perspectiveGrafos no ensino médio: uma inserção possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668628.pdf000668628.pdfTexto completoapplication/pdf989623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14829/1/000668628.pdfafb345811053312ae9cba6ec6f66dfdaMD51TEXT000668628.pdf.txt000668628.pdf.txtExtracted Texttext/plain219394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14829/2/000668628.pdf.txt7275a2b7e657c3167a5f7760ece032d5MD52THUMBNAIL000668628.pdf.jpg000668628.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14829/3/000668628.pdf.jpg340c75de0970bd0e8e08c313429229ffMD5310183/148292018-10-18 07:16:32.68oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:16:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grafos no ensino médio: uma inserção possível
title Grafos no ensino médio: uma inserção possível
spellingShingle Grafos no ensino médio: uma inserção possível
Malta, Gláucia Helena Sarmento
Teoria dos grafos
Prática de ensino
Conteúdo curricular
Graph theory
Problem solving
Mathematics education
Mathematics teaching
Methodological perspective
title_short Grafos no ensino médio: uma inserção possível
title_full Grafos no ensino médio: uma inserção possível
title_fullStr Grafos no ensino médio: uma inserção possível
title_full_unstemmed Grafos no ensino médio: uma inserção possível
title_sort Grafos no ensino médio: uma inserção possível
author Malta, Gláucia Helena Sarmento
author_facet Malta, Gláucia Helena Sarmento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malta, Gláucia Helena Sarmento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trevisan, Vilmar
contributor_str_mv Trevisan, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos grafos
Prática de ensino
Conteúdo curricular
topic Teoria dos grafos
Prática de ensino
Conteúdo curricular
Graph theory
Problem solving
Mathematics education
Mathematics teaching
Methodological perspective
dc.subject.eng.fl_str_mv Graph theory
Problem solving
Mathematics education
Mathematics teaching
Methodological perspective
description o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma proposta de inserção de Teoria de Grafos no Ensino Médio. Para tanto, será feita uma fundamentação de alguns aspectos acerca da Teoria de Grafos e Resolução de Problemas. Apresentaremos uma prática realizada em dois grupos de segundo ano do Ensino Médio, numa escola particular de Porto Alegre, no ano de 2006. A Teoria de Grafos apresenta aspectos pertinentes que merecem espaço no currículo da Escola Básica. Apresentaremos uma seleção de possíveis atividades a serem implementadas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas. A escolha por tal perspectiva metodológica em Educação Matemática está vinculada à prática de Ensino de Matemática que acreditamos ser capaz de contribuir para a formação de um indivíduo autônomo, criativo e capaz de aprender a aprender.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-12-17T04:12:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14829
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668628
url http://hdl.handle.net/10183/14829
identifier_str_mv 000668628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14829/1/000668628.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14829/2/000668628.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14829/3/000668628.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv afb345811053312ae9cba6ec6f66dfda
7275a2b7e657c3167a5f7760ece032d5
340c75de0970bd0e8e08c313429229ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308968989392896