Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zílio, Cátia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71276
Resumo: A analogia entre receitas e softwares proposta por Stallman (2001) orienta esta dissertação que problematiza e visa a analisar as relações entre as concepções de educação de professores da Rede Pública Estadual de Porto Alegre e a opção pelo Software Livre, ou proprietários nas práticas pedagógicas. Embasada nos conceitos de Educação (Gramsci, 1989), opção autêntica (Freire, 1697) e tecnologia (Álvaro Viera Pinto, 2005), são analisados os dados obtidos por meio de questionário online enviado às 243 escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação; e, de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professores que atuam em quatro dessas escolas e na Coordenação Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação. Análise quantitativa e qualitativa articula o mapeamento das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas e os relatos dos professores. Permite visualizar o contexto da pesquisa, no qual a utilização de Software Livre constitui uma imposição das políticas públicas. Ainda que os professores o considerem mais coerente com a concepção de Educação Pública, continuam a utilizar softwares proprietários. O estudo aponta a necessidade fundamental de aprofundar a discussão dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, promover a articulação com as práticas pedagógicas de professores para a construção de uma opção autêntica pelo Software Livre, baseada nos princípios de liberdade e colaboração.
id URGS_c5586c252a7c19635f8a9cd2439926ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71276
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zílio, CátiaMachado, Carmen Lúcia Bezerra2013-05-07T01:49:49Z2013http://hdl.handle.net/10183/71276000879209A analogia entre receitas e softwares proposta por Stallman (2001) orienta esta dissertação que problematiza e visa a analisar as relações entre as concepções de educação de professores da Rede Pública Estadual de Porto Alegre e a opção pelo Software Livre, ou proprietários nas práticas pedagógicas. Embasada nos conceitos de Educação (Gramsci, 1989), opção autêntica (Freire, 1697) e tecnologia (Álvaro Viera Pinto, 2005), são analisados os dados obtidos por meio de questionário online enviado às 243 escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação; e, de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professores que atuam em quatro dessas escolas e na Coordenação Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação. Análise quantitativa e qualitativa articula o mapeamento das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas e os relatos dos professores. Permite visualizar o contexto da pesquisa, no qual a utilização de Software Livre constitui uma imposição das políticas públicas. Ainda que os professores o considerem mais coerente com a concepção de Educação Pública, continuam a utilizar softwares proprietários. O estudo aponta a necessidade fundamental de aprofundar a discussão dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, promover a articulação com as práticas pedagógicas de professores para a construção de uma opção autêntica pelo Software Livre, baseada nos princípios de liberdade e colaboração.The analogy between receipts and software proposed by Stallman (2001) orients this dissertation that problematizes and analise the relationship between conceptions of education of teachers from the State Public Network of Porto Alegre and the option for Free Software in pedagogical practices. Grounded in the concepts of education, authentic option and technology, proposed by Gramsci (1989), Freire (1697) and Alvaro Vieira Pinto (2005) are analyzed the data collected through online questionnaire sent to 243 schools of the 1st Regional Coordination of Education and semi-structured interviews conducted with six teachers who work in four of these schools and in Pedagogical Coordination of the State Department of Education. The articulation between the mapping of Information Technology and Communication in schools and teachers' reports allows to view the research context, where the use of Free Software is an imposition of public policy. Even if teachers consider more coherent with the conception of Public Education. The study shows the to deepen the discussion of political-pedagogical projects in schools, to promote articulation with the teaching practices of teachers for the construction of a genuine option for Free Software, based on principles of freedom and collaboration.application/pdfporEnsino públicoSoftware livreTecnologia digitalProfessorFormaçãoPublic educationFree softwareDigital technologiesTeachers formationEducação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879209.pdf000879209.pdfTexto completoapplication/pdf3430028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71276/1/000879209.pdfc8f6046c84e2ab99c2b0223b7239f696MD51TEXT000879209.pdf.txt000879209.pdf.txtExtracted Texttext/plain335200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71276/2/000879209.pdf.txt08b902f6f33ad8c84ac33791a3da4878MD52THUMBNAIL000879209.pdf.jpg000879209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71276/3/000879209.pdf.jpg60af8b8c7c0a3225237647eb53687651MD5310183/712762018-10-17 07:27:43.396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:27:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
title Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
spellingShingle Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
Zílio, Cátia
Ensino público
Software livre
Tecnologia digital
Professor
Formação
Public education
Free software
Digital technologies
Teachers formation
title_short Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
title_full Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
title_fullStr Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
title_full_unstemmed Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
title_sort Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
author Zílio, Cátia
author_facet Zílio, Cátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zílio, Cátia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino público
Software livre
Tecnologia digital
Professor
Formação
topic Ensino público
Software livre
Tecnologia digital
Professor
Formação
Public education
Free software
Digital technologies
Teachers formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Public education
Free software
Digital technologies
Teachers formation
description A analogia entre receitas e softwares proposta por Stallman (2001) orienta esta dissertação que problematiza e visa a analisar as relações entre as concepções de educação de professores da Rede Pública Estadual de Porto Alegre e a opção pelo Software Livre, ou proprietários nas práticas pedagógicas. Embasada nos conceitos de Educação (Gramsci, 1989), opção autêntica (Freire, 1697) e tecnologia (Álvaro Viera Pinto, 2005), são analisados os dados obtidos por meio de questionário online enviado às 243 escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação; e, de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professores que atuam em quatro dessas escolas e na Coordenação Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação. Análise quantitativa e qualitativa articula o mapeamento das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas e os relatos dos professores. Permite visualizar o contexto da pesquisa, no qual a utilização de Software Livre constitui uma imposição das políticas públicas. Ainda que os professores o considerem mais coerente com a concepção de Educação Pública, continuam a utilizar softwares proprietários. O estudo aponta a necessidade fundamental de aprofundar a discussão dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, promover a articulação com as práticas pedagógicas de professores para a construção de uma opção autêntica pelo Software Livre, baseada nos princípios de liberdade e colaboração.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-07T01:49:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71276
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879209
url http://hdl.handle.net/10183/71276
identifier_str_mv 000879209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71276/1/000879209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71276/2/000879209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71276/3/000879209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f6046c84e2ab99c2b0223b7239f696
08b902f6f33ad8c84ac33791a3da4878
60af8b8c7c0a3225237647eb53687651
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085256315797504