Rotas de formação de ministrantes de curso de treinamento funcional : saberes e práticas de aprendizagem mobilizadas no campo de atuação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258697 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado teve como objetivo geral compreender que saberes constituem a rota de formação pessoal de professores de Treinamento Funcional (TF) que ministram cursos dessa modalidade. Mais especificamente, identificar como ocorre o processo formativo do profissional de Educação Física antes de começar a ministrar os cursos de TF, e como estes sujeitos buscam aprimoramento profissional desde os primeiros contatos com o TF. Como lente teórica, adotei os saberes e formação profissional de Tardif (2014) e a aprendizagem situada de Lave e Wenger (1991). Para tanto, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com professores que ministram cursos de treinamento funcional no Rio Grande do Sul. A partir da análise temática da materialidade empírica construída, dividi o conjunto de análises em três grandes blocos que guardam relação com os autoreschave do estudo. No primeiro, intitulado “Ponto de partida”, descrevo o modo como os participantes da pesquisa foram se aproximando e se envolvendo com o TF. No segundo, intitulado “paradas”, estabeleço uma relação mais direta com as dimensões dos saberes pré-estabelecidas por Tardif, subdividindo-o em três partes: a primeira parada é referente à graduação em Educação Física, na qual destaco as falas referentes aos acontecimentos desse período inicial da formação. A segunda parada é destinada à apresentação da miscelânea de cursos de qualificação, especialmente aqueles afins aos cursos de TF. E a última subdivisão desse bloco, intitulada “Terceira parada: segunda graduação em Fisioterapia”, reúno as falas de quatro participantes sobre os motivos que os levaram a escolher cursar novamente um curso de graduação em outra área como forma de buscar aperfeiçoamento do trabalho em TF. No terceiro e último bloco analítico, intitulado “Formação situada”, apresento cinco categorias que correspondem a cinco “situações-fonte” construídas a partir da inspiração da teoria da aprendizagem situada. A situação-fonte 1, referese ao início da jornada dentro dos cursos de qualificação em TF dentro das empresas; a situação-fonte 2 aborda a aplicação dos conhecimentos dentro do “tatame”, ou seja, no chão da academia; a situação-fonte 3, descreve o processo de experimentação em si das sessões práticas de TF; a situação-fonte 4, trata das reuniões e troca de informações entre os pares; e a situação-fonte 5, destaca observação das práticas de ensino de ministrantes mais experientes e o que projetam para a sequência da carreira. Em conclusão, é possível afirmar com base nos dados que os interessados em se tornarem ministrantes de curso de TF precisam estar necessariamente vinculados à alguma empresa de TF que oferece esses cursos. Por mais brilhante que qualquer um deles tenha sido na graduação, os entrevistados têm claro que é preciso ter uma participação periférica legitimada para ingressar e fazer parte dessa comunidade de prática, algo que se conquista seguindo os movimentos que ocorrem de forma situada dentro desses espaços particulares. Nesse processo, a aprendizagem situada se mostrou uma importante estratégia teórico-metodológica para dar visibilidade à rota de formação destes professores, uma vez que foi a partir dela que as dificuldades enfrentadas na formação inicial pelo distanciamento da teoria e prática puderam ser superadas em 6 uma série de situações que acabaram se tornando fontes de aprendizagem em serviço. Enfim, um campo de estudo com muito potencial para o desdobramento de novos estudos. |
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Silva, Fernando Cardoso daFraga, Alex Branco2023-05-30T03:31:47Z2021http://hdl.handle.net/10183/258697001169649Esta dissertação de mestrado teve como objetivo geral compreender que saberes constituem a rota de formação pessoal de professores de Treinamento Funcional (TF) que ministram cursos dessa modalidade. Mais especificamente, identificar como ocorre o processo formativo do profissional de Educação Física antes de começar a ministrar os cursos de TF, e como estes sujeitos buscam aprimoramento profissional desde os primeiros contatos com o TF. Como lente teórica, adotei os saberes e formação profissional de Tardif (2014) e a aprendizagem situada de Lave e Wenger (1991). Para tanto, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com professores que ministram cursos de treinamento funcional no Rio Grande do Sul. A partir da análise temática da materialidade empírica construída, dividi o conjunto de análises em três grandes blocos que guardam relação com os autoreschave do estudo. No primeiro, intitulado “Ponto de partida”, descrevo o modo como os participantes da pesquisa foram se aproximando e se envolvendo com o TF. No segundo, intitulado “paradas”, estabeleço uma relação mais direta com as dimensões dos saberes pré-estabelecidas por Tardif, subdividindo-o em três partes: a primeira parada é referente à graduação em Educação Física, na qual destaco as falas referentes aos acontecimentos desse período inicial da formação. A segunda parada é destinada à apresentação da miscelânea de cursos de qualificação, especialmente aqueles afins aos cursos de TF. E a última subdivisão desse bloco, intitulada “Terceira parada: segunda graduação em Fisioterapia”, reúno as falas de quatro participantes sobre os motivos que os levaram a escolher cursar novamente um curso de graduação em outra área como forma de buscar aperfeiçoamento do trabalho em TF. No terceiro e último bloco analítico, intitulado “Formação situada”, apresento cinco categorias que correspondem a cinco “situações-fonte” construídas a partir da inspiração da teoria da aprendizagem situada. A situação-fonte 1, referese