Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolkmer, Juliana Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250234
Resumo: O tema central da tese é a metodologia de ensino de teatro de Maria Helena Lopes, importante e reconhecida diretora teatral gaúcha do grupo Tear, cuja carreira docente se desenvolve no Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante quase três décadas. Busca-se compreender o processo de ensino-aprendizagem em teatro proposto por Lopes e suas transformações, tomando por base o período entre os anos de 1967 e 1994. A pesquisa da qual a tese se origina é organizada em torno dos paradigmas da História Cultural e insere-se em dois campos de estudos historiográficos: o da História das Mulheres e o da História da Educação, a partir da abordagem micro-histórica e do viés biográfico. Através da metodologia da história oral são realizadas entrevistas com alguns diretores, professores e atores, referentes a experiências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Lopes, como estudantes de teatro. A essas entrevistas somam-se memórias pessoais da própria professora, relacionadas ao trabalho que desenvolveu em sala de aula, registradas em encontros com a pesquisadora. Entrevistas concedidas por Lopes em publicações e eventos de diferentes épocas, reportagens e materiais sobre espetáculos do grupo Tear, assim como documentos pessoais da docente, também constituem material empírico da pesquisa. O presente estudo identifica práticas e teorias que influenciaram o trabalho de Lopes, evidenciando marcas por ela legadas aos profissionais de teatro da atualidade; e reflete sobre o ensino de teatro e suas relações com o tempo, considerando a ação docente atravessada por diversas determinações, macro e micro contextuais de ordem histórica, social, política e cultural.
id URGS_c5ac46f260701418ecbdfbd15b9075b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250234
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wolkmer, Juliana RibeiroSantos, Vera Lucia Bertoni dos2022-10-25T04:53:47Z2022http://hdl.handle.net/10183/250234001151896O tema central da tese é a metodologia de ensino de teatro de Maria Helena Lopes, importante e reconhecida diretora teatral gaúcha do grupo Tear, cuja carreira docente se desenvolve no Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante quase três décadas. Busca-se compreender o processo de ensino-aprendizagem em teatro proposto por Lopes e suas transformações, tomando por base o período entre os anos de 1967 e 1994. A pesquisa da qual a tese se origina é organizada em torno dos paradigmas da História Cultural e insere-se em dois campos de estudos historiográficos: o da História das Mulheres e o da História da Educação, a partir da abordagem micro-histórica e do viés biográfico. Através da metodologia da história oral são realizadas entrevistas com alguns diretores, professores e atores, referentes a experiências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Lopes, como estudantes de teatro. A essas entrevistas somam-se memórias pessoais da própria professora, relacionadas ao trabalho que desenvolveu em sala de aula, registradas em encontros com a pesquisadora. Entrevistas concedidas por Lopes em publicações e eventos de diferentes épocas, reportagens e materiais sobre espetáculos do grupo Tear, assim como documentos pessoais da docente, também constituem material empírico da pesquisa. O presente estudo identifica práticas e teorias que influenciaram o trabalho de Lopes, evidenciando marcas por ela legadas aos profissionais de teatro da atualidade; e reflete sobre o ensino de teatro e suas relações com o tempo, considerando a ação docente atravessada por diversas determinações, macro e micro contextuais de ordem histórica, social, política e cultural.The central theme of the thesis is the theater teaching methodology of Maria Helena Lopes, an important and recognized theater director from Rio Grande do Sul, lead of the Tear group, whose teaching career is developed at the Dramatic Art Department (DAD) of the Instituto de Artes (IA) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) for almost three decades. It seeks to understand the teaching-learning process in theater proposed by Lopes and its transformations, based on the period between 1967 and 1994. The research from which the thesis originates is organized around the paradigms of Cultural History and it is part of two fields of historiographical studies: the History of Women and the History of Education, from the micro-historical approach and the biographical bias. Through the methodology of Oral History, interviews are carried out with some directors, teachers and actors, referring to pedagogical experiences lived when they were theatre students during Lopes' classes. To these interviews are added personal memories of the teacher herself, related to the work she developed in the classroom. Those memories were collected within the recorded meetings with the researcher. Other interviews granted by Lopes in publications and events from different periods, reports and materials about theatrical plays by the Tear group, as well as the professor's personal documents, also constitute empirical material for the research. The present study identifies practices and theories that influenced Lopes' work and outlines the legacy she left to her contemporary colleagues; and also wonders about the theatre pedagogy and its relations with time, considering the teaching action crossed by several determinations, macro and micro contextual of a historical, social, political and cultural order.El tema central de la tesis es la metodología de enseñanza teatral de Maria Helena Lopes, importante y reconocida directora teatral de Rio Grande do Sul del grupo Tear, cuya carrera docente se desarrolla en el Departamento de Arte Dramática (DAD) del Instituto de Artes (IA) en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) durante casi tres décadas. Busca comprender el proceso de