Modos de viver e de se educar dos jovens estudantes quilombolas da comunidade urbana Areal da Baronesa – Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Lueci da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230727
Resumo: A presente dissertação de Mestrado em Educação tem como tema as vidas e os saberes de jovens quilombolas urbanos, a partir da análise da experiência do Areal da Baronesa, comunidade urbana localizada em Porto Alegre/RS. Evidencia a conexão da autora com o estudo, pela relação já estabelecida com a comunidade e na definição do problema de pesquisa: Como são os modos de vida dos jovens estudantes de uma comunidade quilombola urbana? Tal questão guia a análise do contexto da educação escolar diferenciada para os jovens quilombolas em situações de urbanidade. Salienta as relações dos jovens com a escola, conforme as políticas públicas aprovadas recentemente em nosso país, com destaque para a observação das pedagogias próprias construídas nas comunidades quilombolas. Destaca a emergência singular de uma iniciativa chamada Influência Jovem, considerada analiticamente a partir do princípio do comunitarismo e da auto-organização. Ressalta o tratamento crítico das relações educativas a partir da diferença, refletindo sobre os modos de vida e de saber que podem ser conhecidos através da Educação Escolar Quilombola (EEQ). A metodologia para atingir o objetivo de compreender os modos de vida dos jovens do Areal da Baronesa usou como um dos critérios a faixa etária entre 16 e 19 anos e a pertença ao grupo de organização juvenil da comunidade. Com abordagem qualitativa, constrói uma enquete para mapeamento do grau de escolarização dos moradores da comunidade quilombola do Areal da Baronesa e das escolas que os servem, seguido de entrevistas compreensivas com jovens em processos de escolarização e auto-organização, além da revisão de literatura sobre o tema. Tal metodologia, como produtora de empiria específica, resulta na articulação dos sentidos da ação humana através de uma escuta sensível e flexível. As considerações finais apontam a compreensão da auto-organização, por meio do grupo Influência Jovem, como ponto central das descobertas de pesquisa, na qualidade de expressão dos modos de vida próprios desses jovens condicionados pelo comunitarismo aprendido em seus cotidianos no quilombo urbano. Igualmente destaca-se a presença positiva das ações de uma escola pesquisada, como um elemento externo e capaz de contribuir para a formação desses jovens e para o conhecimento da história e da cultura dos quilombolas no Brasil. As principais referências teóricas para a consecução da análise e do compartilhamento acerca da EEQ foram Nilma Lino Gomes, Georgina Helena Lima Nunes, Carlos Rodrigues Brandão e Antônio Bispo dos Santos, também conhecido como Nêgo Bispo. A base teórica foi coadunada com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012).
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Destaca a emergência singular de uma iniciativa chamada Influência Jovem, considerada analiticamente a partir do princípio do comunitarismo e da auto-organização. Ressalta o tratamento crítico das relações educativas a partir da diferença, refletindo sobre os modos de vida e de saber que podem ser conhecidos através da Educação Escolar Quilombola (EEQ). A metodologia para atingir o objetivo de compreender os modos de vida dos jovens do Areal da Baronesa usou como um dos critérios a faixa etária entre 16 e 19 anos e a pertença ao grupo de organização juvenil da comunidade. Com abordagem qualitativa, constrói uma enquete para mapeamento do grau de escolarização dos moradores da comunidade quilombola do Areal da Baronesa e das escolas que os servem, seguido de entrevistas compreensivas com jovens em processos de escolarização e auto-organização, além da revisão de literatura sobre o tema. Tal metodologia, como produtora de empiria específica, resulta na articulação dos sentidos da ação humana através de uma escuta sensível e flexível. As considerações finais apontam a compreensão da auto-organização, por meio do grupo Influência Jovem, como ponto central das descobertas de pesquisa, na qualidade de expressão dos modos de vida próprios desses jovens condicionados pelo comunitarismo aprendido em seus cotidianos no quilombo urbano. Igualmente destaca-se a presença positiva das ações de uma escola pesquisada, como um elemento externo e capaz de contribuir para a formação desses jovens e para o conhecimento da história e da cultura dos quilombolas no Brasil. As principais referências teóricas para a consecução da análise e do compartilhamento acerca da EEQ foram Nilma Lino Gomes, Georgina Helena Lima Nunes, Carlos Rodrigues Brandão e Antônio Bispo dos Santos, também conhecido como Nêgo Bispo. A base teórica foi coadunada com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012).The present Master's dissertation in Education has as its theme the lives and knowledge of young urban quilombolas, based on the analysis of the experience of Areal da Baronesa, an urban community located in Porto Alegre/RS. The author's connection to the study is evident in the relationship already established with the community and in the definition of the research problem: How are the ways of life of young students from an urban quilombola community? This question guides the analysis of the context of differentiated school education for young quilombolas in urban situations. It highlights the relations of young people with school, according to public policies recently approved in our country, with emphasis on the observation of their own pedagogies built in quilombola communities. It highlights the singular emergence of an initiative called Youth Influence, analytically considered from the principle of communitarianism and self-organization. It emphasizes the critical treatment of educational relations based on difference, reflecting on the ways of life and knowledge that can be known through Quilombola School Education (QSE). The methodology to reach the goal of understanding the ways of life of the young people from Areal da Baronesa used as one of the criteria the age bracket between 16 and 19 years old and membership in the community's youth organization group. With a qualitative approach, it builds a survey to map the level of schooling of the residents of the quilombola community of Areal da Baronesa and the schools that serve them, followed by comprehensive interviews with young people in the process of schooling and self-organization, in addition to literature review on the subject. Such methodology as a producer of specific empirics, results in the articulation of the meanings of human action through sensitive and flexible listening. The final considerations point to the understanding of self-organization, by means of the Influência Jovem group, as the central point of the research findings, as an expression of the ways of life of these young people themselves, conditioned by the communitarianism learned in their daily lives in the urban quilombo. We also highlight the positive presence of the actions of the school researched, as an external element capable of contributing to the education of these young people and to the knowledge of the history and culture of the quilombolas in Brazil. The main theoretical references for the analysis and sharing about the QSE were Nilma Lino Gomes, Georgina Helena Lima Nunes, Carlos Rodrigues Brandão, and Antônio Bispo dos Santos, also known as Nêgo Bispo. The theoretical basis was combined with the text of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education (2012).application/pdfporQuilombolasQuilomboRelações étnicas e raciaisJuventudeQuilombola school educationYoung peopleYouthEducation of ethnic-racial relationUrban QuilomboQuilombo of Areal da BaronesaModos de viver e de se educar dos jovens estudantes quilombolas da comunidade urbana Areal da Baronesa – Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132581.pdf.txt001132581.pdf.txtExtracted Texttext/plain361321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230727/2/001132581.pdf.txt13ab9d2c5f6edf44da7f3dddf440c1b8MD52ORIGINAL001132581.pdfTexto completoapplication/pdf3477079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230727/1/001132581.pdfe406db51506265db28f8be84f1744c51MD5110183/2307272021-11-20 06:07:50.772135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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