Quem conta um conto, acrescenta um ponto : contação de histórias e suplementaridade no processo de subjetivação de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduarda Xavier de Lima e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236146
Resumo: Essa dissertação debruçou-se, a partir da experiência do coletivo de contação de histórias Com Fio no Conto na Fundação de Atendimento a Deficiência Múltipla (FADEM), sobre o terreno das narrativas ficcionais em associação ao processo de subjetivação do sujeito. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica sobre as possibilidades sócio-históricas da modalidade de trabalho em oficinas e suas particularidades, além de uma busca posterior na literatura sobre experiências que incluem oficinas de contação de histórias. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica sobre as possibilidades sócio-históricas da modalidade de trabalho em oficinas e suas particularidades, além de uma busca posterior na literatura sobre experiências que incluem oficinas de contação de histórias - com objetivo de situar o campo de estudo. A partir disso, a presente dissertação reuniu elementos organizadores do trabalho do coletivo que foram desdobrados em: ambientação e fabricação de superfícies, processualidade e quebra das posições palco-plateia, recursos cênicos- criação de brinquedo, mediação e inclusões recíprocas, temporalidade e o jogo do aparecimento-desaparecimento e por, fim, posição ética. Esses elementos foram dialogados, especialmente, com as proposições de Ricardo Rodulfo no que tange às funções do brincar, assim como sua leitura de Winnicott. A metodologia dessa pesquisa psicanalítica sustentou-se nos trânsitos entre pesquisador objeto e entre teoria-experiência, de forma a compreender a composição entre diferentes posições e campos como importantes para o processo do pesquisar. Em uma segunda parte dessa dissertação, o operador teórico suplemento, recortado de Ricardo Rodulfo, foi relacionado com a oficina de contação, em especial, pensando o lugar da ficção, das contadoras em cena, da amizade e do enlace com o educativo. Em uma ampliação da temática de oficinas, por fim, sugere-se o processo de subjetivação de um sujeito, a partir de um movimento de suplementaridade, em composição com diversas instâncias subjetivantes que incluem, mas não se reduzem à família.
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A partir disso, a presente dissertação reuniu elementos organizadores do trabalho do coletivo que foram desdobrados em: ambientação e fabricação de superfícies, processualidade e quebra das posições palco-plateia, recursos cênicos- criação de brinquedo, mediação e inclusões recíprocas, temporalidade e o jogo do aparecimento-desaparecimento e por, fim, posição ética. Esses elementos foram dialogados, especialmente, com as proposições de Ricardo Rodulfo no que tange às funções do brincar, assim como sua leitura de Winnicott. A metodologia dessa pesquisa psicanalítica sustentou-se nos trânsitos entre pesquisador objeto e entre teoria-experiência, de forma a compreender a composição entre diferentes posições e campos como importantes para o processo do pesquisar. Em uma segunda parte dessa dissertação, o operador teórico suplemento, recortado de Ricardo Rodulfo, foi relacionado com a oficina de contação, em especial, pensando o lugar da ficção, das contadoras em cena, da amizade e do enlace com o educativo. Em uma ampliação da temática de oficinas, por fim, sugere-se o processo de subjetivação de um sujeito, a partir de um movimento de suplementaridade, em composição com diversas instâncias subjetivantes que incluem, mas não se reduzem à família.This dissertation worked on the grounds of fictional narratives in association to the process of subjective constitution through the experience of Com Fio no Conto, a group of storytellers, in the Fundação de Atendimento a Deficiência Múltipla (FADEM). Initially, a literature review on socio-historic possibilities of the work with workshops and their particularities was made, as well as a research on literature about experiences involving storytelling workshops - aiming to further understand the field of this study. Being so, in the present dissertation we listed elements that organize the group’s work, which unfolded in: ambientation and making surfaces, procedurality and breaking the positions of stage audience, scenic resources - creation of the toy, mediation and mutual inclusions, temporality and the appearing-disappearing game and, finally, ethical position. These elements were put in dialogue, specially, with Ricardo Rodulfo’s propositions on the functions of playing, as well as his reading of Winnicott’s work. The methodology of this psychoanalytic research was sustained on the traffic between researcher-object and theory-experience, in order to comprehend compositions between different positions and fields that are important to the researching process. In the second part of this dissertation, Ricardo Rodulfo’s view on the concept of supplement was related to the storytelling workshop, specially concerning the place of fiction, the storytellers on scene, the friendship and the associations with education. By expanding the thematic of the workshops, we suggest the process of subjective constitution through a movement of supplementarity, composing with different subjecting spheres that include, but are not limited to the family.application/pdfporContação de históriasSaúde mentalPsicanalise de criancasPsicanalise e literaturaOficina terapêuticaNarrativaSubjetividadeStorytellingSubjective constitution processSupplementClinical devisesPsychoanalysisQuem conta um conto, acrescenta um ponto : contação de histórias e suplementaridade no processo de subjetivação de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138552.pdf.txt001138552.pdf.txtExtracted Texttext/plain325886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236146/2/001138552.pdf.txtac109513ea9602fd45a906909d4e2e26MD52ORIGINAL001138552.pdfTexto completoapplication/pdf1284602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236146/1/001138552.pdf14a118e63ff28361bb547bd08da8edddMD5110183/2361462024-02-29 04:58:44.301998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-29T07:58:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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