enseñanza-aprendizaje en teatro propuesto por Lopes y sus transformaciones, a partir del período comprendido entre 1967 y 1994. La investigación que da origen a la tesis se organiza en torno a los paradigmas de la Historia Cultural y se enmarca en dos campos de estudios historiográficos: la Historia de la Mujer y la Historia de la Educación, desde el enfoque microhistórico y el sesgo biográfico. A través de la metodología de la Historia Oral, se realizan entrevistas a algunos directores, docentes y actores, referentes a experiencias pedagógicas vividas en las clases de Lopes, como estudiantes de teatro. A estas entrevistas se suman recuerdos personales de la propia docente, relacionados con el trabajo que desarrollaba en el aula, registrados en encuentros con la investigadora. Entrevistas concedidas por Lopes en publicaciones y eventos de diferentes épocas, reportajes y materiales sobre espectáculos del grupo Tear, así como documentos personales del profesor, también constituyen material empírico para la investigación. El presente estudio identifica prácticas y teorías que influyeron en la obra de Lopes, destacando las huellas que dejó a los profesionales del teatro contemporáneo; y reflexiona sobre la enseñanza del teatro y sus relaciones con el tiempo, considerando la acción docente atravesada por varias determinaciones, macro y micro contextuales de orden histórico, social, político y cultural.application/pdfporLopes, Maria HelenaHistória culturalTeatro : FormaçãoHistória oralMulheres : HistóriaHistória da educaçãoTheater trainingOral historyWomen's historyHistory of educationFormación teatralHistoria oralHistoria de la mujerHistoria de la educaciónDADNa ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151896.pdf.txt001151896.pdf.txtExtracted Texttext/plain558057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250234/2/001151896.pdf.txt62b9a32646ed4a6008ad3f85661718ebMD52ORIGINAL001151896.pdfTexto completoapplication/pdf6770702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250234/1/001151896.pdf316a35a1edf098212e9634f716f7b8f1MD5110183/2502342022-10-26 04:48:27.276416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-26T07:48:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
title Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
spellingShingle Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
Wolkmer, Juliana Ribeiro
Lopes, Maria Helena
História cultural
Teatro : Formação
História oral
Mulheres : História
História da educação
Theater training
Oral history
Women's history
History of education
Formación teatral
Historia oral
Historia de la mujer
Historia de la educación
DAD
title_short Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
title_full Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
title_fullStr Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
title_full_unstemmed Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
title_sort Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
author Wolkmer, Juliana Ribeiro
author_facet Wolkmer, Juliana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolkmer, Juliana Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Lopes, Maria Helena
História cultural
Teatro : Formação
História oral
Mulheres : História
História da educação
topic Lopes, Maria Helena
História cultural
Teatro : Formação
História oral
Mulheres : História
História da educação
Theater training
Oral history
Women's history
History of education
Formación teatral
Historia oral
Historia de la mujer
Historia de la educación
DAD
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater training
Oral history
Women's history
History of education
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación teatral
Historia oral
Historia de la mujer
Historia de la educación
DAD
description O tema central da tese é a metodologia de ensino de teatro de Maria Helena Lopes, importante e reconhecida diretora teatral gaúcha do grupo Tear, cuja carreira docente se desenvolve no Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante quase três décadas. Busca-se compreender o processo de ensino-aprendizagem em teatro proposto por Lopes e suas transformações, tomando por base o período entre os anos de 1967 e 1994. A pesquisa da qual a tese se origina é organizada em torno dos paradigmas da História Cultural e insere-se em dois campos de estudos historiográficos: o da História das Mulheres e o da História da Educação, a partir da abordagem micro-histórica e do viés biográfico. Através da metodologia da história oral são realizadas entrevistas com alguns diretores, professores e atores, referentes a experiências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Lopes, como estudantes de teatro. A essas entrevistas somam-se memórias pessoais da própria professora, relacionadas ao trabalho que desenvolveu em sala de aula, registradas em encontros com a pesquisadora. Entrevistas concedidas por Lopes em publicações e eventos de diferentes épocas, reportagens e materiais sobre espetáculos do grupo Tear, assim como documentos pessoais da docente, também constituem material empírico da pesquisa. O presente estudo identifica práticas e teorias que influenciaram o trabalho de Lopes, evidenciando marcas por ela legadas aos profissionais de teatro da atualidade; e reflete sobre o ensino de teatro e suas relações com o tempo, considerando a ação docente atravessada por diversas determinações, macro e micro contextuais de ordem histórica, social, política e cultural.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T04:53:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151896
url http://hdl.handle.net/10183/250234
identifier_str_mv 001151896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250234/2/001151896.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250234/1/001151896.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62b9a32646ed4a6008ad3f85661718eb
316a35a1edf098212e9634f716f7b8f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309205123465216