Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol, Luciane Maria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277216
Resumo: Este estudo reflete o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação (TAE) na Universidade Pública. Seu objetivo é compreender e visibilizar a prática da enfermeira técnico-administrativa em educação sob a perspectiva da educação em saúde e do processo de trabalho no ensino na saúde na Universidade Pública. Tratou-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, cujo campo de investigação foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizaram-se estratégias de provocação da percepção do cotidiano de trabalho da enfermeira TAE por meio da produção de narrativas, consideradas como dispositivo potente para o desenvolvimento humano pessoal e profissional. A produção de dados foi constituída a partir de entrevistas individuais semiestruturadas com enfermeiras TAEs. Buscou-se conhecer como as enfermeiras constroem sentido às práticas, a partir de experiências imaginadas, vividas e visibilizadas. Nessa intervenção, sob o olhar sensível a respeito da prática, analisou-se como se dá o processo de trabalho de tais profissionais e sua visibilização na Universidade Pública. Enfatizaram-se escutas, vivências e trocas, encontros, incluindo as sensibilidades singulares, no aprender uns com os outros, conhecendo a si e outros, aprofundando-se reflexões de questões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando soluções a questionamentos cotidianos dentro da Educação em Saúde. Sendo assim, a análise dedicou-se a compreender esse caminho, por meio da hermenêutica, com base nas narrativas vividas e experienciadas no desenvolver do exercício profissional da enfermeira TAE nos diversos setores da Universidade. Com isso, a pesquisa possibilitou percepções outras ao visibilizar o processo de trabalho dessas enfermeiras. A amostra foi intencional com todas as enfermeiras em exercício no cargo. A análise e interpretação dos dados se deu pelo método de análise de conteúdo, tendo por finalidade a descrição sistemática e qualitativa do manifesto de conteúdo da comunicação, emitida pelos entrevistados, viabilizando o conhecimento que está por trás das palavras pesquisadas. O projeto de pesquisa foi submetido à Comissão de Pesquisa (Compesq) da Faculdade de Medicina e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS pela Plataforma Brasil. Ao enfatizarem-se escutas, vivências, encontros, trocas e sensibilidades singulares, pode-se aprender uns com os outros no conhecer a si. Aprofundaram-se reflexões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando-se soluções a questionamentos cotidianos na Educação em Saúde. Possibilitaram-se percepções ao visibilizar-se o processo de trabalho dessas enfermeiras na instituição de ensino público: a UFRGS. Por meio de podcast, tornou-se visível o processo de trabalho de educação em saúde da enfermeira TAE no ensino na saúde e no SUS. A pesquisa possibilitou ao grupo das enfermeiras TAEs da UFRGS construir sentido à sua práxis, no entendimento do processo de trabalho singular de si e dos outros, ressignificar suas práticas e refletir sobre as experiências. Os mo(vi)mentos da pesquisa também contribuíram para compreender e visibilizar elementos para melhor atuar nos processos de trabalho de educação em saúde, por meio do descortinar do olhar deste coletivo.
id URGS_c5711cfafadab37a98e3a83fa3b10bf5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277216
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cassol, Luciane MariaArenhaldt, Rafael2024-08-10T06:33:56Z2024http://hdl.handle.net/10183/277216001208238Este estudo reflete o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação (TAE) na Universidade Pública. Seu objetivo é compreender e visibilizar a prática da enfermeira técnico-administrativa em educação sob a perspectiva da educação em saúde e do processo de trabalho no ensino na saúde na Universidade Pública. Tratou-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, cujo campo de investigação foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizaram-se estratégias de provocação da percepção do cotidiano de trabalho da enfermeira TAE por meio da produção de narrativas, consideradas como dispositivo potente para o desenvolvimento humano pessoal e profissional. A produção de dados foi constituída a partir de entrevistas individuais semiestruturadas com enfermeiras TAEs. Buscou-se conhecer como as enfermeiras constroem sentido às práticas, a partir de experiências imaginadas, vividas e visibilizadas. Nessa intervenção, sob o olhar sensível a respeito da prática, analisou-se como se dá o processo de trabalho de tais profissionais e sua visibilização na Universidade Pública. Enfatizaram-se escutas, vivências e trocas, encontros, incluindo as sensibilidades singulares, no aprender uns com os outros, conhecendo a si e outros, aprofundando-se reflexões de questões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando soluções a questionamentos cotidianos dentro da Educação em Saúde. Sendo assim, a análise dedicou-se a compreender esse caminho, por meio da hermenêutica, com base nas narrativas vividas e experienciadas no desenvolver do exercício profissional da enfermeira TAE nos diversos setores da