Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daiane Conrado da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196819
Resumo: O presente estudo tem como temática central a educação política como estratégia para o controle social democrático do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, fundamentado pelo método materialismo dialético crítico, que buscou conhecer como se constituem as estratégias de educação política voltadas à população usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com vistas ao fortalecimento do controle social democrático do SUAS na região do Alto da Serra do Botucaraí. Os participantes deste estudo foram as equipes técnicas de quatro CRAS da região do Alto da Serra do Botucaraí e treze usuárias de dois CRAS da mesma região. A pesquisa utilizou em sua metodologia questionário, aplicado para as equipes de referência através da plataforma Google, e grupo focal realizado com as usuárias dos centros de referência. Diante de um contexto do avanço do capitalismo às políticas públicas, propor estratégias que venham contribuir para a defesa e permanência de direitos conquistados é essencial. Neste sentido, a educação política surge como estratégia para o controle social do SUAS, pois sendo o controle social instrumento de significativa importância para as políticas públicas e que tem como fundamento a participação popular, os sujeitos de direitos usuários da política de assistência social devem ocupar os espaços de controle social conscientes de sua importância nos processos participativos. Desta forma, por estarem dentro dos territórios de maior vulnerabilidade social, os CRAS são locais privilegiados para debater o controle social com seus usuários utilizando-se da educação política para processos formativos de massa crítica. Os resultados apontam que a educação política ainda não é uma realidade para as equipes de referência dos CRAS, mas é possível ser realizada, pois existem profissionais com conhecimento sobre a importância do controle social e uma população participativa que necessita de debates que despertem reflexões críticas. É preciso que usuários e profissionais construam juntos a educação política, que na atual conjuntura é possível, e urgente.
id URGS_c3cabcf37f27f59ea35cac34de1f474c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196819
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Daiane Conrado daFernandes, Rosa Maria Castilhos2019-07-12T02:35:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/196819001094470O presente estudo tem como temática central a educação política como estratégia para o controle social democrático do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, fundamentado pelo método materialismo dialético crítico, que buscou conhecer como se constituem as estratégias de educação política voltadas à população usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com vistas ao fortalecimento do controle social democrático do SUAS na região do Alto da Serra do Botucaraí. Os participantes deste estudo foram as equipes técnicas de quatro CRAS da região do Alto da Serra do Botucaraí e treze usuárias de dois CRAS da mesma região. A pesquisa utilizou em sua metodologia questionário, aplicado para as equipes de referência através da plataforma Google, e grupo focal realizado com as usuárias dos centros de referência. Diante de um contexto do avanço do capitalismo às políticas públicas, propor estratégias que venham contribuir para a defesa e permanência de direitos conquistados é essencial. Neste sentido, a educação política surge como estratégia para o controle social do SUAS, pois sendo o controle social instrumento de significativa importância para as políticas públicas e que tem como fundamento a participação popular, os sujeitos de direitos usuários da política de assistência social devem ocupar os espaços de controle social conscientes de sua importância nos processos participativos. Desta forma, por estarem dentro dos territórios de maior vulnerabilidade social, os CRAS são locais privilegiados para debater o controle social com seus usuários utilizando-se da educação política para processos formativos de massa crítica. Os resultados apontam que a educação política ainda não é uma realidade para as equipes de referência dos CRAS, mas é possível ser realizada, pois existem profissionais com conhecimento sobre a importância do controle social e uma população participativa que necessita de debates que despertem reflexões críticas. É preciso que usuários e profissionais construam juntos a educação política, que na atual conjuntura é possível, e urgente.The main theme of this study is the political education as a strategy for democratic social control of SUAS (Sistema Único de Asisstência Social). A qualitative study, based on the critical dialectical materialism method, was developed to evaluate how the political education strategies directed at the user population of the Social Assistance Referral Center (CRAS) are constituted, with a view to strengthening democratic social control of the SUAS in the Alto da Serra do Botucaraí region. The participants of this study were the technical teams, from four CRAS of the Alto da Serra do Botucaraí, region and thirteen users of two CRAS from the same region. The research used in its methodology questionnaire, applied to the reference teams through the Google platform, and focal group performed with users of referral centers. Faced with an advance of capitalism the context of public policy, proposing strategies that will contribute to the protection and permanence of conquered rights is essential. In this