Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonego, Anna Helena Silveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197443
Resumo: A cada ano aumenta o número de dispositivos móveis sendo comercializados e utilizados em todo mundo. Neste contexto é importante refletir sobre a aprendizagem móvel através do desenvolvimento de atividades com os smartphones e tablets. Estes aparelhos oferecem condições para ampliar a comunicação, produção de conteúdo e o compartilhamento de informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Diante deste cenário, entende-se que a formação de professores para o uso dos dispositivos móveis pode contribuir para práticas educacionais e inovadoras com o apoio de uma arquitetura pedagógica (AP). Portanto, o presente estudo visa identificar os elementos que constituem os aspectos de uma arquitetura pedagógica (organizacionais, de conteúdo, metodológicos e tecnológicos), além das estratégias com foco na aprendizagem móvel. Para atender o objetivo desta pesquisa adotou-se a metodologia Design Science Research, perpassando por 12 etapas que contribuíram e orientaram na construção de um artefato, neste caso a ArqPed-Mobile. Para isso foi construída uma AP e aplicada em um curso de extensão ofertado em 2018/2 para professores da rede pública (municipal, estadual e federal) e privada do Município de Porto Alegre e região metropolitana, com o intuito de orientá-los no planejamento e implementação de atividades com os smartphones e tablets. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionários com discentes e entrevistas com as professoras participantes da pesquisa. Como resultado é apresentada a ArqPed-Mobile, com indicadores para cada aspecto que compõem a AP e as estratégias pedagógicas que dão a dinamicidade para implementação da referida arquitetura. Portanto, os resultados desta investigação abordam que a ArqPed-Mobile poderá ser utilizada pelos professores que pretendem fazer uso dos dispositivos móveis nas escolas. Para tanto, destaca-se que a AP e as estratégias indicadas não deverão ser simplesmente replicadas, mas sim adaptadas de acordo com público-alvo, contexto escolar, conteúdos e recursos tecnológicos disponíveis no momento. Por fim, acredita-se no potencial da ArqPed-Mobile para auxiliar professores nas suas práticas, com intuito o de desenvolver novas formas de aprendizagem através dos dispositivos móveis.
id URGS_c29f5b1a02add68240ad60e52aaa80d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197443
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sonego, Anna Helena SilveiraBehar, Patrícia Alejandra2019-07-26T02:31:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/197443001098165A cada ano aumenta o número de dispositivos móveis sendo comercializados e utilizados em todo mundo. Neste contexto é importante refletir sobre a aprendizagem móvel através do desenvolvimento de atividades com os smartphones e tablets. Estes aparelhos oferecem condições para ampliar a comunicação, produção de conteúdo e o compartilhamento de informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Diante deste cenário, entende-se que a formação de professores para o uso dos dispositivos móveis pode contribuir para práticas educacionais e inovadoras com o apoio de uma arquitetura pedagógica (AP). Portanto, o presente estudo visa identificar os elementos que constituem os aspectos de uma arquitetura pedagógica (organizacionais, de conteúdo, metodológicos e tecnológicos), além das estratégias com foco na aprendizagem móvel. Para atender o objetivo desta pesquisa adotou-se a metodologia Design Science Research, perpassando por 12 etapas que contribuíram e orientaram na construção de um artefato, neste caso a ArqPed-Mobile. Para isso foi construída uma AP e aplicada em um curso de extensão ofertado em 2018/2 para professores da rede pública (municipal, estadual e federal) e privada do Município de Porto Alegre e região metropolitana, com o intuito de orientá-los no planejamento e implementação de atividades com os smartphones e tablets. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionários com discentes e entrevistas com as professoras participantes da pesquisa. Como resultado é apresentada a ArqPed-Mobile, com indicadores para cada aspecto que compõem a AP e as estratégias pedagógicas que dão a dinamicidade para implementação da referida arquitetura. Portanto, os resultados desta investigação abordam que a ArqPed-Mobile poderá ser utilizada pelos professores que pretendem fazer uso dos dispositivos móveis nas escolas. Para tanto, destaca-se que a AP e as estratégias indicadas não deverão ser simplesmente replicadas, mas sim adaptadas de acordo com público-alvo, contexto escolar, conteúdos e recursos tecnológicos disponíveis no momento. Por fim, acredita-se no potencial da ArqPed-Mobile para auxiliar professores nas suas práticas, com intuito o de desenvolver novas formas de aprendizagem através dos dispositivos móveis.Each year the number of mobile devices being marketed and used worldwide increases. In this context it is important to reflect on mobile learning by developing activities with smartphones and tablets. These devices provide the conditions to expand communication, content production and information sharing anywhere, anytime. Given this scenario, it is understood that teacher training for the use of mobile devices can contribute to educational and innovative practices with the support of an educational architecture (AP). Therefore, the present study aims to identify the elements that constitute aspects of a pedagogical architecture (organizational, content, methodological and technological), in addition to strategies focused on mobile learning. To meet the objective of this research was adopted the methodology Design Science Research, going through 12 steps that contributed and guided the construction of an artifact, in this case ArqPed-Mobile. In order to do so, an AP was constructed and applied in an extension course offered in 2018/2 for teachers of the public (municipal, state and federal) and private network of the Municipality