Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kettermann, Fernanda Michele
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215481
Resumo: Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto.
id URGS_c245f2e3d55fc0816e572850b820f96f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215481
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kettermann, Fernanda MicheleMoellwald, Francisco Egger2020-11-27T04:10:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/215481001119996Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto.This thesis consists of a travel report of my path as a teacher. It unites my teaching experience with the experience of writing. Authors such as Larrosa and Deleuze accompany me in this path. The goals of this thesis can be divided in two items: firstly, my teaching experience in mathematical matrices, specifically cyclic matrices, to a class of high school students, and my search for breaches that might allow the experience to arise, and secondly, writing as a poetics of this experience. Writing here as an act of passion that attempts to appropriate the language of experience, creating a singular style that allows a glimpse into a part of the writing process itself. What I share in this text is my experience and learning in the midst of the experiences of writing and teaching Mathematics.application/pdfporEnsino da matematicaFormação docenteEscrita : MatemáticaMatrizesPoetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119996.pdf.txt001119996.pdf.txtExtracted Texttext/plain93761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/2/001119996.pdf.txt1e20db43aaa294fb58f1958e4cff0e0bMD52ORIGINAL001119996.pdfTexto completoapplication/pdf727462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/1/001119996.pdfa4f023f2ad5fdfdb45f2eaefa13d2670MD5110183/2154812020-11-28 05:20:04.828555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-28T07:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
title Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
spellingShingle Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
Kettermann, Fernanda Michele
Ensino da matematica
Formação docente
Escrita : Matemática
Matrizes
title_short Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
title_full Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
title_fullStr Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
title_full_unstemmed Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
title_sort Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
author Kettermann, Fernanda Michele
author_facet Kettermann, Fernanda Michele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kettermann, Fernanda Michele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
Formação docente
Escrita : Matemática
Matrizes
topic Ensino da matematica
Formação docente
Escrita : Matemática
Matrizes
description Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T04:10:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215481
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119996
url http://hdl.handle.net/10183/215481
identifier_str_mv 001119996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/2/001119996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/1/001119996.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e20db43aaa294fb58f1958e4cff0e0b
a4f023f2ad5fdfdb45f2eaefa13d2670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737025115553792