sense, political education emerges as a strategy for the social control of SUAS, since social control is an instrument of significant importance for public policies and based on popular participation, users of social assistance policy must occupy the spaces of control of their importance in participatory processes. In this way, because they are within the territories of greater social vulnerability, CRAS are privileged places to debate the social control with its users, using political education for formative processes of critical mass. The results point out that political education is not yet a reality for CRAS reference teams, but it is possible to be carried out because there are professionals with knowledge about the importance of social control and a participatory population that needs debates that lead to critical reflections. It is necessary that users and professionals build together the political education, which in the current conjuncture is possible, and urgent.application/pdfporSistema Único de Assistência Social (SUAS)Serviço socialEducação políticaControle socialPolitical EducationParticipationSocial ControlEducação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094470.pdf.txt001094470.pdf.txtExtracted Texttext/plain204289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196819/2/001094470.pdf.txt30a6eed0f53d6fe8ead19beb7e3982eeMD52ORIGINAL001094470.pdfTexto completoapplication/pdf1091233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196819/1/001094470.pdfcc0bf81c5bd28f2c4d6f9d7c8a59778eMD5110183/1968192019-07-13 02:35:43.00833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-13T05:35:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
title Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
spellingShingle Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
Silva, Daiane Conrado da
Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Serviço social
Educação política
Controle social
Political Education
Participation
Social Control
title_short Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
title_full Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
title_fullStr Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
title_full_unstemmed Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
title_sort Educação política : estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social
author Silva, Daiane Conrado da
author_facet Silva, Daiane Conrado da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daiane Conrado da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Rosa Maria Castilhos
contributor_str_mv Fernandes, Rosa Maria Castilhos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Serviço social
Educação política
Controle social
topic Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Serviço social
Educação política
Controle social
Political Education
Participation
Social Control
dc.subject.eng.fl_str_mv Political Education
Participation
Social Control
description O presente estudo tem como temática central a educação política como estratégia para o controle social democrático do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, fundamentado pelo método materialismo dialético crítico, que buscou conhecer como se constituem as estratégias de educação política voltadas à população usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com vistas ao fortalecimento do controle social democrático do SUAS na região do Alto da Serra do Botucaraí. Os participantes deste estudo foram as equipes técnicas de quatro CRAS da região do Alto da Serra do Botucaraí e treze usuárias de dois CRAS da mesma região. A pesquisa utilizou em sua metodologia questionário, aplicado para as equipes de referência através da plataforma Google, e grupo focal realizado com as usuárias dos centros de referência. Diante de um contexto do avanço do capitalismo às políticas públicas, propor estratégias que venham contribuir para a defesa e permanência de direitos conquistados é essencial. Neste sentido, a educação política surge como estratégia para o controle social do SUAS, pois sendo o controle social instrumento de significativa importância para as políticas públicas e que tem como fundamento a participação popular, os sujeitos de direitos usuários da política de assistência social devem ocupar os espaços de controle social conscientes de sua importância nos processos participativos. Desta forma, por estarem dentro dos territórios de maior vulnerabilidade social, os CRAS são locais privilegiados para debater o controle social com seus usuários utilizando-se da educação política para processos formativos de massa crítica. Os resultados apontam que a educação política ainda não é uma realidade para as equipes de referência dos CRAS, mas é possível ser realizada, pois existem profissionais com conhecimento sobre a importância do controle social e uma população participativa que necessita de debates que despertem reflexões críticas. É preciso que usuários e profissionais construam juntos a educação política, que na atual conjuntura é possível, e urgente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-12T02:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196819
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094470
url http://hdl.handle.net/10183/196819
identifier_str_mv 001094470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196819/2/001094470.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196819/1/001094470.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30a6eed0f53d6fe8ead19beb7e3982ee
cc0bf81c5bd28f2c4d6f9d7c8a59778e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085487826698240