of Porto Alegre and metropolitan region, with the intention of guiding them in planning and implementation of activities with smartphones and tablets. Data collection was done through observation, questionnaires with students and interviews with the teachers participating in the research. As a result, ArqPed-Mobile is presented, with indicators for each aspect that make up the AP and the pedagogical strategies that give the dynamicity to the implementation of said architecture. Therefore, the results of this research suggest that ArqPed-Mobile can be used by teachers who intend to use the mobile devices in schools. In order to do so, it should be emphasized that the AP and the strategies indicated should not be simply replicated, but adapted according to the target audience, school context, contents and technological resources available at the moment. Finally, we believe in the potential of ArqPed-Mobile to assist teachers in their practices, with the aim of developing new forms of learning through mobile devices.application/pdfporDispositivos móveisFormação de professoresPedagogical ArchitectureArqPed-MobilePedagogical strategiesMobile devicesMobile learningTeacher trainingPedagogical architectureArqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvelArqPed-Mobile : a pedagogical architecture focused on mobile learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098165.pdf.txt001098165.pdf.txtExtracted Texttext/plain422644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197443/2/001098165.pdf.txteea892a0e70cb9c1974237b327e4164bMD52ORIGINAL001098165.pdfTexto completoapplication/pdf4814302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197443/1/001098165.pdf7e7652c23e4fd7b1638f49ce9815a3bdMD5110183/1974432019-08-31 02:35:08.098039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-31T05:35:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
dc.title.alternative.en.fl_str_mv ArqPed-Mobile : a pedagogical architecture focused on mobile learning
title Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
spellingShingle Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
Sonego, Anna Helena Silveira
Dispositivos móveis
Formação de professores
Pedagogical Architecture
ArqPed-Mobile
Pedagogical strategies
Mobile devices
Mobile learning
Teacher training
Pedagogical architecture
title_short Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
title_full Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
title_fullStr Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
title_full_unstemmed Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
title_sort Arqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel
author Sonego, Anna Helena Silveira
author_facet Sonego, Anna Helena Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonego, Anna Helena Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Formação de professores
topic Dispositivos móveis
Formação de professores
Pedagogical Architecture
ArqPed-Mobile
Pedagogical strategies
Mobile devices
Mobile learning
Teacher training
Pedagogical architecture
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical Architecture
ArqPed-Mobile
Pedagogical strategies
Mobile devices
Mobile learning
Teacher training
Pedagogical architecture
description A cada ano aumenta o número de dispositivos móveis sendo comercializados e utilizados em todo mundo. Neste contexto é importante refletir sobre a aprendizagem móvel através do desenvolvimento de atividades com os smartphones e tablets. Estes aparelhos oferecem condições para ampliar a comunicação, produção de conteúdo e o compartilhamento de informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Diante deste cenário, entende-se que a formação de professores para o uso dos dispositivos móveis pode contribuir para práticas educacionais e inovadoras com o apoio de uma arquitetura pedagógica (AP). Portanto, o presente estudo visa identificar os elementos que constituem os aspectos de uma arquitetura pedagógica (organizacionais, de conteúdo, metodológicos e tecnológicos), além das estratégias com foco na aprendizagem móvel. Para atender o objetivo desta pesquisa adotou-se a metodologia Design Science Research, perpassando por 12 etapas que contribuíram e orientaram na construção de um artefato, neste caso a ArqPed-Mobile. Para isso foi construída uma AP e aplicada em um curso de extensão ofertado em 2018/2 para professores da rede pública (municipal, estadual e federal) e privada do Município de Porto Alegre e região metropolitana, com o intuito de orientá-los no planejamento e implementação de atividades com os smartphones e tablets. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionários com discentes e entrevistas com as professoras participantes da pesquisa. Como resultado é apresentada a ArqPed-Mobile, com indicadores para cada aspecto que compõem a AP e as estratégias pedagógicas que dão a dinamicidade para implementação da referida arquitetura. Portanto, os resultados desta investigação abordam que a ArqPed-Mobile poderá ser utilizada pelos professores que pretendem fazer uso dos dispositivos móveis nas escolas. Para tanto, destaca-se que a AP e as estratégias indicadas não deverão ser simplesmente replicadas, mas sim adaptadas de acordo com público-alvo, contexto escolar, conteúdos e recursos tecnológicos disponíveis no momento. Por fim, acredita-se no potencial da ArqPed-Mobile para auxiliar professores nas suas práticas, com intuito o de desenvolver novas formas de aprendizagem através dos dispositivos móveis.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T02:31:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197443
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098165
url http://hdl.handle.net/10183/197443
identifier_str_mv 001098165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197443/2/001098165.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197443/1/001098165.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eea892a0e70cb9c1974237b327e4164b
7e7652c23e4fd7b1638f49ce9815a3bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085490769002496