Universidade. Com isso, a pesquisa possibilitou percepções outras ao visibilizar o processo de trabalho dessas enfermeiras. A amostra foi intencional com todas as enfermeiras em exercício no cargo. A análise e interpretação dos dados se deu pelo método de análise de conteúdo, tendo por finalidade a descrição sistemática e qualitativa do manifesto de conteúdo da comunicação, emitida pelos entrevistados, viabilizando o conhecimento que está por trás das palavras pesquisadas. O projeto de pesquisa foi submetido à Comissão de Pesquisa (Compesq) da Faculdade de Medicina e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS pela Plataforma Brasil. Ao enfatizarem-se escutas, vivências, encontros, trocas e sensibilidades singulares, pode-se aprender uns com os outros no conhecer a si. Aprofundaram-se reflexões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando-se soluções a questionamentos cotidianos na Educação em Saúde. Possibilitaram-se percepções ao visibilizar-se o processo de trabalho dessas enfermeiras na instituição de ensino público: a UFRGS. Por meio de podcast, tornou-se visível o processo de trabalho de educação em saúde da enfermeira TAE no ensino na saúde e no SUS. A pesquisa possibilitou ao grupo das enfermeiras TAEs da UFRGS construir sentido à sua práxis, no entendimento do processo de trabalho singular de si e dos outros, ressignificar suas práticas e refletir sobre as experiências. Os mo(vi)mentos da pesquisa também contribuíram para compreender e visibilizar elementos para melhor atuar nos processos de trabalho de educação em saúde, por meio do descortinar do olhar deste coletivo.This study reflects the work process of the technical-administrative nurse in education (TAE) at a public university. Its objective is to understand and make visible the practice of the technical-administrative nurse in education from the perspective of health education and the work process in health teaching at a public university. This is a qualitative intervention research, whose field of investigation was the Federal University of Rio Grande do Sul. Strategies were used to provoke the perception of the daily work of the TAE nurse through the production of narratives, considered as a powerful device for personal and professional human development. Data production was based on individual semi-structured interviews with TAE nurses. We sought to understand how nurses construct meaning in practices, based on imagined, lived and visualized experiences. In this intervention, from a sensitive perspective regarding practice, we analyzed how the work process of such professionals takes place and how they are made visible at the Public University. Emphasis was placed on listening, experiences and exchanges, meetings, including unique sensibilities, on learning from each other, getting to know oneself and others, deepening reflections on issues related to the demands of the world and the universe of work, tracking solutions to everyday questions within Education in Health.Therefore, the analysis was dedicated to understanding this path, through hermeneutics, based on the narratives lived and experienced in the development of the professional practice of the TAE nurse in the various sectors of the University. As a result, the research provided other insights by making the work process of these nurses visible. The sample was intentional with all nurses working in the position. Data analysis and interpretation was carried out using the content analysis method, with the purpose of systematically and qualitatively describing the communication content manifesto, issued by the interviewees, enabling the knowledge behind the words researched. The research project was submitted to the Research Committee (Compesq) of the Faculty of Medicine and approved by the Research Ethics Committee of UFRGS through Plataforma Brasil. By emphasizing listening, experiences, meetings, exchanges and unique sensibilities, we can learn from each other in getting to know ourselves. Reflections related to the demands of the world and universe of work were deepened, tracing solutions to everyday questions in Health Education. Insights were made possible by making the work process of these nurses visible in the public educational institution: UFRGS. Through a podcast, the health education work process of the TAE nurse in health education and in the SUS became visible. Considering the research movements, a promotional video was created, posted on YouTube, a podcast. The research enabled the group of TAE nurses at UFRGS to build meaning in their praxis, understanding the unique work process of themselves and others, giving new meaning to their practices. The moments of intervention research also contributed to understanding and making visible elements to better act in health education work processes, through revealing the perspective of this collective.application/pdfporEducação em saúdeTrabalhoEnfermeiras e enfermeirosHealth educationWork processNurseAdministrative technician in educationDa(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208238.pdf.txt001208238.pdf.txtExtracted Texttext/plain214011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277216/2/001208238.pdf.txt5d1b5b7a50f27eaf49871313074cef75MD52ORIGINAL001208238.pdfTexto completoapplication/pdf1468493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277216/1/001208238.pdfdd1c9cc4dadbce17d475bbcd176af8edMD5110183/2772162024-08-11 06:49:15.209943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-11T09:49:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
title Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
spellingShingle Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
Cassol, Luciane Maria
Educação em saúde
Trabalho
Enfermeiras e enfermeiros
Health education
Work process
Nurse
Administrative technician in education
title_short Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
title_full Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
title_fullStr Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
title_full_unstemmed Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
title_sort Da(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade pública
author Cassol, Luciane Maria
author_facet Cassol, Luciane Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassol, Luciane Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
contributor_str_mv Arenhaldt, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Trabalho
Enfermeiras e enfermeiros
topic Educação em saúde
Trabalho
Enfermeiras e enfermeiros
Health education
Work process
Nurse
Administrative technician in education
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Work process
Nurse
Administrative technician in education
description Este estudo reflete o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação (TAE) na Universidade Pública. Seu objetivo é compreender e visibilizar a prática da enfermeira técnico-administrativa em educação sob a perspectiva da educação em saúde e do processo de trabalho no ensino na saúde na Universidade Pública. Tratou-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, cujo campo de investigação foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizaram-se estratégias de provocação da percepção do cotidiano de trabalho da enfermeira TAE por meio da produção de narrativas, consideradas como dispositivo potente para o desenvolvimento humano pessoal e profissional. A produção de dados foi constituída a partir de entrevistas individuais semiestruturadas com enfermeiras TAEs. Buscou-se conhecer como as enfermeiras constroem sentido às práticas, a partir de experiências imaginadas, vividas e visibilizadas. Nessa intervenção, sob o olhar sensível a respeito da prática, analisou-se como se dá o processo de trabalho de tais profissionais e sua visibilização na Universidade Pública. Enfatizaram-se escutas, vivências e trocas, encontros, incluindo as sensibilidades singulares, no aprender uns com os outros, conhecendo a si e outros, aprofundando-se reflexões de questões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando soluções a questionamentos cotidianos dentro da Educação em Saúde. Sendo assim, a análise dedicou-se a compreender esse caminho, por meio da hermenêutica, com base nas narrativas vividas e experienciadas no desenvolver do exercício profissional da enfermeira TAE nos diversos setores da Universidade. Com isso, a pesquisa possibilitou percepções outras ao visibilizar o processo de trabalho dessas enfermeiras. A amostra foi intencional com todas as enfermeiras em exercício no cargo. A análise e interpretação dos dados se deu pelo método de análise de conteúdo, tendo por finalidade a descrição sistemática e qualitativa do manifesto de conteúdo da comunicação, emitida pelos entrevistados, viabilizando o conhecimento que está por trás das palavras pesquisadas. O projeto de pesquisa foi submetido à Comissão de Pesquisa (Compesq) da Faculdade de Medicina e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS pela Plataforma Brasil. Ao enfatizarem-se escutas, vivências, encontros, trocas e sensibilidades singulares, pode-se aprender uns com os outros no conhecer a si. Aprofundaram-se reflexões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando-se soluções a questionamentos cotidianos na Educação em Saúde. Possibilitaram-se percepções ao visibilizar-se o processo de trabalho dessas enfermeiras na instituição de ensino público: a UFRGS. Por meio de podcast, tornou-se visível o processo de trabalho de educação em saúde da enfermeira TAE no ensino na saúde e no SUS. A pesquisa possibilitou ao grupo das enfermeiras TAEs da UFRGS construir sentido à sua práxis, no entendimento do processo de trabalho singular de si e dos outros, ressignificar suas práticas e refletir sobre as experiências. Os mo(vi)mentos da pesquisa também contribuíram para compreender e visibilizar elementos para melhor atuar nos processos de trabalho de educação em saúde, por meio do descortinar do olhar deste coletivo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-10T06:33:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/277216
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001208238
url http://hdl.handle.net/10183/277216
identifier_str_mv 001208238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277216/2/001208238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277216/1/001208238.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d1b5b7a50f27eaf49871313074cef75
dd1c9cc4dadbce17d475bbcd176af8ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085648635265024