ao início da jornada dentro dos cursos de qualificação em TF dentro das empresas; a situação-fonte 2 aborda a aplicação dos conhecimentos dentro do “tatame”, ou seja, no chão da academia; a situação-fonte 3, descreve o processo de experimentação em si das sessões práticas de TF; a situação-fonte 4, trata das reuniões e troca de informações entre os pares; e a situação-fonte 5, destaca observação das práticas de ensino de ministrantes mais experientes e o que projetam para a sequência da carreira. Em conclusão, é possível afirmar com base nos dados que os interessados em se tornarem ministrantes de curso de TF precisam estar necessariamente vinculados à alguma empresa de TF que oferece esses cursos. Por mais brilhante que qualquer um deles tenha sido na graduação, os entrevistados têm claro que é preciso ter uma participação periférica legitimada para ingressar e fazer parte dessa comunidade de prática, algo que se conquista seguindo os movimentos que ocorrem de forma situada dentro desses espaços particulares. Nesse processo, a aprendizagem situada se mostrou uma importante estratégia teórico-metodológica para dar visibilidade à rota de formação destes professores, uma vez que foi a partir dela que as dificuldades enfrentadas na formação inicial pelo distanciamento da teoria e prática puderam ser superadas em 6 uma série de situações que acabaram se tornando fontes de aprendizagem em serviço. Enfim, um campo de estudo com muito potencial para o desdobramento de novos estudos.This master's thesis had the general objective of understanding what kind of knowledge constitutes the personal training route for Functional Training (FT) teachers who minister courses of this modality. More specifically, to identify how the Physical Education professional's formative process occurs before starting to teach FT courses, and how these subjects seek professional improvement from their first contact with FT. As a theoretical lens, I adopted the knowledge and professional training of Tardif (2014) and the situated learning of Lave and Wenger (1991). To this end, nine semi-structured interviews were conducted with teachers who minister functional training courses in Rio Grande do Sul. Based on the thematic analysis of the empirical materiality built, the set of analyzes were divided into three major blocks that are related to the key authors of the study. In the first, entitled “Starting point”, I describe how the research participants were getting closer and involved with FT. In the second block, entitled “stops”, I determine a more direct relationship with the dimensions of knowledge pre-established by Tardif, subdividing it in three parts: the first stop is related to the undergraduate course in Physical Education, in which I highlight the statements referring to the events of that initial training period. The second stop is for the presentation of the mix of qualification courses, especially those related to FT courses. And the last subdivision of this block, entitled “Third stop: second graduation in Physiotherapy”, I bring together the speeches of four participants about the reasons that led them to choose to take an undergraduate course in another area as a way of seeking to improve their work in FT. In the third and final analytical block, entitled “Situated training”, I present five categories that correspond to five “source situations” built from the inspiration of situated learning theory. The source situation 1, refers to the beginning of the journey within the qualification courses in FT inside the companies; source situation 2 addresses the application of knowledge within the “mat,” that is, on the academy floor; source situation 3, describes the experimentation process itself of the practical sessions of FT; source situation 4, deals with meetings and exchange of information between peers; and the source situation 5, highlights the observation of teaching practices by more experienced teachers and what they project for the career sequence. In conclusion, it is possible to affirm based on the data that those interested in becoming FT course teachers must necessarily be linked to a FT company that offers these courses. As brilliant as any of them may have been at graduation, the interviewees are clear that it is necessary to have a legitimate peripheral participation to enter and be part of this community of practice, something that is achieved by following the movements that occur in a situated way within these particular spaces. In this process, situated learning proved to be an important theoretical and methodological strategy to give visibility to the training route of these teachers, since it was from there that the difficulties faced in the initial training due to the distance from theory and practice could be overcome in a series of situations that ended up becoming sources of in-service learning. In short, a field of study with great potential for the development of new studies.application/pdfporTreinamento funcionalAprendizagem situadaFormação inicialFormação profissionalFunctional trainingInitial formationProfessional formationSituated learninRotas de formação de ministrantes de curso de treinamento funcional : saberes e práticas de aprendizagem mobilizadas no campo de atuação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169649.pdf.txt001169649.pdf.txtExtracted Texttext/plain357358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258697/2/001169649.pdf.txt8ca67a4b21893cb3f11c81019eafb704MD52ORIGINAL001169649.pdfTexto completoapplication/pdf3008894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258697/1/001169649.pdf0f2b188ebfdfc6024d4ab6ffe1acb209MD5110183/2586972023-05-31 03:29:34.047021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-31T06:29:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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