Uma sequência didática para o ensino de soluções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238456 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo Soluções, relatados na literatura para os alunos do Ensino Médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentro da Linha de Pesquisa 3: Química da Vida, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para o estudo de Soluções Químicas, utilizando diferentes estratégias de ensino. A revisão bibliográfica, realizada para compreender os desafios e propostas didáticas, relacionados ao ensino de Soluções, foi realizada através de pesquisa nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em dissertações e artigos para verificar estratégias para o ensino de Soluções. A fundamentação teórica está dividida em dois eixos: a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema Soluções químicas e as estratégias metodológicas que foram utilizadas na elaboração do produto educacional. A metodologia presente nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio, utilizando algumas estratégias de ensino, e a segunda etapa foi a validação da sequência didática. Durante o processo de desenvolvimento da sequência didática, buscou-se utilizar recursos como experimentos, reflexões, construção de relatórios e estudo de caso, a fim de tornar o processo mais significativo e participativo por parte dos alunos, fazendo com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado, porém com a orientação e encaminhamentos feitos pelos professores. Os resultados obtidos, através da validação do produto educacional, evidenciam que, a sequência didática elaborada, pode ser utilizada futuramente para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem como ferramenta para as aulas de Química sobre Soluções. |
id |
URGS_c530131023d15082e2774b92e904cd20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238456 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Elguesabal, Raquel da SilvaGregório, José RibeiroRaupp, Daniele Trajano2022-05-12T04:50:25Z2022http://hdl.handle.net/10183/238456001140802O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo Soluções, relatados na literatura para os alunos do Ensino Médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentro da Linha de Pesquisa 3: Química da Vida, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para o estudo de Soluções Químicas, utilizando diferentes estratégias de ensino. A revisão bibliográfica, realizada para compreender os desafios e propostas didáticas, relacionados ao ensino de Soluções, foi realizada através de pesquisa nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em dissertações e artigos para verificar estratégias para o ensino de Soluções. A fundamentação teórica está dividida em dois eixos: a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema Soluções químicas e as estratégias metodológicas que foram utilizadas na elaboração do produto educacional. A metodologia presente nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio, utilizando algumas estratégias de ensino, e a segunda etapa foi a validação da sequência didática. Durante o processo de desenvolvimento da sequência didática, buscou-se utilizar recursos como experimentos, reflexões, construção de relatórios e estudo de caso, a fim de tornar o processo mais significativo e participativo por parte dos alunos, fazendo com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado, porém com a orientação e encaminhamentos feitos pelos professores. Os resultados obtidos, através da validação do produto educacional, evidenciam que, a sequência didática elaborada, pode ser utilizada futuramente para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem como ferramenta para as aulas de Química sobre Soluções.The teaching and learning process in Chemistry is often considered a great challenge for many teachers who live with the difficulties faced by the student, since its content is characterized by a high degree of complexity and difficulties in understanding. For these reasons, it is essential to seek didactic resources that enable an improvement in the understanding of the concepts of this discipline. Given the difficulties in understanding the Solutions content, reported in the literature for high school students and, in order to assist in the teaching and learning process of this content, this research, developed in the Professional Master's Program in Chemistry in National Network - PROFQUI da Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS, within Research Line 3: Chemistry of Life, aimed to develop a didactic sequence for the study of Chemical Solutions using different teaching strategies. The literature review carried out to understand the challenges and didactic proposals related to the teaching of Solutions was carried out through research in textbooks used in High School in dissertations and articles to verify strategies for teaching Solutions. The theoretical foundation is divided into two axes, the description of the theoretical aspects on the topic Chemical Solutions and the methodological strategies that were used in the development of the educational product. The methodology present in this research was divided into two stages. The first step was the development of a didactic sequence proposal for teaching solutions in High School using some teaching strategies and the second step was the validation of the didactic sequence. During the process of developing the didactic sequence, we sought to use resources such as experiments, reflections, construction of reports and case studies, in order to make the process more meaningful and participatory by the students, making them the protagonists of their learning, but with the guidance and referrals made by the teachers. The results obtained through the validation of the educational product show that the didactic sequence developed can be used in the future to improve chemistry classes on Solutions.application/pdfporSolucoesExperimentaçãoSequência didáticaEnsino e aprendizagemSolutionsExperimentationDidactic sequenceUma sequência didática para o ensino de soluçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140802.pdf.txt001140802.pdf.txtExtracted Texttext/plain123545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238456/2/001140802.pdf.txt9d95669d4639bbe22eced4e7b595d122MD52ORIGINAL001140802.pdfTexto completoapplication/pdf2701934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238456/1/001140802.pdf52103273e20d2f87119a8c3c3150f611MD5110183/2384562022-05-13 04:52:11.919011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-13T07:52:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
title |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o ensino de soluções Elguesabal, Raquel da Silva Solucoes Experimentação Sequência didática Ensino e aprendizagem Solutions Experimentation Didactic sequence |
title_short |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
title_full |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
title_sort |
Uma sequência didática para o ensino de soluções |
author |
Elguesabal, Raquel da Silva |
author_facet |
Elguesabal, Raquel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elguesabal, Raquel da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gregório, José Ribeiro |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Raupp, Daniele Trajano |
contributor_str_mv |
Gregório, José Ribeiro Raupp, Daniele Trajano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solucoes Experimentação Sequência didática Ensino e aprendizagem |
topic |
Solucoes Experimentação Sequência didática Ensino e aprendizagem Solutions Experimentation Didactic sequence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Solutions Experimentation Didactic sequence |
description |
O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo Soluções, relatados na literatura para os alunos do Ensino Médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentro da Linha de Pesquisa 3: Química da Vida, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para o estudo de Soluções Químicas, utilizando diferentes estratégias de ensino. A revisão bibliográfica, realizada para compreender os desafios e propostas didáticas, relacionados ao ensino de Soluções, foi realizada através de pesquisa nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em dissertações e artigos para verificar estratégias para o ensino de Soluções. A fundamentação teórica está dividida em dois eixos: a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema Soluções químicas e as estratégias metodológicas que foram utilizadas na elaboração do produto educacional. A metodologia presente nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio, utilizando algumas estratégias de ensino, e a segunda etapa foi a validação da sequência didática. Durante o processo de desenvolvimento da sequência didática, buscou-se utilizar recursos como experimentos, reflexões, construção de relatórios e estudo de caso, a fim de tornar o processo mais significativo e participativo por parte dos alunos, fazendo com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado, porém com a orientação e encaminhamentos feitos pelos professores. Os resultados obtidos, através da validação do produto educacional, evidenciam que, a sequência didática elaborada, pode ser utilizada futuramente para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem como ferramenta para as aulas de Química sobre Soluções. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-12T04:50:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238456 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140802 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238456 |
identifier_str_mv |
001140802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238456/2/001140802.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238456/1/001140802.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d95669d4639bbe22eced4e7b595d122 52103273e20d2f87119a8c3c3150f611 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085584106946560 |