Análise comparativa dos principais rankings universitários internacionais : proposta de diretrizes para aprimorar o desempenho de uma IFES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219700 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise comparativa entre três rankings internacionais para classificação de universidades: o (i) Academic Ranking of World Universities (ARWU), o (ii) Quacquarelli-Symonds World University Rankings (QS) e o (iii) Times Higher Education World University Rankings (THE). A escolha dos rankings para análise se justifica por suas metodologias consideradas abrangentes e confiáveis para aferir o nível de excelência de instituições de ensino superior. O presente artigo, realizado através de uma pesquisa documental nos portais de internet de cada ranking, executou a análise dos dados através de estatísticas descritivas. Considerando o ano base de 2019, foram comparadas as 50 universidades melhor posicionadas em cada ranking, de acordo com seus indicadores e pesos correspondentes. Concluiu-se que o ARWU prioriza indicadores de pesquisa, enquanto o QS enfatiza a reputação das universidades; já o THE prioriza dimensões de pesquisa e ensino, diferindo-se dos demais. Verificou-se também que a dimensão “Citações” tem o maior impacto nos três rankings analisados, o que pode auxiliar em uma discussão sobre quais indicadores são mais importantes na definição de diretrizes de modo a promover a melhoria simultânea de uma determinada universidade no posicionamento geral nos rankings. |
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Cardoso, Thiago Antunes da SilvaFogliatto, Flavio Sanson2021-04-09T04:24:50Z2020http://hdl.handle.net/10183/219700001124054Este artigo apresenta uma análise comparativa entre três rankings internacionais para classificação de universidades: o (i) Academic Ranking of World Universities (ARWU), o (ii) Quacquarelli-Symonds World University Rankings (QS) e o (iii) Times Higher Education World University Rankings (THE). A escolha dos rankings para análise se justifica por suas metodologias consideradas abrangentes e confiáveis para aferir o nível de excelência de instituições de ensino superior. O presente artigo, realizado através de uma pesquisa documental nos portais de internet de cada ranking, executou a análise dos dados através de estatísticas descritivas. Considerando o ano base de 2019, foram comparadas as 50 universidades melhor posicionadas em cada ranking, de acordo com seus indicadores e pesos correspondentes. Concluiu-se que o ARWU prioriza indicadores de pesquisa, enquanto o QS enfatiza a reputação das universidades; já o THE prioriza dimensões de pesquisa e ensino, diferindo-se dos demais. Verificou-se também que a dimensão “Citações” tem o maior impacto nos três rankings analisados, o que pode auxiliar em uma discussão sobre quais indicadores são mais importantes na definição de diretrizes de modo a promover a melhoria simultânea de uma determinada universidade no posicionamento geral nos rankings.This article presents a comparative analysis between three international classification systems for ranking universities, namely: (i) Academic Ranking of World Universities (ARWU), (ii) Quacquarelli-Symonds World University Rankings (QS), and (iii) Times Higher Education World University Rankings (THE). The choice of rankings for analysis is justified by their methodologies considered comprehensive and reliable to assess the level of excellence of higher education institutions. This article, carried out through a documentary search on the Internet sites of each ranking, relied on the statistical analysis of data grounded on descriptive statistics. Considering the base18 year of 2019, the 50 universities best positioned in each ranking were compared, given their indicators and corresponding weights. We concluded that ARWU prioritizes research indicators, while QS emphasizes the reputation of universities; THE prioritizes research and teaching dimensions, differing from the others. It was also found that the dimension "Citations" has the greatest impact on the three rankings analyzed, which can assist in a discussion on which indicators are most important in defining guidelines order to promote the simultaneous improvement of a given university in the overall positioning in the rankings.application/pdfporAvaliação institucionalIndicadores de desempenhoUniversidade : AvaliaçãoAnálise comparativa dos principais rankings universitários internacionais : proposta de diretrizes para aprimorar o desempenho de uma IFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124054.pdf.txt001124054.pdf.txtExtracted Texttext/plain163297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219700/2/001124054.pdf.txt2408c52713b6f7454d0fe79e3e10fca3MD52ORIGINAL001124054.pdfTexto completoapplication/pdf1900097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219700/1/001124054.pdf2cd4e046fb27395ed3ee5fa3235b5257MD5110183/2197002021-05-07 04:53:47.035848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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