Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bucussi, Alessandro Aquino
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8711
Resumo: Partindo das contribuições da pesquisa em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Educação, fizemos uma leitura dos atuais parâmetros e diretrizes curriculares da legislação educacional brasileira para incorporar alguns de seus elementos através de projetos interdisciplinares abordando a temática da energia. Desenvolvemos uma revisão históricoconceitual da gênese do conceito de energia e de estudos relacionados à sua transposição didática para o ensino médio. Argumentamos em torno da necessidade de superar-se o ensino centrado apenas na resolução de problemas e no desenvolvimento de modelos físicomatemáticos, da importância de diversificar-se o currículo trabalhando com diferentes ênfases, permitindo uma maior motivação e aumentando as oportunidades de aprendizagem. Discutimos os resultados da implementação de duas propostas de introdução do conceito de energia: uma com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e outra com ênfase nas contribuições da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência (HFS). E, finalmente, sugerimos algumas estratégias para dar continuidade ao desenvolvimento da abordagem temática ao longo do 2º ano do ensino médio.
id URGS_c56e7f514dcb42e0c683e9a4437a8b53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8711
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bucussi, Alessandro AquinoOstermann, Fernanda2007-06-06T19:18:28Z2005http://hdl.handle.net/10183/8711000587180Partindo das contribuições da pesquisa em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Educação, fizemos uma leitura dos atuais parâmetros e diretrizes curriculares da legislação educacional brasileira para incorporar alguns de seus elementos através de projetos interdisciplinares abordando a temática da energia. Desenvolvemos uma revisão históricoconceitual da gênese do conceito de energia e de estudos relacionados à sua transposição didática para o ensino médio. Argumentamos em torno da necessidade de superar-se o ensino centrado apenas na resolução de problemas e no desenvolvimento de modelos físicomatemáticos, da importância de diversificar-se o currículo trabalhando com diferentes ênfases, permitindo uma maior motivação e aumentando as oportunidades de aprendizagem. Discutimos os resultados da implementação de duas propostas de introdução do conceito de energia: uma com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e outra com ênfase nas contribuições da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência (HFS). E, finalmente, sugerimos algumas estratégias para dar continuidade ao desenvolvimento da abordagem temática ao longo do 2º ano do ensino médio.Considering contributions of Physics and Science Education and Education research, we have made a review on the legal Brazilian educational legislation with the aim to implement interdisciplinary curricular projects dealing with the concept of energy. We have done a historical review of the development of this concept and of studies related to didactical approaches targeted to high school level. Our arguments favor the overcoming teaching practices centered on problem solving and mathematical models development. We support the need of several curricular emphases that could motivate and improve student’s learning. We also discuss the results of the implementation of two proposals concerning the introduction of the concept of energy. One was developed with the emphasis on the relation of Science, Technology, Society and Environment, and the other on contributions of History, Philosophy and Sociology of Science. Finally, we suggest some strategies to continue the approach centered in a specific theme during the second year of high school.application/pdfporEnsino de físicaEnergiaCurrículoEnsino médioProjetos curriculares interdisciplinares e a temática da energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000587180.pdf000587180.pdfTexto completoapplication/pdf5631491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8711/1/000587180.pdfc1e0761af0e4801c96c35554fbe5ba8cMD51TEXT000587180.pdf.txt000587180.pdf.txtExtracted Texttext/plain622098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8711/2/000587180.pdf.txt09b051735c28359e4e1ed6ebf7af4cd1MD52THUMBNAIL000587180.pdf.jpg000587180.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8711/3/000587180.pdf.jpgb23a2dbb8611280d0b829a66d3188bcdMD5310183/87112018-10-08 09:05:03.658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:05:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
title Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
spellingShingle Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
Bucussi, Alessandro Aquino
Ensino de física
Energia
Currículo
Ensino médio
title_short Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
title_full Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
title_fullStr Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
title_full_unstemmed Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
title_sort Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
author Bucussi, Alessandro Aquino
author_facet Bucussi, Alessandro Aquino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bucussi, Alessandro Aquino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
contributor_str_mv Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Energia
Currículo
Ensino médio
topic Ensino de física
Energia
Currículo
Ensino médio
description Partindo das contribuições da pesquisa em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Educação, fizemos uma leitura dos atuais parâmetros e diretrizes curriculares da legislação educacional brasileira para incorporar alguns de seus elementos através de projetos interdisciplinares abordando a temática da energia. Desenvolvemos uma revisão históricoconceitual da gênese do conceito de energia e de estudos relacionados à sua transposição didática para o ensino médio. Argumentamos em torno da necessidade de superar-se o ensino centrado apenas na resolução de problemas e no desenvolvimento de modelos físicomatemáticos, da importância de diversificar-se o currículo trabalhando com diferentes ênfases, permitindo uma maior motivação e aumentando as oportunidades de aprendizagem. Discutimos os resultados da implementação de duas propostas de introdução do conceito de energia: uma com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e outra com ênfase nas contribuições da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência (HFS). E, finalmente, sugerimos algumas estratégias para dar continuidade ao desenvolvimento da abordagem temática ao longo do 2º ano do ensino médio.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:18:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8711
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000587180
url http://hdl.handle.net/10183/8711
identifier_str_mv 000587180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8711/1/000587180.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8711/2/000587180.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8711/3/000587180.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1e0761af0e4801c96c35554fbe5ba8c
09b051735c28359e4e1ed6ebf7af4cd1
b23a2dbb8611280d0b829a66d3188bcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085089202143232