Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215481 |
Resumo: | Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto. |
id |
URGS_c245f2e3d55fc0816e572850b820f96f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215481 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kettermann, Fernanda MicheleMoellwald, Francisco Egger2020-11-27T04:10:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/215481001119996Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto.This thesis consists of a travel report of my path as a teacher. It unites my teaching experience with the experience of writing. Authors such as Larrosa and Deleuze accompany me in this path. The goals of this thesis can be divided in two items: firstly, my teaching experience in mathematical matrices, specifically cyclic matrices, to a class of high school students, and my search for breaches that might allow the experience to arise, and secondly, writing as a poetics of this experience. Writing here as an act of passion that attempts to appropriate the language of experience, creating a singular style that allows a glimpse into a part of the writing process itself. What I share in this text is my experience and learning in the midst of the experiences of writing and teaching Mathematics.application/pdfporEnsino da matematicaFormação docenteEscrita : MatemáticaMatrizesPoetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119996.pdf.txt001119996.pdf.txtExtracted Texttext/plain93761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/2/001119996.pdf.txt1e20db43aaa294fb58f1958e4cff0e0bMD52ORIGINAL001119996.pdfTexto completoapplication/pdf727462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/1/001119996.pdfa4f023f2ad5fdfdb45f2eaefa13d2670MD5110183/2154812020-11-28 05:20:04.828555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-28T07:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
title |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
spellingShingle |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente Kettermann, Fernanda Michele Ensino da matematica Formação docente Escrita : Matemática Matrizes |
title_short |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
title_full |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
title_fullStr |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
title_full_unstemmed |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
title_sort |
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente |
author |
Kettermann, Fernanda Michele |
author_facet |
Kettermann, Fernanda Michele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kettermann, Fernanda Michele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matematica Formação docente Escrita : Matemática Matrizes |
topic |
Ensino da matematica Formação docente Escrita : Matemática Matrizes |
description |
Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-27T04:10:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215481 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119996 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215481 |
identifier_str_mv |
001119996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/2/001119996.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215481/1/001119996.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e20db43aaa294fb58f1958e4cff0e0b a4f023f2ad5fdfdb45f2eaefa13d2670 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737025115553792 |